Deseja garantir um ambiente mais seguro e saudável para profissionais e pacientes? Então você precisa do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais!
A saúde ocupacional é um aspecto crítico em qualquer estabelecimento da área da saúde. Isso porque ele afeta diretamente o bem-estar dos profissionais e o atendimento dos pacientes.
Nesse sentido, existem riscos inerentes aos ambientes clínicos, como exposição a agentes biológicos nocivos, e até mesmo questões relacionadas à ergonomia e demais aspectos físicos.
Com um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais eficiente, você consegue monitorar e gerenciar esses fatores, colaborando com uma cultura de saúde ocupacional de qualidade.
Neste artigo, você irá conferir o que é e qual é a importância desse programa para sua clínica. Assim, poderá garantir um ambiente seguro e em conformidade com a legislação.
Vamos começar!
O que é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais?
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 09 do Ministério do Trabalho. Sua criação aconteceu para preservar a saúde e a integridade dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Desse modo, seu principal objetivo é identificar, avaliar e controlar os riscos ambientais nos locais de trabalho.
Esses riscos podem envolver agentes físicos, químicos e biológicos, como ruídos, radiação, exposição a materiais contaminados e substâncias tóxicas e até microrganismos que podem causar infecções e afetar a saúde dos trabalhadores.
O PPRA exige uma abordagem contínua com foco na prevenção, adaptando-se sempre às necessidades específicas de cada ambiente.
Ou seja, cada clínica precisa desenvolver seu próprio PPRA, de modo a considerar procedimentos realizados, materiais utilizados, equipamentos, layout do espaço e até mesmo o perfil dos pacientes.
Como funciona o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais?
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais envolve várias etapas que devem servir para planejar, identificar, avaliar e controlar todos os riscos presentes naquele ambiente.
Confira agora algumas das etapas principais desse processo:
- Antecipação e reconhecimento dos riscos: em primeiro lugar, é preciso identificar os riscos potenciais antes deles ocorrerem. Para isso, é necessário um levantamento de todos os agentes físicos, químicos e biológicos presentes na clínica. Do mesmo modo, deve-se considerar aspectos como layout, processos e características dos materiais utilizados.
- Avaliação dos riscos: após identificar os principais riscos, é hora de avaliar o grau de exposição de cada um dos profissionais. Essa avaliação costuma envolver laudos técnicos, medições e outras ferramentas que mensuram a intensidade, a concentração e a frequência com que os profissionais podem estar expostos a tais agentes. Com esses dados, pode-se entender os riscos e priorizar as ações.
- Estabelecimento das medidas de controle: após a coleta das informações, é o momento de definir as medidas responsáveis pela eliminação ou redução dos riscos. Nesse sentido, elas podem envolver a substituição de materiais e processos, uso de EPIs ou EPCs, melhorias na ventilação e iluminação e outras mudanças. O objetivo maior deve ser minimizar a exposição aos agentes, garantindo que o ambiente atenda aos padrões seguros.
- Monitoramento contínuo: mesmo com todo o processo do PPRA feito, é preciso monitorar e revisar todas as medidas de forma regular. Afinal, podem ocorrer alterações nas atividades da clínica ou novos riscos. Para garantir a segurança em todos os momentos, é preciso realizar avaliações periódicas que irão verificar a eficácia das ações implementadas e ajustar o programa, caso seja necessário.
- Documentação e comunicação: todo o PPRA deve estar documentado em um relatório completo, detalhando passos, avaliações e medidas. Também é fundamental comunicar os riscos e boas práticas a toda a equipe.
Qual é a importância do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais na clínica?
Ao implementar um PPRA, você consegue ter uma abordagem sistemática para proteger a saúde e a segurança de todos os envolvidos, tanto profissionais quanto pacientes. Confira agora os principais benefícios desse importante programa!
Proteção da saúde de todos na clínica
Clínicas e outros estabelecimentos de saúde convivem diariamente com agentes patogênicos. Assim, o PPRA ajuda na criação de práticas seguras que reduzem os riscos biológicos, como bactérias, vírus e outros organismos.
Dessa maneira, o programa não protege apenas os profissionais, mas atua para reduzir as chances de contaminação nos próprios pacientes. O resultado é um ambiente mais seguro para todos os envolvidos.
Redução de acidentes e doenças ocupacionais
Como o PPRA se propõe a antecipar e mitigar os riscos ambientais, sua consequência é diminuir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.
Em clínicas, além dos agentes químicos presentes em esterilizações, agentes biológicos presentes na atmosfera e agentes físicos, como ruídos, existe ainda a questão ergonômica que pode prejudicar os profissionais no longo prazo.
Por isso, o programa contribui até para a redução do absenteísmo e melhorias na produtividade da equipe.
Conformidade com a lei
Conforme mencionado acima, o PPRA é instituído pela NR-09 e, portanto, seu cumprimento demonstra o compromisso da sua clínica com a legislação e a segurança do trabalho.
Com ele, você evita sanções e multas e reforça a credibilidade da sua clínica entre os órgãos reguladores, pacientes e a própria equipe.
Essa é uma excelente maneira de ter uma clínica de destaque no mercado, sendo conhecida por um local que preza pela segurança de todos.
Cultura de segurança
Com uma cultura organizacional voltada à segurança, todos os profissionais da clínica entendem e colaboram para a ela.
Dessa forma, a prevenção fica enraizada no dia a dia, e motiva os colaboradores, o que certamente irá refletir num atendimento mais qualificado e numa maior satisfação dos pacientes.
Valorização do ambiente de trabalho
Clínicas que investem na segurança e na prevenção dos riscos contribuem para a retenção de talentos e com um ambiente de trabalho mais positivo.
Com isso, os profissionais se sentem mais protegidos e valorizados, tendendo então a ter mais motivação e disposição para oferecer um atendimento de qualidade.
Ao longo deste conteúdo, você conferiu como o PPRA é um investimento estratégico para a segurança e o sucesso da sua clínica.
Mas além dele, contar com uma boa tecnologia de gestão é fundamental. Com ela, você automatiza seus processos, reduz custos e conquista muito mais organização e segurança de dados.
O Versatilis System é um sistema para médicos completo, seguro e versátil, que conta com prontuário eletrônico, prescrição eletrônica, gestão de pacientes e agenda, telemedicina e muito mais!
Confira agora mesmo todas as vantagens do Versatilis System: agende uma demonstração gratuita sem compromisso e coloque a sua clínica à frente da concorrência!