A Telemedicina ganhou mais força e fama nos últimos meses, mas você sabia que essa é uma prática que já acontece há muitos anos em todo o mundo? A modalidade é conhecida por criar pontes e expandir a abrangência da prática médica, graças ao desenvolvimento da tecnologia e democratização do acesso à internet.
Hoje, nós iremos explorar mais qual a realidade da prática da Telemedicina no Brasil, porque ela está sendo considerada cada vez mais importante e como o seu consultório pode se adaptar a esse novo contexto também.
O que é a Telemedicina?
Por definição, de acordo com a resolução CFM nº 1643/2002, a Telemedicina é: “o exercício da Medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde”. Isso, na prática, permite o atendimento médico não-presencial, levando os cuidados da saúde a lugares que, até então, eles não conseguiam chegar.
Apesar de ter sido regulamentada no Brasil apenas em 2002, essa é uma prática que acontece ao redor do mundo há muitos anos, em diversos contextos e aplicações, já sendo respeitada e reconhecida.
No geral, a área da Telemedicina é dividida em quatro áreas principais:
- Teleassistência: tem como foco principal o paciente e a promoção do seu bem-estar. Abrange o acompanhamento e monitoramento do enfermo, podendo ser feito direto do domicílio da pessoa que está em atendimento, ou em um centro de saúde local.
- Teleconsulta: pode ser realizada entre médicos, quando um clínico geral pede a opinião de um especialista, ou quando há orientações ao vivo durante a realização de um procedimento; ou então, entre médico e paciente (também conhecida como consulta online). Essa última prática foi viabilizada no Brasil em virtude da pandemia.
- Teleducação: o objetivo principal, dentro da área da Medicina, é capacitar os médicos que estão distantes dos grandes centros, oferecer atualizações e prepará-los para o melhor desempenho de sua profissão. Para tal, há a promoção de palestras, cursos, videoconferências, reciclagens, dentre outras.
- Telelaudos: permite que o resultado dos exames sejam enviados por email e laudados por médicos especialistas de qualquer lugar do país. Essa é uma prática particularmente importante no Brasil, já que dados demográficos mostram a desigualdade que existe na distribuição dos médicos especialistas no território nacional, havendo uma grande concentração no sul/sudeste, e uma grave defasagem no norte/nordeste.
Principais dúvidas sobre a Telemedicina no Brasil
Por ser uma prática que ganhou mais atenção especialmente no último ano e exigiu uma adaptação rápida dos médicos, ainda existem muitas dúvidas em relação a sua implementação. Separamos aqui as principais delas, baseado nas orientações do CFM (Conselho Federal de Medicina):
- Documentação necessária
Dentre os documentos importantes para a prática, está a obtenção de um e-CPF pelo médico, o que permitirá a assinatura dos laudos, receituários e outros registros essenciais de forma online, com validade.
- Uso do WhatsApp
Apesar de ser um meio considerado mais acessível, não é permitida a realização de consultas online pelo WhatsApp no Brasil. Isso porque ele não possui o certificado de qualidade exigido pelo CFM, como forma de preservar e proteger os dados sensíveis tratados durante uma consulta.
- Equipamento básico
Para a realizar a consulta online, é necessário um computador/notebook com webcam e microfone, uma conexão estável de internet e uma plataforma audiovisual que seja compatível com a certificação de segurança exigida pelo CFM.
- Abrangência de atendimento
Na modalidade online, o médico continua seguindo a jurisdição do seu CRM, da mesma forma. Ou seja, para que seja válido, o paciente deve se encontrar na mesma região de atuação do médico.
- Envio de prescrições online
Por causa da pandemia, várias unidades federativas liberaram o aceite de prescrições digitais com assinatura via e-CPF e impressas pelo próprio paciente. Contudo, o indicado é verificar essa informação na sua região, entrando em contato com a Secretaria de Saúde do seu Estado em específico.
- Termo de consentimento
Todo paciente deve assinar o termo antes da sessão, mostrando estar ciente das condições presentes. Esse documento deve ser arquivado pelo médico. Caso não haja a possibilidade de oferecer esse documento a priori, está autorizado gravar o consentimento por vídeo.
- Gravação das consultas
Não é obrigatório, porém, é indicado realizar a gravação das consultas e posterior arquivamento, para a segurança de todos.
- Pagamento
Tal qual uma consulta presencial, aquelas feitas por meio online também são cobradas, de acordo com as condições apresentadas pelo médico, que também pode decidir quais métodos de pagamento são aceitos.
- Principais especialidades atendidas
Cardiologia, Radiologia, Neurologia, Pneumologia, Psiquiatria, Dermatologia, Patologia e Clínica Geral.
Como adaptar a minha clínica para oferecer atendimento via Telemedicina?
A pandemia chegou de surpresa e exigiu uma alta velocidade de adaptação de todos, incluindo os profissionais da área médica. Foi necessário alterar os processos comuns do cotidiano e encontrar novos modos de lidar com as demandas que surgiam a cada dia, sem muito tempo para planejamento.
Esse período intenso fez com que vários proprietários e membros de clínicas se atentassem para a necessidade de se ter um sistema de controle e gestão implementados, o que poderia ter atenuado bastante a transição imposta pelo novo contexto. Nesse meio, a facilidade e eficiência trazida pelo atendimento via Telemedicina também veio à tona.
Hoje em dia, o mercado já possui várias opções de softwares especializados em gerenciamento de negócios de saúde. O mais robusto e completo deles se chama Versatilis e abrange uma grande variedade de serviços que estão envolvidos no cotidiano de uma clínica.
O Versatilis e a Telemedicina
Como exposto no artigo, a Telemedicina é uma forma muito conveniente para se atender mas exige um alto grau de responsabilidade. Entre segurança de dados, armazenamento de informações, emissão de documentos, dentre outros, há também a preocupação de fazer tudo isso de modo correto, ágil e confiável.
O Versatilis já tem capacidade para atender a todas essas demandas. Entre as principais funcionalidades que colaboram com o bom desempenho da Telemedicina, podemos citar:
- Controle, fichamento e histórico dos pacientes centralizados;
- Agenda inteligente, que auxilia no lidar com o dia-a-dia;
- Armazenamento, classificação, edição e envios de documentos médicos de forma segura (recibos, atestados, anamneses, prontuários, contratos, termos de consentimento, laudos de exames e etc)
- Gestão de informações e dados sensíveis com segurança e acessibilidade para pessoas autorizadas.
Além destas, o Versatilis possui uma gama de outros serviços, 100% personalizáveis, que dão suporte ao bom funcionamento de uma clínica de modo geral, incluindo gestão financeira, controle de estoque, painel de senhas integrado, portal do paciente, dentre outros.
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É fácil! Comece agendando uma demonstração e conhecendo mais a fundo todas as possibilidades. Nessa primeira conversa, um de nossos especialistas entrará em contato para entender melhor a rotina e as necessidades específicas da sua clínica.
Em seguida, ele construirá um plano de ação personalizado, mostrando como é possível adaptar o Versatilis para atender da melhor maneira o desenvolvimento do seu negócio.
Comece agora mesmo a modernizar sua clínica com o Versatilis e esteja melhor preparado para encarar qualquer mudança com controle, planejamento e segurança.