Como obter uma assinatura digital para receita médica?

Richard Riviere
16 de agosto de 2023
Seta apontando para baixo.
assinatura digital para médicos

Com uma assinatura digital para receita médica, você consegue fazer suas prescrições com segurança e comodidade para os pacientes.

A assinatura digital é uma assinatura eletrônica que serve para comprovar a identidade de seu signatário, e garantir a integridade do documento em questão. Nesse sentido, ela serve para uma variedade de documentos, inclusive receitas médicas.  

Seu uso para a prescrição eletrônica traz mais eficiência, segurança e praticidade ao processo de prescrição de medicamentos, porque reduz a possibilidade de falsificação ou alteração dos dados.

Além disso, com a assinatura digital, é possível gerar uma receita eletrônica de controle especial, que já é aceita em inúmeras farmácias no país. 

Neste conteúdo, você vai conferir como funciona essa tecnologia, e como obtê-la para seus atendimentos. 

Acompanhe! 

Como funciona uma assinatura digital para receita médica?

A receita digital, ou prescrição eletrônica, é um documento online cujo objetivo é substituir os receituários médicos impressos ou escritos à mão

Uma assinatura digital irá proporcionar a validade jurídica desse documento, que será então carimbado, assinado e encaminhado ao paciente, tudo isso feito de forma online! 

Para que essa validação aconteça, é necessário um certificado digital que esteja dentro do modelo ICP-Brasil, sendo esse o órgão que regula o sistema brasileiro de certificação digital. 

Após a validação online, a receita é enviada ao paciente e verificada pelo profissional que a recebeu. 

Vale lembrar que a receita digital não é uma receita digitalizada, pois essa última não passa de uma fotocópia do documento impresso, ou seja, ela não possui validade jurídica. 

Por outro lado, uma receita digital é um documento com validade jurídica, desde que assinado digitalmente por meio de um certificado reconhecido na ICP-Brasil.

Passo a passo para obter uma assinatura digital para receita médica

Ao utilizar uma assinatura digital para receita médica, você obtém mais segurança, eficiência e praticidade para suas prescrições. 

Veja a seguir o passo a passo para conseguir uma!

Passo 1: Entre em contato com uma Autoridade Certificadora (CA)

O primeiro passo para obter uma assinatura digital é entrar em contato com uma Autoridade Certificadora (CA) reconhecida pela ICP-Brasil.

Para isso, acesse o site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação para conferir quais são essas autoridades. Na lista, estão incluídos nomes como Soluti, Certisign, Valid, Safeweb, entre outras. 

Passo 2: Forneça seus dados 

Após escolher a sua Autoridade Certificadora, entre em contato com ela para informar seus dados, como nome, registro profissional e endereço de e-mail. 

Passo 3: Instale o certificado digital no seu computador ou dispositivo móvel

Em seguida, é necessário instalar o certificado digital em seu dispositivo móvel ou computador. 

A Soluti, por exemplo, conta com um certificado em nuvem chamado Bird ID. Assim, você pode acessá-lo de onde estiver e sempre que precisar, pois ele dispensa o uso de mídias físicas, como token ou smartcard. 

Passo 4: Utilize um software médico para fazer suas prescrições

Agora, você já tem quase tudo que precisa para obter sua assinatura digital para receita médica. Porém, para aproveitar essa tecnologia da melhor forma, contar com um bom software médico é essencial. 

Com ele, você emite suas prescrições digitais de forma simples e fácil, obtendo uma grande facilidade para seus atendimentos. 

No Versatilis System, por exemplo, é possível fazer uma prescrição médica com assinatura digital em poucos minutos. Saiba como no vídeo a seguir! 

No sistema, você consegue associar seu certificado ao prontuário eletrônico do paciente, o que gera ainda mais praticidade e segurança para sua clínica. 

Que remédios posso receitar com uma assinatura digital?

É possível receitar inúmeros medicamentos com uma assinatura digital, como: 

  • Medicamentos isentos de prescrição;
  • Medicamentos que precisam de prescrição: possuem tarja vermelha e, por isso, necessitam uma assinatura digital com certificado ICP-Brasil;
  • Medicamentos controlados pela Portaria 344, que incluem os das listas C1 e C5, e adendos das listas A1, A2 e B1: precisam ser prescritos em receitas de controle especial com 2 vias, e com uma assinatura digital com certificado ICP-Brasil;
  • Medicamentos antibióticos controlados: podem ser prescritos em receitas brancas comuns, em duas vias, mas precisam de uma assinatura digital com certificado ICP-Brasil. 

Vale lembrar, no entanto, que alguns medicamentos controlados que precisam de notificação não podem ser prescritos digitalmente, nem mesmo com uma assinatura digital. 

Dentre esses, estão os controlados pela Portaria 344, que incluem alguns fármacos das listas A1, A2, C2 e C3, de tarja vermelha, e A3, B1 e B2, de tarja preta. 

Todas as farmácias aceitam a prescrição eletrônica?

Não, nem todas as farmácias aceitam prescrições eletrônicas, mas a maioria das grandes redes de farmácias e estabelecimentos similares costuma aceitá-las. 

Caso esteja incerto quanto à aceitação de prescrições eletrônicas pela sua farmácia, entre em contato com eles por telefone para esclarecer.

Dentre as razões pelas quais uma farmácia pode optar por não aceitar prescrições eletrônicas, uma delas é a possível falta de um software adequado para processar esse tipo de prescrição. 

Outro motivo pode ser a ausência de um acordo estabelecido com o plano de saúde do paciente. 

A importância de um bom software médico para sua receita digital

Um bom software médico é essencial para todos os profissionais que desejam emitir receitas digitais e contar com o melhor da tecnologia na clínica

Com essa tecnologia, você gera receitas de forma rápida e fácil, envia receitas digitais para as farmácias, armazena as receitas em um local seguro, gerencia prescrições dos pacientes, acompanha o histórico das prescrições, e muito mais!

Em um software como o Versatilis System, você ainda conta com a prescrição eletrônica da Memed, que é a maior plataforma de medicamentos do país. A Memed possibilita mais segurança e comodidade para suas prescrições, pois, com ela, você:

  • Verifica possíveis interações medicamentosas e alergias;
  • Confere todas as informações da bula do medicamento;
  • Acompanha os preços médios nas farmácias;
  • Elimina os erros de legibilidade; 
  • Reduz custos ao economizar com impressões. 

Por isso, se você deseja experimentar esses e outros benefícios na sua clínica, conheça mais sobre o Versatilis System em nosso site

sistema médico Versatilis system demonstração

Se este conteúdo te ajudou, não se esqueça de compartilhar com seus colegas e seguir acompanhando nosso blog

Aqui, postamos diariamente dicas sobre gestão, marketing, experiência do paciente e muito mais para sua clínica se tornar uma referência em seu mercado de atuação

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.