7 motivos para usar um bom sistema clínico

Richard Riviere
15 de setembro de 2024
Seta apontando para baixo.
foto representando um sistema clínico

Se você precisa de mais eficiência e otimização na gestão do seu negócio na saúde, precisa contar com um bom sistema clínico. 

Gerenciar uma clínica médica demanda diferentes atividades que vão desde o armazenamento dos dados dos pacientes à gestão financeira. 

Atualmente, é possível contar com a ajuda da tecnologia para otimizar todos esses processos, mantendo a organização e a segurança da informação.

Com um bom sistema clínico, você obtém funcionalidades que englobam todos os aspectos da gestão de uma clínica, obtendo um grande diferencial competitivo para o seu negócio. 

Neste conteúdo, você irá conferir tudo sobre essa tecnologia, e descobrir 7 excelentes motivos para contar com ela no seu estabelecimento. 

Acompanhe! 

O que é um sistema clínico?

Um sistema clínico é uma solução tecnológica feita especialmente para otimizar a gestão e o funcionamento de clínicas e consultórios médicos. 

Por isso, ela conta com funcionalidades pensadas para a área da saúde, permitindo a centralização e a organização dos dados com segurança. 

Esse sistema automatiza diversas atividades manuais e oferece suporte para atividades administrativas e operações clínicas diárias. 

Assim, ao integrar um sistema clínico na sua rotina, você conquista uma gestão mais moderna e alinhada com o mercado atual. 

Como funciona um sistema clínico?

O funcionamento de um sistema clínico integra e automatiza funções essenciais para a gestão de um estabelecimento na saúde. 

Tudo começa no agendamento da consulta. Em certos sistemas, o paciente conta com um agendamento online que registra de forma automática a consulta na agenda. 

Do mesmo modo, a recepção pode acessar a ficha cadastral do paciente de forma digital com todas as suas informações, como endereço, telefone e histórico de consultas anteriores. 

Durante a consulta, você acessa e registra os dados dos pacientes no prontuário eletrônico de maneira simples e fácil. Nele, também encontra todo o histórico médico com prescrições, acompanhamentos e resultados de exames. 

Em relação às finanças, um sistema de qualidade possibilita o gerenciamento de pagamentos, fluxo de caixa e atendimentos via diferentes convênios. Alguns ainda incluem gestão de estoque para o controle de materiais e medicamentos. 

Dessa maneira, ao centralizar todos os dados da sua clínica em um só lugar, fica muito mais fácil encontrar as informações e manter tudo organizado, você não acha? 

Quais são as principais funcionalidades de um sistema clínico?

Agora que você já sabe o que é e como funciona, veja a seguir algumas funcionalidades importantes de um sistema clínico:

  • Agendamento de consultas: o agendamento é uma funcionalidade muito importante para gerenciar suas consultas de maneira prática. Com o agendamento online e o envio de lembretes automáticos, é possível reduzir as faltas, evitar atrasos e garantir um atendimento mais pontual. 
  • Prontuário eletrônico: o prontuário eletrônico é indispensável para centralizar e proteger as informações dos pacientes. Por meio dele, você acessa e atualiza os dados em um registro completo e seguro. 
  • Prescrição eletrônica: a prescrição digital permite que você emita e envie prescrições de maneira online para os pacientes. Basta contar com a assinatura digital e você consegue enviar suas receitas com segurança. Ou seja, você obtém bem mais praticidade na gestão dos medicamentos. 
  • Gestão financeira: com essa funcionalidade, você pode controlar contas a pagar e a receber, centralizar pagamentos e acompanhar o fluxo de caixa. Dessa forma, você tem uma visão clara e atual da saúde financeira da clínica.
  • Integração com laboratórios e farmácias: alguns sistemas contam ainda com integrações que possibilitam o envio direto de pedidos de exame para alguns laboratórios e de receitas digitais para farmácias. 
  • Relatórios e análises: com os relatórios gerenciais, você obtém uma visão ampla da sua clínica, tomando decisões muito mais assertivas em relação à administração. 
  • Telemedicina: a telemedicina é uma excelente maneira de ampliar o alcance dos seus atendimentos, pois possibilita a realização de consultas online de forma segura. Com ela, você consegue acompanhar de perto seus pacientes de forma mais prática e acessível.

7 motivos para usar um bom sistema clínico

Veja agora 7 motivos para adotar a tecnologia de um bom sistema clínico no seu estabelecimento e elevar a qualidade do seu atendimento! 

1. Melhor eficiência operacional

Em primeiro lugar, ao otimizar processos rotineiros como agendamentos, repasses médicos e controle de estoque, você obtém uma operação mais ágil e eficaz. 

Desse modo, é possível reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas e se concentrar mais no cuidado com o paciente. 

2. Mais segurança de dados

Em seguida, um bom sistema oferece medidas específicas de segurança de dados, como criptografia, controle de acesso e armazenamento na nuvem. 

Assim, você conquista mais segurança de dados ao lidar com as informações sensíveis dos pacientes, garantindo ainda a conformidade com a LGPD e o CFM. 

3. Melhor tomada de decisão clínica

Quando você centraliza todo o histórico do paciente em um só local, é possível acessar todo ele de maneira rápida e completa. 

Ou seja, no prontuário você terá histórico médico, exames anteriores, medicamentos e tratamentos. Com essa visão clara e abrangente, você certamente tomará decisões mais assertivas baseadas em dados atualizados.

4. Redução de erros médicos

Ao digitalizar prontuários médicos e prescrições, ainda minimiza-se erros de interpretação e transcrição comuns a documentos de papel. 

Dessa maneira, há a redução de erros médicos, pois os dados do prontuário estarão mais precisos e confiáveis. 

5. Melhorias na experiência do paciente

Oferecendo um atendimento ágil e personalizado, você melhora a experiência na sua clínica e colabora com a satisfação dos pacientes.

Um bom sistema clínico permite justamente um atendimento otimizado do pré-consulta ao pós. Assim, ele fortalece a relação com seu paciente e aumenta a fidelização. 

6. Expansão e crescimento da clínica

Conforme sua clínica cresce, crescem também os desafios inerentes a sua gestão. 

Um sistema clínico é escalável para oferecer o que você precisa no momento certo, o que facilita a expansão do seu negócio possibilitando a eficiência operacional. 

7. Otimização da gestão financeira

Gerir as finanças da sua clínica é um processo que exige muito cuidado. Um sistema possibilita o controle eficiente de receitas e despesas, oferecendo uma visão estratégica das suas finanças. 

Com ele, você consegue tomar melhores decisões e garantir o crescimento e a sustentabilidade do seu negócio. 

Por tudo isso, se você precisa de um aliado para transformar a gestão da sua clínica, conheça o Versatilis System

O Versatilis é um sistema clínico completo, que conta com prontuário, prescrição, telemedicina, gestão financeira e muito mais. Tudo isso com segurança, praticidade e versatilidade!

Veja a opinião do Dr. Henrique Bottura sobre o sistema:

Agende agora mesmo uma demonstração gratuita sem compromisso no Versatilis System e confira todos esses benefícios na prática! 

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.

WhatsApp