Sistema médico na nuvem: o que é, como funciona e vantagens para sua clínica

Richard Riviere
14 de dezembro de 2022
Seta apontando para baixo.

Um sistema médico na nuvem é um software de gestão para clínicas e consultórios que armazena as informações em um servidor na nuvem. Desse modo, você consegue acessá-lo somente com uma conexão com a internet.

Nesse sentido, um sistema médico, seja ele offline, instalado no seu computador, ou na nuvem, costuma oferecer soluções como:

  • Cadastro de pacientes
  • Agendamento de consultas, exames, procedimentos e pacotes 
  • Emissão de guias, fluxo de caixa e contas a pagar 
  • Prontuário e Receituário Eletrônico com assinatura digital
  • Painel de Indicadores exibindo o número exato de pacientes que você deve atender no dia, quantidade de consultas, procedimentos, retornos, exames previstos e realizados
  • Gráficos de atendimento por convênio, especialidades, quantos pacientes estão vindo pela primeira vez, entre outras ferramentas

A diferença é como essas soluções são acessadas e seus dados são armazenados. Para entender mais sobre o que é um sistema médico na nuvem e se é a opção certa para sua clínica, continue neste artigo!

O que é um sistema médico na nuvem e como funciona?

Para entender como um sistema médico na nuvem funciona, antes, precisamos explicar o que exatamente é um armazenamento em nuvem.

Segundo a AWS, o maior servidor em nuvem do mundo e utilizado por instituições como Nubank, Netflix, iFood e softwares de gestão para clínicas como a Versatilis System, o armazenamento em nuvem é um modelo de computação que permite o armazenamento de dados e arquivos na internet.

Assim, é possível acessar esse armazenamento por meio de uma conexão com internet, seja ela pública ou privada. 

Esse provedor de computação que guarda os seus dados gerencia e garante a segurança dos seus dados, ou seja, você não precisa se preocupar com uma infraestrutura local para ter acesso às informações.

Isso significa que, desde que você tenha acesso a internet, consegue acessar seus dados de qualquer lugar, sempre que precisar. É um ótimo modelo para clínicas e consultórios que têm boa conexão com a internet.

Como o armazenamento funciona dentro do sistema médico na nuvem?

A partir do momento que você adquire um sistema médico em nuvem, você vai acessá-lo por meio de seu login e senha, assim como qualquer outra plataforma que você provavelmente usa, como o Facebook ou Instagram.

Ou seja, você consegue usar todas as soluções do sistema normalmente pelo seu navegador, como agenda, prontuário, prescrição, fichas de pacientes, gestão financeira, painel gerencial, painel de interatividade, entre outros.

As informações que você coloca diariamente no seu sistema são enviadas para o servidor de internet que a empresa do seu sistema médico possui. O ideal é que seja a AWS, por ser um servidor em nuvem de extrema confiança no mercado.

Todo esse funcionamento permite que você acesse seu sistema de qualquer lugar e seus dados nunca serão completamente perdidos, pois o servidor em nuvem realiza backup dos dados (salvamento das informações no servidor).

Quais são as vantagens de um sistema médico na nuvem?

Entre as principais vantagens de um sistema médico em nuvem, podemos destacar:

  • Redução de custos: você não precisa gastar com documentos em papel, como agenda, fichas de pacientes e prontuário, nem gastar o espaço físico da sua clínica. Dessa maneira, é possível usar esse espaço para salas de atendimento ou aumento da recepção para pacientes;
  • Segurança dos dados: a proteção das informações sempre foi um tópico importante na área médica, por se tratarem de dados sigilosos e sensíveis sobre os pacientes. Com a chegada da LGPD, essa segurança se tornou ainda mais rígida, e o armazenamento em nuvem garante que apenas profissionais autorizados podem acessar suas informações e o backup impossibilita a perda completa dos dados;
  • Acesso rápido e fácil: em casos de emergência ou necessidade de acessar um dado da sua clínica, não é necessário se deslocar até a clínica para acessar o sistema, pois é possível acessar o sistema por meio de qualquer navegador.

Quais são as desvantagens de um sistema médico na nuvem?

A maior desvantagem do sistema médico na nuvem é que você não pode acessá-lo sem internet. Ou seja, se um dia sua internet ou energia caírem, você ficará sem o sistema de gestão, o que prejudica o funcionamento da clínica.

Por isso, o sistema na nuvem é indicado apenas para locais que tenham uma boa conexão com a internet, logo, raramente apresentam quedas ou lentidão.

Infelizmente, existem diversas regiões no Brasil que não contam com uma boa conexão com a internet. Nesses casos, o indicado é que você tenha um sistema médico local.

O Versatilis System é o único software de gestão para clínicas e consultórios híbrido, ou seja, que permite que você escolha entre ter um sistema 100% na nuvem ou um sistema local.

Se você não pode contar com a sua internet, o sistema local funciona da seguinte forma: todo o funcionamento acontece localmente, ou seja, ele é instalado no seu computador. 

Mesmo que o sistema esteja instalado, a Versatilis System envia seu banco de dados para um backup diário na nuvem. Esse backup diário impossibilita a perda total dos seus dados.

Dessa maneira, você contorna a maior desvantagem de ter um sistema local, que é a possibilidade de perder suas informações caso algo prejudique seu computador, como acidentes com derramamento de líquidos.

Como escolher um sistema médico na nuvem para sua clínica

Existem diversas opções de softwares médicos no mercado. Para escolher aquele que atende suas necessidades, faça uma lista de tudo que deseja nesse sistema e compare com o que as empresas oferecem.

Geralmente, as empresas oferecem pacotes de serviços divididos em planos, como plano básico ou starter, até planos mais avançados, como plano completo ou premium.

Isso significa que se você quiser ter mais soluções, precisará pagar mais. Normalmente, você faz um teste grátis, aprende a usar o sistema sozinho e raramente conta com um suporte que faz um treinamento completo.

Esse modelo de sistema é o famoso modelo escalável, que vemos muito em diferentes segmentos do mercado, é o tipo de empresa feito para crescer rapidamente. O problema é que com o crescimento, vem a queda de qualidade e dificuldade de atender todos os clientes da forma que eles merecem. 

Na Versatilis System, além de escolher o sistema que atende o que você precisa, seja em nuvem ou local, com uma única assinatura você tem direito a tudo que o sistema oferece.

Além disso, é possível excluir as ferramentas que não utiliza, personalizando seu sistema (de verdade) e tornando seu uso mais prático. 

Você também tem um projeto de implementação com um especialista em gestão de clínicas, que será seu gerente de conta, e ensinará tudo que você precisa saber para usar ao máximo as soluções. 

Agende uma demonstração gratuita para conhecer mais sobre nossos diferenciais, nosso compromisso com a experiência do cliente e como podemos ajudar sua clínica a crescer ainda mais.

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.

WhatsApp