Embora já venha sendo implementado por diversos estabelecimentos, um sistema de gestão continua sendo um diferencial para a organização interna do negócio. As vantagens proporcionadas por ele abrangem muito mais que apenas os processos e equipes de trabalho, mas também repercutem nos pacientes.
Alguns recursos específicos que são interessantes de observar em um sistema:
- Agendamento de consultas
O agendamento de consultas é muito otimizado quando feito por meio de um software. Utilizar agendas de papel para marcações já é algo obsoleto e submetido às limitações, como possíveis perdas e danos, além da baixa praticidade para a secretária e paciente. - Prontuário eletrônico
O prontuário eletrônico é um item básico que um software deve oferecer. Porém alguns recursos podem ser associados para otimizar a atuação deste prontuário. O primeiro deles é permitir a personalização, deixando que o profissional eleja quais são os itens essenciais para sua atuação. - Gestão financeira
Além dos processos relacionados diretamente com o paciente, é de suma importância que os gestores estejam atentos com o controle de fluxo de caixa. Saber quanto entrou de capital e quais foram os gastos auxilia a determinar como está a saúde financeira do negócio, possibilitando, ainda, certa previsibilidade em relação ao balanço final do mês e uma melhor tomada de decisões diante disso. - Relacionamento com o paciente
A interação entre paciente e clínica não é exclusiva ao dia da consulta. Antes mesmo de ela acontecer, é recomendado enviar lembretes para os usuários e, mesmo depois dela, é interessante que a clínica mantenha contato com o paciente com o intuito de assegurar a fidelização. A fim de permitir tudo isso, o software deve, sobretudo, armazenar dados de contato e viabilizar a interação entre as partes envolvidas.