Prontuário eletrônico do cidadão: o que é e como funciona?

Richard Riviere
8 de outubro de 2024
Seta apontando para baixo.
médico usando o prontuário eletrônico do cidadão

O prontuário eletrônico do cidadão (PEC) otimiza o atendimento médico na rede pública e garante o acompanhamento contínuo dos pacientes. 

As inovações digitais impactaram a prática médica em muitos sentidos, sendo o prontuário eletrônico uma das ferramentas protagonistas desse cenário. 

Nesse sentido, a centralização das informações é um avanço que melhora a segurança de dados e permite um acesso rápido e preciso a todo histórico médico do paciente. 

Segundo o Ministério da Saúde:

“O prontuário eletrônico é uma ferramenta de organização do processo de trabalho, já que, além de gerenciar filas do sistema, ele também fornece as informações dos cidadãos acompanhados e permite o planejamento de ações da equipe.”

O prontuário eletrônico do cidadão surge justamente com o propósito de informatizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), auxiliando na troca de informações entre os profissionais e no gerenciamento do histórico do paciente. 

Continue a leitura e descubra tudo sobre esse ótimo recurso! 

O que é o prontuário eletrônico do cidadão?

O prontuário eletrônico do cidadão (PEC) é uma ferramenta responsável por armazenar, organizar e disponibilizar o histórico médico dos pacientes na rede pública de saúde. 

Segundo um artigo da Revista de Saúde Pública, ele busca facilitar o processo de informação das Unidades Básicas de Saúde em todo o território brasileiro, mesmo em cenários de baixa infraestrutura tecnológica e conectividade. 

Assim, ele faz parte do sistema e-SUS de Atenção Primária, do Ministério da Saúde, cujo objetivo é garantir um acesso completo e seguro aos dados dos pacientes em qualquer unidade de saúde do país. 

Diferentemente de um prontuário físico, o qual os profissionais só conseguem acessar se estiverem no local de armazenamento, o PEC possibilita o acesso aos dados onde quer que o médico esteja. 

Por meio dele, é possível facilitar o acompanhamento do estado de saúde dos pacientes, otimizando o atendimento médico e garantindo um tratamento mais seguro e eficaz.  

Como funciona o prontuário eletrônico do cidadão? 

Em primeiro lugar, a implementação do PEC é influenciada pelas características do município em questão, como:

  • Urbanização;
  • Densidade populacional;
  • Localização;
  • Assessoria da gestão municipal;
  • Infraestrutura tecnológica.

Afinal, todos esses fatores impactam na implementação e no uso do sistema, especialmente quando há o déficit de profissionais treinados e uma baixa conexão com a internet. 

Ainda assim, o PEC vem se consolidando ao longo dos anos e acompanha a modernização das UBS. 

De acordo com dados da SAPS divulgados pelo artigo da Revista de Saúde Pública mencionado acima, entre 2017 e 2022, o uso do PEC aumentou, principalmente, nas regiões Nordeste (367%), Norte (256%) e Sudeste (150%). 

Esse prontuário é acessado por meio da plataforma e-SUS, permitindo o compartilhamento dos dados dentro dela. Dessa maneira, profissionais de todo o país conseguem acessar o histórico do paciente. 

Outra característica importante do PEC é a segurança de dados. Nesse sentido, o sistema conta com medidas de proteção indispensáveis à área da saúde, como criptografia e controle de acessos. 

Em suma, o PEC atua como uma base de dados centralizada, segura e acessível, otimizando o atendimento e a gestão da saúde dos pacientes no SUS. 

Quais são os benefícios do prontuário eletrônico do cidadão?

Assim como o prontuário eletrônico do paciente gera inúmeros benefícios na rede privada de saúde, o PEC leva inovação e praticidade à rede pública. Confira algumas de suas vantagens a seguir: 

  • Acesso rápido às informações dos pacientes: em primeiro lugar, com o PEC, os médicos de todo o Brasil têm acesso rápido e imediato aos dados de saúde do paciente. Dessa maneira, é possível tomar melhores decisões clínicas e reduzir o risco de duplicidade de exames ou tratamentos. 
  • Melhorias na continuidade do cuidado: em seguida, a troca de informações entre os profissionais garante um cuidado contínuo e consistente. Essa vantagem é ainda maior para pacientes com doenças crônicas que necessitam de um acompanhamento multidisciplinar. Com o PEC, todos os profissionais têm acesso ao mesmo conjunto de dados, o que gera um cuidado muito mais coordenado. 
  • Redução de erros médicos: o PEC possibilita o acesso rápido, a troca de informações entre os profissionais e a redução de erros comuns em prontuários físicos, como os registros incompletos e ilegíveis. Todos esses fatores reduzem a incidência de erros médicos, colaborando com a melhoria do cuidado. 
  • Maior segurança de dados: por ser um sistema focado na área da saúde, o PEC implementa medidas de proteção adicionais. Por exemplo, a criptografia de dados e o controle de acessos. Desse modo, apenas profissionais autorizados conseguem acessar as informações dos pacientes. 
  • Otimização da gestão de saúde pública: o PEC é excelente para o monitoramento e a gestão de políticas públicas de saúde. Ou seja, é possível usar suas informações para identificar padrões de doenças, avaliar a eficiência dos programas de saúde e alocar melhor os recursos, de modo a levar benefícios a toda a população. 

Conte com o prontuário eletrônico na sua clínica e otimize seus atendimentos! 

O prontuário eletrônico é uma ferramenta indispensável para centralizar os dados do seu paciente, levando mais organização, agilidade e segurança ao dia a dia. 

Por meio dele, você facilita a comunicação com outros profissionais, automatiza tarefas administrativas e, com o armazenamento na nuvem, pode acessar os dados de seus pacientes de qualquer lugar. 

Assim, ele é um grande aliado da sua prática diária, pois permite que você foque mais na escuta ativa e nas consultas médicas, conquistando mais tempo para se relacionar com seus pacientes.

Por tudo isso, o prontuário eletrônico já está presente em todas as clínicas que desejam melhorar sua gestão e levar o melhor atendimento ao paciente. Mas e a sua clínica? Ela conta com um bom prontuário eletrônico?

Com o Versatilis System, você obtém um sistema completo, seguro, versátil e personalizável para o seu dia a dia. E o sistema oferece mais do que apenas o prontuário, pois conta com prescrição, telemedicina, gestão de pacientes e muito mais. 

Quer conhecer os benefícios do Versatilis e como ele funciona na prática? Agende uma demonstração gratuita sem compromisso!

Essa é a virada de chave que a sua clínica precisa para otimizar a gestão e se manter competitiva no mercado. Por isso, não perca tempo e conheça o Versatilis System!  

sistema médico Versatilis system demonstração
Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.