Gestão de pacientes: o que é e como fazer na sua clínica

Richard Riviere
21 de abril de 2023
Seta apontando para baixo.
médica feliz realizando a gestão de pacientes em sua clínica

A gestão de pacientes é o processo que garante que os pacientes estejam recebendo os cuidados adequados desde a pré-consulta até o tratamento e a recuperação.

Gestão significa ato ou efeito de gerir, administrar ou gerenciar. Segundo um artigo da Revista O Mundo da Saúde:

O monitoramento das principais atividades clínicas e gerenciais, com indicadores de desempenho e a implantação de ações e sistemas de garantia de segurança dos processos assistenciais permite a otimização e racionalização dos processos.

Por isso, utilizar a tecnologia e o monitoramento de suas atividades para otimizar a gestão da clínica e, consequentemente, a gestão de seus pacientes, gera inúmeros benefícios para sua prática médica. 

Neste artigo, você irá conferir o que é, qual a importância e como realizar a gestão de pacientes na sua clínica. 

Acompanhe!

Qual a importância da gestão de pacientes?

A gestão de pacientes envolve uma série de atividades, como agendamento de consultas, triagem, registro de informações médicas, tratamento, acompanhamento pós-tratamento, entre outras.

Por meio dela, é possível prevenir erros médicos, evitar a duplicação de serviços desnecessários, reduzir os custos de saúde e acompanhar o progresso do tratamento. Outra vantagem é garantir que as informações médicas estejam disponíveis e atualizadas. 

Além disso, uma boa gestão de pacientes melhora a comunicação entre os profissionais de saúde, permitindo uma coordenação mais eficaz no tratamento.

5 dicas para fazer a gestão de pacientes na sua clínica

Para realizar uma boa gestão, é importante que os profissionais estejam comprometidos com um atendimento humanizado e gerenciem bem suas agendas. Para fazer isso, contar com os recursos tecnológicos que facilitam esse processo é essencial.

Confira a seguir algumas dicas para fazer uma boa gestão de pacientes na sua clínica e entregar uma experiência ainda melhor durante seus atendimentos. 

Ofereça um atendimento humanizado

O primeiro passo para realizar uma boa gestão de seus pacientes é oferecer um atendimento humanizado

Para atingir esse objetivo, a comunicação, inclusive da linguagem não-verbal, faz toda a diferença. 

Em algumas especialidades médicas, esse cuidado é ainda mais fundamental. Isso porque alguns pacientes já chegam à clínica tensos com suas questões de saúde.

Nessa hora, quebrar o gelo, chamar o paciente pelo nome, mostrar solicitude e abertura fazem toda a diferença. 

Durante a instrução para o tratamento, também é importante que o profissional explique de forma clara e objetiva as recomendações. Afinal, essa comunicação precisa garantir que a pessoa entenda a importância de seguir as instruções.

Utilize um prontuário eletrônico

Com um prontuário eletrônico, você encontra todas as informações e o histórico do paciente com poucos cliques. Porém, ele possui outras funcionalidades que otimizam a experiência em sua clínica.

A integração com o WhatsApp ou ferramentas de receituário digital, por exemplo, fazem toda a diferença. Com elas, você se comunica com seus pacientes de forma fácil e rápida.

Outro ponto importante é a segurança, pois prontuários e receitas de papel podem ser facilmente lidos por terceiros. 

Por outro lado, um prontuário eletrônico oferece a garantia de que apenas profissionais de saúde autorizados terão acesso a ele. 

Além do mais, com esse tipo de prontuário, você consegue fazer as anotações de forma mais rápida, focando sua atenção no paciente durante mais tempo na consulta. 

A otimização de espaço é outro benefício gerado pela digitalização dos prontuários. 

Como os profissionais precisam armazenar prontuários de papel por pelo menos 20 anos, imagine quanto de espaço você não economiza ao armazenar tudo isso em um sistema médico?

O melhor é poder utilizar o espaço liberado na clínica para gerar melhorias para os pacientes, como com uma nova sala de consultas, ou a ampliação da recepção para torná-la ainda melhor. 

Cuide da gestão de sua agenda

Como está a gestão de agenda em sua clínica? Os pacientes são atendidos no horário ou os atrasos são frequentes?

Gerir sua agenda de forma eficaz é outro passo importante para a boa gestão de seus pacientes. 

Com uma agenda online, você consegue ter acesso a todos os seus compromissos a qualquer hora e local, o que facilita sua organização diária e semanal. 

Outras dicas importantes para gerir bem a sua agenda são:

  • Saiba a duração de seus atendimentos: essa é uma boa forma de programar melhor seus horários, já que primeiras consultas costumam demorar mais do que consultas de retorno, por exemplo;
  • Deixe alguns minutos vagos entre um atendimento e outro: desse modo, você se prepara para receber o próximo paciente e ainda pode gerir melhor os imprevistos;
  • Ofereça o agendamento online em sua clínica: com ele, seus pacientes podem agendar consultas 24 horas por dia, sem precisar entrar em contato com as recepcionistas via WhatsApp ou telefone.

Envie lembretes de consulta e de retorno

Seus pacientes costumam faltar muito? Se sim, os lembretes de consulta podem reduzir essas faltas em até 50%!

Isso porque muitos pacientes faltam por esquecimento, especialmente nas consultas agendadas com bastante antecedência. 

Com um software médico que ofereça essa funcionalidade, você soluciona esse problema e otimiza a jornada de seus pacientes.

Ter a confirmação de consulta também ajuda bastante. Com essa ferramenta, as recepcionistas conseguem programar possíveis encaixes, no caso de faltas, de forma muito mais ágil.

Automatize processos com um sistema médico

Para garantir uma gestão de pacientes eficaz, é necessário que o profissional de saúde utilize as ferramentas adequadas. Para isso, existem diversos sistemas médicos de gestão disponíveis no mercado.

Com esses sistemas, é possível registrar e acompanhar o histórico dos pacientes no prontuário eletrônico, ter uma agenda online para marcação e envio de lembretes de consulta, prescrever medicamentos, utilizar a Telemedicina, entre outras funcionalidades.

Outra vantagem é que, com um software, você pode gerar relatórios sobre o perfil de seus pacientes, com padrões de comportamento, ou quais são os dias em que há maior marcação de consultas.

Dessa maneira, você pode, por exemplo, adequar sua agenda para liberar mais horários nos dias em que há um maior fluxo na clínica. 

Ou seja, com um sistema fica muito mais fácil mapear melhorias e entender o que realmente irá gerar valor para seus pacientes.

Um sistema médico, como o Versatilis System, oferece tudo isso e ainda facilita a comunicação entre profissionais de saúde, o que garante um excelente cuidado com o tratamento.

Agende uma demonstração gratuita do Versatilis System e confira na prática os benefícios do sistema que está facilitando o dia a dia de mais de 3 mil profissionais em todo o país!

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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