Os avanços da tecnologia na medicina estão presentes não só em diagnósticos e tratamentos, mas em processos e hábitos da prática diária.
A tecnologia na medicina amplia as possibilidades terapêuticas e melhora a precisão, segurança e agilidade dos procedimentos médicos.
Nesse sentido, profissionais que acompanham essas evoluções conseguem oferecer cuidados mais eficientes e personalizados, elevando o padrão de atendimento e experiência do paciente.
Para te ajudar a entender as principais tecnologias que estão revolucionando a prática, separamos neste conteúdo 7 avanços incríveis e já utilizados por vários profissionais com seus benefícios e impactos na rotina clínica.
Acompanhe!
Qual é a importância dos avanços da tecnologia na medicina?
A tecnologia na medicina está revolucionando a forma como profissionais de saúde realizam diagnósticos, tratamentos e o acompanhamento de pacientes.
Isso porque essas soluções ampliam o alcance da prática médica, proporcionando maior precisão e intervenções mais rápidas e eficazes.
Por exemplo, ao adotar uma tecnologia de gestão de clínica, você aumenta sua eficiência no dia a dia, otimiza processos e consegue tomar decisões mais assertivas, pois conta com o histórico completo e atualizado do paciente.
Por esse motivo, entender e aprender como usufruir dos benefícios da tecnologia é essencial a todos os profissionais que desejam se manter atualizados e entregar ao seu paciente uma experiência de excelência.
7 avanços da tecnologia da medicina para você conhecer
Quando falamos em tecnologia, muitos profissionais ficam preocupados, pois tendem a achar que algumas poderão substituí-los. Mas, na verdade, as tecnologias atuam como suporte, potencializando a capacidade humana, mas não a substituindo.
Agora, conheça 7 tecnologias que já estão moldando o dia a dia de inúmeras clínicas, consultórios e hospitais.
1. Inteligência Artificial
Em primeiro lugar, quando falamos em avanços da tecnologia, é quase impossível não falar em Inteligência Artificial. Na medicina não é diferente.
Os sistemas de IA têm grande capacidade de processamento de dados com rapidez e por isso conseguem identificar padrões complexos que podem passar despercebidos em análises feitas por seres humanos.
Assim, uma das principais aplicações da IA na medicina é justamente no apoio no diagnóstico por imagem, como radiografias, tomografias e ressonâncias.
Com a IA, é possível acelerar o processo de diagnóstico e detectar inúmeras doenças nos estágios iniciais.
Ela ainda está sendo aplicada na triagem de pacientes, auxiliando na organização do fluxo em pronto-socorros e clínicas de modo a sugerir os níveis de urgência para cada atendimento. Bem interessante, você não acha?
2. Robótica
Do atendimento aos pacientes ao carregamento de pesos e até em cirurgias, a robótica se tornou outra grande aliada da prática médica.
Nesse sentido, o desenvolvimento de robôs cirúrgicos, como o famoso Da Vinci, vem proporcionando cirurgias mais precisas, menos invasivas, e com uma recuperação mais rápida para os pacientes.
Por meio dele, é possível alcançar uma precisão milimétrica, de modo a fazer cortes menores, reduzir o sangramento e melhorar a recuperação.
A robótica também tem ajudado na reabilitação de pacientes, facilitando a recuperação de funções motoras antes consideradas impossíveis.
Existem ainda microrrobôs que podem ser injetados no corpo para, por exemplo, fazer a entrega de medicamentos diretamente em células cancerígenas ou realizar pequenas intervenções dentro dos vasos sanguíneos.
3. Realidade Virtual e Aumentada
As realidades virtual e aumentada impactam tanto no treinamento de profissionais quanto no atendimento aos pacientes. Isso porque essas tecnologias oferecem novas formas de interação com o corpo humano, aprimorando o ensino, a prática e o diagnóstico.
No treinamento dos cirurgiões, é possível simular situações altamente realistas de procedimentos cirúrgicos. Desse modo, em um ambiente controlado, os profissionais conseguem praticar cirurgias complexas sem risco ao paciente.
