Um bom site para clínicas te ajuda a fortalecer sua presença online e atrair novos pacientes no meio digital, colaborando para uma boa experiência.
Cada vez mais, inúmeros pacientes buscam informações sobre médicos e saúde na internet, e o que encontram é decisivo para agendarem ou não uma consulta.
Por isso, ter um site para clínicas de qualidade acaba sendo o primeiro contato que o paciente terá com o seu estabelecimento, funcionando como um cartão de visitas.
No entanto, um bom site não deve ser apenas bonito. Ele precisa ser intuitivo, funcional e levar ao paciente informações claras e relevantes.
Neste conteúdo, você irá conferir 5 dicas práticas para ter um bom site clínico e levar ao paciente uma experiência completa e positiva.
Vamos começar!
Qual é a importância de um bom site para clínicas?
Ter um bom site para clínicas vai além de manter uma presença online. Esse recurso já é parte do atendimento e, quando bem feito, garante ao paciente uma excelente primeira impressão.
Nesse sentido, um levantamento do Jornal Estadão mostrou que 26% dos brasileiros vão direto à internet para buscar respostas para seus sintomas antes de agendar consulta com um profissional.
Ao ter um site para clínicas bem estruturado, você consegue aparecer nessas pesquisas, levando às pessoas informações sobre sintomas, especialidades, horários e formas de contato.
Esse é um diferencial que os pacientes valorizam cada vez mais e, por meio dele, sua clínica vira uma opção para as milhares de pessoas que estão buscando por serviços de saúde na sua região.
Com recursos como o agendamento online e a telemedicina, ainda é possível expandir o alcance da sua prática médica, levando seus atendimentos a todo o mundo. Já pensou nessa possibilidade?
A telemedicina é uma excelente forma de democratizar o acesso à saúde e levar cuidados de especialistas a regiões mais isoladas.
Trabalhar tudo isso em um bom site oferece a você, profissional de saúde, um recurso estratégico de comunicação e marketing.
Com ele, você poderá construir uma relação de proximidade e confiança com seus pacientes, fidelizando-os antes mesmo da primeira consulta. Interessante, não acha?
5 dicas para ter um site para clínicas de qualidade
Para ter um site clínico que se destaque, é preciso planejar e cuidar de diversas etapas, de modo a garantir ao visitante uma experiência completa e fácil. Confira a seguir 5 passos simples e essenciais para aplicar no seu site e melhorar os resultados:
1. Cuide do design
Em primeiro lugar, é preciso cuidar do design do site, da aparência dele. Afinal, essa é a primeira coisa que o paciente irá reparar assim que cair na sua página.
Um bom design reflete o profissionalismo da clínica e transmite confiança. Com um visual limpo, organizado e com cores que reflitam suas especialidades e atendimento médico, é possível causar uma excelente impressão.
Além disso, é importante usar imagens de alta qualidade, e você pode colocar fotos dos seus ambientes e dos profissionais. Essa é uma forma de ter um site que reflita o seu cuidado com todos os detalhes.
2. Ofereça uma navegação intuitiva
Em seguida, além de um bom visual, o site precisa ser intuitivo, ou seja, fácil de usar. Na prática, isso significa facilitar o acesso às áreas mais importantes, como agendamento online e quadro de profissionais e especialidades.
Para facilitar a navegação, você pode dividir o site em seções, como:
- Sobre a clínica;
- Especialidades;
- Equipe médica;
- Convênios;
- Tratamentos;
- Agendamento.
Tenha essas seções em um menu no topo da página e conte ainda com uma barra de pesquisa. Dessa maneira, você garante que o paciente chegue ao que procura em poucos cliques.
3. Priorize a experiência para celulares
Você sabia que 60% dos usuários da internet no Brasil acessam a rede exclusivamente pelo celular? É o que diz uma pesquisa da TIC Domicílios de 2024.
Por isso, é fundamental que o site da sua clínica esteja priorizado para acesso nos celulares, podendo ser adaptado para os diferentes tamanhos de tela.
Um site com uma boa usabilidade em celulares e computadores, que chamamos de responsivo, demonstra preocupação com a acessibilidade e comodidade dos pacientes.
4. Conte com o agendamento online
O agendamento online é um excelente recurso para agilizar a marcação de consultas e levar mais praticidade aos pacientes e à equipe.
Com ele, é possível otimizar tempo e captar pessoas que preferem agendar de forma rápida e autônoma.
Nesse sentido, por meio de um bom sistema médico, você consegue integrar uma ferramenta de agendamento online prática e eficiente, sincronizando-a com a agenda interna da clínica para evitar conflitos de horário.
5. Aplique boas técnicas de SEO
O SEO, ou otimização para mecanismos de busca, nada mais é do que usar boas palavras-chave dentro do seu site para que os pacientes consigam encontrá-lo nas pesquisas do Google, por exemplo.
Além disso, ao incluir palavras estratégicas relacionadas às especialidades atendidas na clínica e à localização, você aumenta a chance de aparecer nas primeiras posições do Google e atrair pacientes de forma orgânica.
Para isso, você precisa incluir essas palavras tanto no conteúdo do site como nas imagens e o URL das páginas.
A importância da tecnologia para sua clínica
Ao seguir as dicas acima, você com certeza terá um site preparado para atrair e fidelizar novos pacientes na sua clínica.
Mas além de contar com a tecnologia para o marketing, também é possível aproveitar um bom sistema médico para otimizar a sua gestão e levar bem mais organização ao seu dia a dia.
O Versatilis System é um sistema completo, versátil e seguro, que conta com prontuário eletrônico, prescrição eletrônica, telemedicina, gestão de pacientes, agendamento online e muito mais.
Com essas ferramentas, você otimiza seu dia a dia de ponta a ponta, e consegue levar aos pacientes uma experiência incrível!
Por isso, se você deseja contar com o melhor da tecnologia na sua clínica, conheça o Versatilis System!
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