O Google Meu Negócio para clínicas e consultórios é uma ferramenta gratuita que facilita o aparecimento do seu negócio na rede de pesquisa do Google, seja uma pesquisa por palavra-chave ou no Google Maps.
O usuário que encontrar seu Google Meu Negócio terá acesso a informações como horário de funcionamento, localização, site, serviços, fotos, publicações, entre outros dados que você pode personalizar em seu perfil.
A ferramenta foi lançada em 2014 para conectar potenciais clientes com empresas. No caso da área da saúde, pacientes e instituições médicas.
Segundo o próprio Google, as empresas validadas têm o dobro de chance de serem consideradas respeitáveis pelos consumidores. Uma vantagem essencial para clínicas e consultórios, não concorda?
Neste artigo você vai aprender como usar essa funcionalidade para ter destaque, atrair pacientes e aumentar ainda mais seus resultados. Acompanhe!
Qual é a importância de usar o Google Meu Negócio para clínicas e consultórios?
A maior vantagem de cadastrar sua clínica ou consultório no Google Meu Negócio é, de longe, ser encontrado facilmente pelos pacientes que buscam por serviços ou estabelecimentos de saúde no Google.
Você sabia que o Google é o maior mecanismo de busca do mundo? Isso significa que ele é o “buscador” mais utilizado e tenho certeza que você, assim como eu, também já usou a plataforma. Inclusive, você deve ter encontrado este artigo por ele!
Imagine que uma pessoa tenha acabado de se mudar para uma nova cidade. É início do ano e esse paciente tem o hábito de fazer sua checagem anual de saúde nesse período, logo, começa a fazer suas buscas.
Como não conhece muitas pessoas na cidade, não tem a quem pedir indicações, então parte para o Google e tenta encontrar perfis de médicos com avaliações, comentários e sites com currículo.
Ao pesquisar por “urologista perto de mim” ou “urologista no bairro X”, quem será que ele encontrará primeiro: um médico com ou sem Google Meu Negócio?
A verdade é que o Google vai priorizar quem tem um perfil cadastrado, o que faz sentido, já que é uma ferramenta própria e gratuita da plataforma.
Outro benefício é poder interagir com os pacientes, ou seja, receber avaliações, comentários e perguntas.
O Google já afirmou que “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.
Pense em você mesmo: quando está considerando comprar um produto ou contratar um serviço, não se sente mais seguro ao escolher um perfil com várias avaliações e comentários? É o mesmo com os seus pacientes.
Google Meu Negócio para clínicas e consultórios: como criar a sua conta
Para que você consiga usar essa ferramenta gratuita ao máximo, separei este passo a passo para que consiga criar sua conta sem cometer erros. Confira:
- Acesse a página do Google Meu Negócio: https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/ e crie a sua conta, é só clicar em “Comece agora” ou “Gerenciar agora”;
- Preencha o formulário que aparecerá na próxima página, você precisará adicionar o nome da empresa, país, endereço, CEP, categoria e se atende apenas pacientes locais ou também a distância;
- Confirme as informações que adicionou na próxima página, que também irá perguntar se você é autorizado a gerenciar o perfil da empresa e se aceita os termos de serviço. É um documento longo, mas é importante ler para entender com o que você está consentindo;
- Registre o número do seu celular para que o Google consiga enviar um SMS e finalizar a criação da sua conta;
- Digite o código enviado para seu celular;
- Após esse processo, você será redirecionado para a página recém-criada da sua empresa no Google Meu Negócio.
É fundamental explicar que, após ter criado sua conta, você também vai precisar fazer uma segunda etapa de verificação. Para confirmar que o seu endereço é válido, o Google enviará uma carta com um link e um código.
Ao receber a carta no seu endereço, é preciso seguir as orientações da mensagem e confirmar seu local no Google Meu Negócio. Lembre-se que empresas verificadas são consideradas mais respeitáveis pelos consumidores.
Depois de todo esse processo seu perfil estará pronto para ser personalizado e gerenciado, você já pode salvar o link do Google Meu Negócio em seus favoritos: https://business.google.com/, porque com certeza fará bom uso da ferramenta.
É possível adicionar fotos, telefone, website, horários de funcionamento, responder dúvidas e avaliações, publicar novidades, ver relatórios de engajamento e recebê-los em seu e-mail, e muito mais.
Google Meu Negócio para clínicas e consultórios e sua relação com o marketing médico
O marketing médico engloba toda e qualquer estratégia de marketing utilizada de forma personalizada para a área da saúde, principalmente no contexto de clínicas e consultórios médicos.
Antigamente, o marketing era feito apenas por meios como TV, banners, outdoors, panfletos, boca a boca, assim por diante. Era difícil segmentar seu público e personalizar a mensagem para cada pessoa.
Com a chegada da internet, surgiu o marketing digital, estratégias voltadas completamente para o meio digital, como o Google Meu Negócio, Instagram, Facebook, e-mail marketing, entre outras.
Como você já deve imaginar, as clínicas e consultórios mais modernos e alinhados com as expectativas dos pacientes não ficaram para trás. Hoje, milhares de empresas têm perfis nas redes sociais, assim como profissionais de saúde.
O Google Meu Negócio é uma mídia que não pode ficar de fora da estratégia de nenhuma clínica ou consultório, pois independentemente da sua especialidade, com certeza seus pacientes buscam por informações no Google.
Logo, essa ferramenta que, além de ser valiosa, é totalmente gratuita, consegue te ajudar e muito no marketing digital.
Mesmo pacientes que receberam indicações pelo “boca a boca”, ou seja, você foi recomendado por um amigo, colega ou parente, gostam de pesquisar sobre o profissional e sobre a clínica antes de, efetivamente, agendar uma consulta.
Espero que você tenha gostado do artigo e tenha achado útil. Acompanhe nosso blog, para ler mais conteúdos como este, estamos sempre publicando sobre marketing médico, gestão de clínicas e consultórios, tecnologia na saúde, entre outros tópicos.