Presença digital para médicos: o que é e qual a importância

Richard Riviere
5 de junho de 2023
Seta apontando para baixo.
médico utilizando um tablet e fazendo sua presença digital

Ter uma presença digital para médicos é a melhor forma de ser encontrado na internet e se conectar com os pacientes digitais. 

Segundo a pesquisa Jornada Digital do Paciente, 94% dos participantes afirmaram buscar informações sobre saúde na internet. 

Nesse sentido, ter uma presença digital é fundamental para os profissionais de saúde que desejam divulgar sua clínica, atrair novos pacientes e se conectar com eles. 

Além disso, com o atual cenário competitivo do mercado de saúde, manter essa presença online é indispensável para diferenciar sua clínica da concorrência e aumentar ainda mais o conhecimento sobre o seu trabalho. 

Neste artigo, reunimos algumas dicas para te ajudar a ter uma presença digital para médicos e aproveitar todos os benefícios que essa atitude te garante. 

Acompanhe! 

O que é e qual a importância da presença digital para médicos?

Presença digital para médicos é manter a sua marca e divulgar o seu trabalho por meio da internet. Isso pode ser feito com um site médico, pelas redes sociais, e-mail marketing e até podcasts. 

Com esses recursos, você constrói a sua imagem na internet por meio de relacionamentos com os pacientes e mostra qual é o diferencial do seu trabalho. 

Ter essa presença digital é uma das melhores formas de atrair pacientes para sua clínica atualmente. 

Por isso, investir nesse tipo de estratégia gera inúmeros benefícios e colabora bastante com o crescimento do seu empreendimento a longo prazo. 

Porém, vale lembrar que, antes de começar a produzir conteúdo e construir essa presença digital, é fundamental verificar o Manual de Publicidade Médica para fazer isso com ética e evitar problemas futuros. 

Como ter uma presença digital para médicos

Uma presença digital para médicos facilita indicações, gera conexão com os pacientes e atrai novas pessoas para a clínica. 

Isso porque, ao começar a produzir conteúdo de qualidade na internet, você obterá não só o reconhecimento de seus pacientes, como de seus colegas médicos. 

Confira agora as dicas que separamos para que você atinja esse objetivo com sucesso e se destaque da concorrência! 

Tenha um bom site

O primeiro passo para ter uma presença digital para médicos é ter um bom site médico e utilizar as estratégias de SEO. 

Com essas estratégias, você posiciona o seu site em buscadores, como o Google, e consegue ser encontrado nas pesquisas online feitas pelos pacientes. 

Nele, você deve inserir seu currículo profissional, disponibilizar um espaço para o agendamento online, mostrar as informações de contato da clínica e explicar sobre os procedimentos realizados. 

Dessa maneira, quando um paciente entrar em seu site, ele terá todos os dados que precisa para agendar uma consulta. 

Embora criar um site pareça uma tarefa complexa, investir na ajuda de profissionais da área é uma ótima opção e garante que você irá oferecer ao paciente um site rápido, seguro e fácil de usar. 

Esteja presente nas redes sociais

Segundo uma pesquisa da Comscore, os brasileiros passam em média 46 horas por mês nas redes sociais. 

Ou seja, quando falamos em presença digital para médicos, é praticamente impossível ignorar o poder das redes sociais. 

No entanto, existem diversas opções e você não precisa criar uma conta em todas. O ideal é entender em quais estão os seus pacientes para criar conteúdo apenas nelas. 

Para isso, você pode fazer uma pesquisa via e-mail marketing ou questionário disponibilizado na recepção da sua clínica. 

Após entender em quais redes você precisa estar, invista na produção de conteúdos com dicas, dúvidas comuns ou desmistificação de crenças a respeito de algum assunto relacionado a sua especialidade.

Assim, você produz conteúdo de qualidade e aumenta ainda mais a confiança de atuais e novos pacientes em seu trabalho, pois irá mostrar o que sabe e como seus atendimentos funcionam. 

Cadastre sua clínica ou consultório no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google. Ela facilita que uma empresa seja encontrada na rede de pesquisa e, por isso, manter sua clínica ou consultório lá é uma ótima opção. 

Na ferramenta, você irá cadastrar endereço, telefone, serviços, site e horário de funcionamento. 

Por exemplo, se você atuar em uma clínica de ortopedia e cadastrar as informações dela no Google Meu Negócio, quando os pacientes dos arredores pesquisarem por “clínica de ortopedia”, eles a encontrarão e poderão agendar uma consulta. 

Utilizar o agendamento online em conjunto com essa ferramenta é uma excelente opção para manter a sua clínica aberta 24 horas por dia. 

O agendamento online gera muito mais comodidade e facilidade, tanto para os clientes como para os profissionais da recepção, e possui um grande impacto na otimização da jornada do paciente. 

Utilize o e-mail marketing

Embora muitos profissionais ainda não utilizem essa ferramenta, ela gera inúmeros benefícios para sua presença digital. 

Com o e-mail marketing para clínicas, você mantém contato mesmo com aqueles pacientes sem horário marcado. 

Por meio dele, é possível enviar conteúdos com dicas pré e pós-procedimento, dúvidas, informações sobre a clínica e até e-mails de relacionamento, como de aniversário. 

Essa é uma excelente maneira de fortalecer a sua presença, ser lembrado por seus pacientes e, consequentemente, conquistar um excelente diferencial para o seu empreendimento. 

Produza conteúdo de qualidade em um blog

O conteúdo de qualidade é a base de toda sua presença digital para médicos. 

Com ele, você fortalece sua autoridade, explica melhor sobre técnicas ou procedimentos, soluciona dúvidas, entre outros conteúdos úteis para toda a comunidade digital. 

Em todos os canais citados acima você consegue produzir esse conteúdo de qualidade, mas fazer isso em um blog gera ainda mais visibilidade para sua clínica. 

Isso porque seu blog pode aparecer nas pesquisas dos pacientes e ter um ótimo alcance. 

Por exemplo, suponha que você seja um pediatra e, durante seus atendimentos, percebe que muitas famílias possuem dúvidas quanto a vacinas. 

Assim, você tem a possibilidade de criar um conteúdo sobre quais são as vacinas essenciais para um recém-nascido e, quando uma família pesquisar sobre esse tema no Google, poderá encontrar o seu artigo sobre o assunto e marcar uma consulta.

Por isso, todas essas dicas e estratégias fazem a diferença em sua presença digital e colaboram bastante com a atração e fidelização de pacientes, além de melhorarem o seu relacionamento com eles. 

Ao segui-las, você garante uma excelente presença digital e se mantém à frente da concorrência em sua especialidade!

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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