Como fazer o planejamento estratégico da clínica?

Richard Riviere
29 de junho de 2023
Seta apontando para baixo.
time de profissionais reunidos ao redor de uma mesa fazendo o planejamento estratégico da clínica

O planejamento estratégico da clínica colabora com o aumento da produtividade, melhora a qualidade dos serviços e a eficiência dos processos. 

É incomum que cursos na área da saúde abordem assuntos como gestão e administração de empresas.

No entanto, o empreendedorismo é o caminho escolhido por milhares de profissionais da área, que geralmente encontram dificuldades para manter a sustentabilidade de seus negócios. 

Nesse sentido, buscar informação e se aperfeiçoar nesses assuntos é um bom primeiro passo para fazer com que o seu empreendimento prospere. 

O planejamento estratégico da clínica entra, então, como ferramenta fundamental para te ajudar a enxergar oportunidades e diminuir seus riscos

Confira neste post todos os detalhes sobre essa ferramenta, qual a sua importância e como utilizar em sua clínica. 

Vamos lá?

O que é e qual a importância do planejamento estratégico da clínica?

O planejamento estratégico da clínica consiste em um processo de criação e execução de uma estratégia cuja finalidade é definir qual o melhor caminho para que a empresa atinja seus objetivos.

Ou seja, ele é uma importante ferramenta gerencial que permite que a clínica obtenha uma direção para seguir, considerando o ambiente no qual ela se insere, assim como suas forças e fraquezas. 

Philip Kotler, também conhecido como “Pai do Marketing”, em seu livro Administração De Marketing, define planejamento estratégico como: 

“O processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.

Dessa forma, o planejamento estratégico entrega inúmeros benefícios à gestão da clínica, tais como:

  • Melhora a organização de processos;
  • Garante mais assertividade na tomada de decisão;
  • Possibilita a priorização de tarefas;
  • Aumenta as chances de crescimento acelerado;
  • Aumenta a previsibilidade contra crises;
  • Economiza tempo e recursos. 

5 dicas para fazer o planejamento estratégico da clínica

Por meio do planejamento estratégico da clínica, é possível analisar cenários, definir metas e um plano de ação, fazendo com que ela seja fundamental na gestão de qualquer empresa. 

Além disso, à medida que você o executa, consegue acompanhar as ações e reconhecer problemas, caso eles aconteçam, o que facilita a correção de erros e a identificação de oportunidades de melhoria. 

A seguir, reunimos 5 dicas fundamentais para que você realize o planejamento estratégico da sua clínica e possa aproveitar esses e outros benefícios. Continue a leitura! 

Estabeleça diretrizes

O que você deseja para sua clínica no curto, médio e longo prazo? Qual é a sua missão com ela? Quais são os valores que ditam como você e seus colaboradores realizam os serviços? 

O primeiro passo para fazer um planejamento estratégico na clínica é a definição das diretrizes organizacionais. Isso porque são elas que irão conduzi-lo a seus objetivos e nortear seus colaboradores em momentos de crise. 

Por isso, nesta etapa você irá definir as seguintes questões:

  • Missão da empresa: ou seja, qual o principal objetivo da sua clínica, que problema ela se propõe a resolver;
  • Visão: aonde você quer chegar e em quanto tempo?;
  • Valores: quais são os princípios éticos e morais que norteiam o negócio.

Analise o ambiente interno e externo

Agora, é hora de entender quais são os pontos fortes e fracos da sua clínica, tanto em relação ao ambiente interno, como ao externo. 

O ideal é realizar essa análise em conjunto com seus colaboradores, para que vocês não se esqueçam de nada. 

Nesse sentido, para te auxiliar, existe uma ferramenta chamada matriz SWOT. Confira mais detalhes sobre ela!

A matriz SWOT

A matriz SWOT, em tradução matriz FOFA (Forças, Oportunidade, Fraquezas e Ameaças), é uma metodologia completa para mapear o perfil da empresa frente à concorrência e quanto aos serviços que ela realiza. 

Para utilizá-la, é necessário considerar tanto os fatores externos (oportunidades e ameças), que são incontroláveis, quanto os internos (forças e fraquezas), que são controláveis:

  • Forças: o que seu empreendimento tem de melhor? Atendimento diferenciado? Maior comodidade aos pacientes? Liste todas essas forças;
  • Fraquezas: e em relação aos pontos fracos? Existe algo que precisa melhorar? Novas tecnologias? Aqui, é importante ser sincero e não focar no “negócio ideal” e sim no negócio real;
  • Oportunidades: quais são as oportunidades do seu mercado? Existe algum novo tratamento? Alguma inovação tecnológica? Coloque na lista!;
  • Ameaças: alguma pesquisa tornou um de seus métodos obsoletos? Existe alguma influência da economia ou da política sobre o seu negócio? Também é importante coletar essas informações. 

Com essa matriz, você terá uma visão 360 da sua empresa, poderá identificar os elementos-chave para sua gestão e estabelecer prioridades. 

Defina objetivos e metas

Agora que você já estabeleceu diretrizes e possui uma visão completa dos fatores externos e internos, é hora de definir seus objetivos e metas

Com eles, você saberá exatamente onde deseja chegar por meio da execução de seu planejamento estratégico da clínica. 

Neste ponto, é interessante utilizar todas as informações reunidas nos passos anteriores para traçar objetivos alinhados com as oportunidades do seu negócio. 

Para cada objetivo, você irá definir uma meta correspondente, que deverá metrificar e ser o parâmetro de sucesso. 

Por exemplo, se um de seus objetivos é se tornar uma clínica referência em sua área de atuação, uma de suas metas pode ser aumentar em 20% o número de pacientes fidelizados

Aqui, é necessário ser realista, mas desafiador, de modo que as metas não sejam impossíveis, mas também não sejam facilmente alcançáveis.

Trace planos de ação

O próximo passo do planejamento estratégico da clínica é a criação de planos de ação. 

Ou seja, é hora de listar como tudo que foi planejado será alcançado e quem serão os responsáveis por cada um dos objetivos. 

Porém, é importante cuidar para que os planos de ação sejam completos e incluam dados sobre as estratégias, orçamento disponível e prioridades

Mantenha a equipe engajada

Manter o engajamento de sua equipe é fundamental para alcançar os objetivos com êxito. Isso porque, em seu papel, cada um contribui para esses objetivos. 

No entanto, lembre-se de estabelecer bem esses papéis para cada um, fazendo com que todos entendam como podem colaborar. 

Além disso, oferecer incentivos vinculados à conquista das metas é uma ótima forma de manter a equipe motivada.

Acompanhe os resultados

O planejamento estratégico da clínica é uma estratégia que você precisa acompanhar de perto para verificar a efetividade dos planos de ação e, se for o caso, corrigir algum. 

Ao fazer isso, você garante o melhor proveito para essa ótima ferramenta e aumenta suas chances de sucesso. 

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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