Com o branding para médicos, os profissionais podem aumentar sua credibilidade no mercado e aumentar a chance de fidelização.
O marketing médico é um tema cada vez mais relevante e necessário para milhares de profissionais. Segundo uma pesquisa intitulada “Jornada Digital do Paciente”, realizada pelo Minha Vida, 94% dos internautas buscam informações sobre saúde na internet.
Nesse sentido, o branding para médicos é uma importante ferramenta que colabora com o fortalecimento desse marketing, e destaca os seus serviços da concorrência.
Com ele, é possível tanto atrair novos pacientes, como reter aqueles que você já possui, alcançando mais fidelização no seu empreendimento.
Neste conteúdo, separamos tudo que você precisa saber sobre as estratégias de branding e por que elas são tão essenciais para os profissionais da saúde.
Vamos lá?
O que é branding para médicos?
O maior objetivo do branding é tornar uma marca mais conhecida no mercado, de modo a construir uma visão positiva sobre ela na mente dos clientes.
Assim, o branding para médicos possui a missão de construir essa visão positiva sobre a clínica, consultório e os serviços dos profissionais em questão. Dessa forma, os pacientes sempre irão lembrar da sua marca ao pensarem na especialidade que você atende.
Para construir essa visão, são necessárias inúmeras ações para garantir que a clínica cresça de forma saudável e com uma boa reputação.
Qual é a importância do branding para médicos?
Atualmente, o mercado de saúde é bem diferente do que era há alguns anos. Com o aumento da concorrência e a mudança no perfil do paciente, que hoje é o paciente digital, torna-se, dessa forma, fundamental conhecer e traçar boas estratégias de marketing.
Com o branding para médicos, o profissional consegue destacar seus serviços da concorrência, reforçando sua autoridade e utilizando-a para atrair e fidelizar novos pacientes.
Além disso, boas estratégias de marketing e branding são essenciais para que o profissional saia dos convênios e sejam mais bem remunerados pelos serviços.
5 dicas de branding para médicos
O branding para médicos se constitui de inúmeras estratégias que vão desde definir seu posicionamento e público-alvo, até a criação da identidade visual da clínica.
Veja a seguir excelentes dicas para começar e se destacar cada dia mais na sua área de atuação!
Conheça o Manual de Publicidade Médica
Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing médico, é indispensável conhecer o Manual de Publicidade Médica do CFM.
Por meio dele, você poderá entender os limites do marketing, critérios gerais de publicidade e propaganda, critérios para anúncios, materiais impressos, imprensa e outros conteúdos específicos.
Assim, será possível traçar um bom plano de branding de maneira ética e responsável, respeitando todos os limites da profissão.
Entenda seu posicionamento
Agora que você já conhece o manual do CFM, o primeiro passo para começar uma estratégia de branding para médicos é entender seu posicionamento enquanto profissional.
Isso começa por entender o público que você atende, sua especialidade, como são seus atendimentos, e como você trata os pacientes de forma geral.
Dessa maneira, você começa a encontrar seus diferenciais, ou seja, o que destaca o seu atendimento da concorrência.
Suponha que você seja um médico que preza muito por um contato mais próximo com seus pacientes, ou seja, vocês conversam, ele conta um pouco sobre sua vida pessoal, e você sempre gosta de se manter inteirado até para quebrar o gelo no consultório.
Ter essa atitude significa, entre outras coisas, que você preza por um contato bem humano, que não leva em conta apenas o paciente, mas sim sua vida de forma geral.
Esse diferencial pode ser explorado, por exemplo, nas redes sociais, onde você pode adotar uma linguagem próxima e acessível para se comunicar com esses pacientes por meio dessa mídia.
Em outro exemplo, digamos que você seja um profissional totalmente tecnológico, que busca oferecer o melhor da tecnologia em sua clínica e conta com recursos de grande comodidade aos pacientes, como o agendamento online.
Assim, você também pode explorar esse tipo de posicionamento no seu marketing médico, deixando claro o quanto você se mantém por dentro de todas as novidades do mercado.
Invista em estratégias digitais
As estratégias digitais são, sem dúvidas, uma das melhores formas de manter boas estratégias de marketing e branding para médicos.
Afinal, com elas é possível construir uma imagem positiva sobre seus serviços, manter contato com seus pacientes, investir em anúncios para atrair mais pessoas para a clínica, entre outras ações.
Nesse sentido, para ter uma presença digital, o primeiro passo é ter um bom site médico, que seja otimizado para os buscadores, como o Google, e conte com as informações completas da clínica.
Criar conteúdo de qualidade para as redes sociais é outra forma de manter esse posicionamento e atrair novos pacientes.
Alguns médicos ainda vão além e constroem, por exemplo, estratégias no Youtube ou no TikTok. Vale lembrar que, para colher bons resultados, o ideal é estar presente nas redes sociais que seu público também está.
Destaque seus diferenciais
Uma das melhores formas de aproveitar o seu branding para médicos é saber destacar seus diferenciais da concorrência.
Ou seja, é necessário transparecer se você é um profissional tecnológico, com muitos anos de carreira, vasta qualificação, entre outros.
Essas características devem estabelecer a confiança das pessoas, mostrar acolhimento e transparecer para todos os pontos de contato com seus serviços, incluindo site, logo, cartão de visita, e até mesmo cores e decoração da clínica.
Uma boa dica para manter esses pontos alinhados com seus diferenciais é solicitar o auxílio de um profissional de marketing. Assim, ele terá ideias quanto à identidade visual, site e os melhores direcionamentos para sua comunicação.
Conte com a tecnologia para se destacar ainda mais
Para manter um bom branding para médicos e se destacar dentre tantos outros profissionais, contar com a tecnologia é indispensável.
Com ela, você obtém bons recursos não somente para o tratamento de pacientes, mas também para a gestão e administração da clínica.
Além disso, a tecnologia proporciona facilidades cada vez mais valorizadas, como a confirmação de consultas, agenda online, prescrição eletrônica e muito mais.
Ao seguir todas essas dicas, você irá fortalecer a sua imagem no mercado e criar uma ótima impressão na mente de seus pacientes. Tudo isso colabora para a fidelização e para que sua clínica cresça a cada dia.
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