Outra aplicação promissora é o uso no tratamento de dores crônicas ou transtornos psicológicos. Nesse sentido, a imersão em ambientes virtuais controlados tem se mostrado eficaz na terapia cognitivo-comportamental, por exemplo.
4. Prontuário eletrônico
O prontuário eletrônico é uma grande revolução para a gestão do histórico do paciente. Com ele, você otimiza o processo de armazenamento e visualização dos dados, obtendo muito mais agilidade e praticidade.
Assim, você acessa todo o histórico em poucos cliques, e consegue obter uma visão atualizada do estado do seu paciente.
Além dessas vantagens, existe ainda a segurança de dados. Com um bom sistema para médicos, você conta com um prontuário seguro, que utiliza inúmeros mecanismos de proteção, como criptografia, controle de acesso e armazenamento na nuvem.
5. Telemedicina
Já imaginou poder atender seus pacientes de forma rápida, segura e de qualquer lugar? Com a telemedicina, isso é totalmente possível!
Dentre suas modalidades, podemos destacar o telemonitoramento, a teleconsulta, a teleinterconsulta e o telediagnóstico.
Esse tipo de atendimento impacta médicos e pacientes levando mais praticidade e ajudando a democratizar o acesso à saúde, pois muitos profissionais qualificados ainda se concentram nos grandes centros, especialmente no Brasil.
Além disso, ela também é um excelente recurso para ajudar no monitoramento de pacientes que demandam mais atenção, como portadores de doenças crônicas.
6. Impressora 3D
A impressora 3D possibilita a impressão de estruturas complexas em 3 dimensões com precisão e personalização. Assim, um de seus principais usos na medicina é na criação de modelos anatômicos personalizados.
Com ela, é possível gerar réplicas exatas das partes do corpo do paciente, de modo que os profissionais consigam realizar um planejamento cirúrgico mais detalhado e assertivo.
Essa tecnologia também é usada para a construção de próteses sob medida, com materiais que se ajustam perfeitamente às necessidades anatômicas de cada paciente.
Outro uso de destaque da impressão 3D é no bioprinting, uma técnica de impressão que utiliza materiais biocompatíveis para imprimir tecidos vivos. A expectativa é alta: nos próximos anos, espera-se que essa tecnologia seja capaz até de imprimir órgãos!
Certamente será uma grande revolução na forma de tratar seus pacientes, não é mesmo?
7. Wearables
Os wearables, ou dispositivos vestíveis, são grandes aliados no monitoramento da saúde em tempo real. Com eles, é possível reter dados como frequência cardíaca, níveis de oxigênio no sangue e até pressão arterial.
Alguns permitem o envio dos dados diretamente aos sistemas médicos e prontuários eletrônicos, garantindo uma intervenção rápida em casos de anormalidades ou picos críticos.
Essa tecnologia é especialmente benéfica a pacientes crônicos, em reabilitação ou com alto risco de complicações.
Esses dispositivos também facilitam a realização de consultas a distância, de forma a promover um cuidado mais acessível e beneficiar, especialmente, pacientes em áreas remotas ou com dificuldades de locomoção.
Ao longo deste conteúdo, você conferiu tecnologias que já estão impactando o setor de saúde e o cuidado com os pacientes, gerando intervenções mais precisas, rápidas e seguras.
Dentre elas, o prontuário eletrônico é uma das mais importantes para centralizar os dados e garantir o gerenciamento seguro das informações de saúde. Para ter um na sua clínica, você precisa contar com um bom sistema médico!
O Versatilis System é um sistema para médicos completo, seguro e versátil, que conta com prontuário, prescrição, telemedicina, gestão de pacientes e muito mais!
Agende agora uma demonstração gratuita sem compromisso e confira todos os seus benefícios na prática!
Conte com o melhor da tecnologia de gestão de clínicas no seu dia a dia, conte com o Versatilis System!