As técnicas de marketing para médicos te ajudam a atrair mais pacientes e fidelizar os que você já possui. Descubra como neste post!
O mercado de saúde está cada vez mais competitivo. Segundo um levantamento da USP, 45 mil médicos irão se formar todos os anos, e em 2025, o Brasil terá mais médicos por habitantes que os Estados Unidos.
Por esse motivo, atrair e fidelizar pacientes é um dos grandes desafios do mercado atual. Afinal, hoje o diferencial não está apenas no atendimento clínico, mas em como você comunica o valor do seu trabalho à comunidade.
O marketing para médicos, quando feito de forma correta e estratégica, é uma ótima ferramenta de conexão que fortalece a sua marca e favorece o relacionamento com seus pacientes.
Neste artigo, você irá conferir 5 técnicas direcionadas ao seu mercado, e aprenderá como utilizá-las de forma ética para atrair cada vez mais pessoas para sua clínica.
Vamos começar!
Qual é a importância do marketing para médicos?
O marketing para médicos é uma estratégia que te ajuda a construir uma reputação sólida e a transmitir o valor dos seus serviços médicos com clareza e transparência.
Assim, especialmente na área da saúde, onde a confiança e a credibilidade são fundamentais, o marketing possibilita a educação dos pacientes, informação sobre condições de saúde e uma relação de proximidade de maneira ética.
Com estratégias bem planejadas, você consegue consolidar uma excelente imagem profissional e ser encontrado por pacientes que buscam a resolução de seus problemas.
Por tudo isso, essa estratégia é muito mais do que apenas a divulgação. Ela é um caminho sólido para você se comunicar melhor com seus pacientes, e construir uma marca na saúde sólida, que inspira confiança e excelência.
5 técnicas de marketing para médicos que você precisa conhecer
Um marketing médico relevante e atrativo segue diretrizes éticas e todas as regulamentações da área, segundo o Manual de Publicidade Médica.
Agora, você irá conferir 5 técnicas que não podem faltar na sua estratégia para fortalecer a conexão com seus pacientes, aumentar a visibilidade da sua clínica e consolidar sua autoridade profissional.
Acompanhe!
1. Marketing de conteúdo
Em primeiro lugar, os conteúdos educativos são uma das melhores maneiras de atrair e engajar pacientes.
Ao postar artigos de blog, vídeos ou posts nas redes sociais explicando condições, tratamentos e prevenções, você oferece um grande valor não só a seus pacientes, mas a toda a comunidade.
Afinal, em tempos de fake news, quanto mais informações corretas e seguras estiverem disponíveis online, melhor para a comunidade médica e toda a população.
Para começar, elabore uma lista de temas que os pacientes sempre trazem como dúvidas nas consultas. Depois, escolha o melhor formato (vídeo, post nas redes sociais ou blogpost) e comece o desenvolvimento!
2. SEO para médicos
Sendo complementar à primeira estratégia, no SEO para médicos você otimiza seu site médico e conteúdo para os mecanismos de busca, como o Google.
Ou seja, você faz otimizações que permitem que o seu conteúdo seja encontrado por novos pacientes e outras pessoas da internet. Isso acontece pois, com um bom SEO, o seu site aparece nas primeiras páginas da pesquisa do Google!
Para isso, o primeiro passo é investir em SEO local, colocando a sua clínica no Google Meu Negócio com informações atualizadas de endereço, telefone e horários de funcionamento. Disponibilizar o link para o agendamento online também é fundamental.
Em seguida, conte com profissionais de marketing e desenvolvimento para ter um site otimizado aos mecanismos de busca. Isso é fundamental para te ajudar nas pesquisas.
3. Gestão de redes sociais
As redes sociais são excelentes canais para se comunicar de forma próxima e acessível com os pacientes. Nesse sentido, ter um conteúdo voltado para a educação e interação te ajuda a criar uma comunidade fiel e engajada.
Como médico, sua presença nas redes precisa ser ética, sempre pautada no respeito, e transmitindo conhecimentos valiosos, mas sem promover tratamentos milagrosos ou induzir o autodiagnóstico.
Para começar suas estratégias, você pode ler o Manual de Publicidade Médica do CFM e conferir nosso artigo sobre o que não pode no marketing médico.
4. Parcerias estratégicas
Fazer parcerias estratégicas com outros profissionais de saúde também são valiosas para sua credibilidade.
Por esse motivo, pesquise e conheça especialistas e clínicas que complementam o seu trabalho. Assim, você amplia sua rede de cuidados para os pacientes enquanto fortalece uma imagem de confiança e responsabilidade.
5. Campanhas de e-mail marketing
O e-mail marketing ainda não é uma estratégia muito usada nas clínicas. Porém, ela é extremamente valiosa!
Quando bem segmentado, os e-mails auxiliam no envio de conteúdos relevantes, lembretes de consulta, retorno e exames. Tudo isso ajuda a manter o paciente engajado e bem informado.
Para começar, é preciso contar com um bom sistema de e-mail marketing, como o RD Station, e integrá-lo ao seu sistema médico.
Conte com a tecnologia para revolucionar o marketing da sua clínica!
A tecnologia é a sua maior aliada no marketing da clínica e na gestão do seu estabelecimento.
Com um bom sistema para médicos, você obtém um software completo, que conta não só com a integração com e-mail marketing, mas com ferramentas indispensáveis para o seu dia a dia, como:
- Prontuário eletrônico;
- Prescrição eletrônica;
- Agendamento online;
- Gestão de pacientes;
- Gestão financeira.
Além disso, com um bom sistema você consegue oferecer a telemedicina, e expandir o alcance dos seus atendimentos para qualquer lugar do Brasil e do mundo.
O Versatilis System é um sistema completo, seguro e versátil, que conta com essas e outras ferramentas que agilizam e entregam muito mais praticidade à sua rotina!
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