Ter uma clínica digital é oferecer o melhor da tecnologia a seus pacientes para atrair novas pessoas e gerar fidelização.
O mercado de saúde está cada vez mais competitivo. Por esse motivo, é importante se destacar da concorrência e oferecer ao paciente o que há de melhor.
Isso porque as pessoas buscam comodidade, segurança e agilidade em todos os aspectos de suas vidas. No cuidado com a saúde esses pontos não ficam de fora.
Ao contar com recursos digitais, você otimiza o desempenho da sua equipe e, assim, eles poderão focar em atividades mais importantes, como elaborar novas estratégias para a clínica.
Neste conteúdo, reunimos algumas dicas que irão te ajudar a ter uma clínica digital, e otimizar a experiência dos seus pacientes e a sua gestão.
Acompanhe!
Qual é a importância de ter uma clínica digital?
Ter uma clínica digital demonstra que você deseja entregar a seus pacientes o melhor que a tecnologia pode oferecer.
Afinal, os recursos digitais te ajudam a automatizar tarefas manuais e repetitivas para focar naquilo que realmente importa, como o atendimento humanizado na consulta.
Nesse sentido, contar com a tecnologia é fundamental para se destacar não apenas na experiência do paciente, mas também na gestão do seu negócio.
Desse modo, você consegue administrar melhor a sua clínica e organizar seus processos, o que é algo indispensável em qualquer empresa, como demonstra um conteúdo do Centro Universitário Uniesp:
A administração e gerenciamento de recursos é essencial para qualquer empresa, pois tratará do controle de seus materiais e da logística aplicada a ela, uma vez que ela propõe uma melhoria no seu funcionamento e desempenho, utilizando de diversas plataformas tecnológicas desenvolvidas com o passar das décadas.
Com uma clínica digital, você alcança esses objetivos com sucesso.
6 passos para ter uma clínica digital
Uma clínica, para ser considerada digital, precisa contar com tecnologias atualizadas e, por meio delas, levar a melhor experiência aos pacientes.
Contar com um prontuário eletrônico e ter uma agenda online são apenas alguns dos passos iniciais.
Confira a seguir quais são os outros e descubra os benefícios de cada um para sua rotina.
1. Utilize um prontuário eletrônico
O primeiro e muito importante passo para ter uma clínica digital é utilizar um prontuário eletrônico.
Com ele, você centraliza as informações dos seus pacientes, ganha agilidade em sua consulta ao automatizar tarefas repetitivas e ainda tem muito mais segurança.
Além disso, um prontuário eletrônico economiza bastante espaço da sua clínica, e você pode utilizar esse espaço para levar melhorias aos pacientes, como aumentar a sala de espera ou criar mais uma sala de consulta.
Outra vantagem é a facilidade de contar com o receituário digital. Com ele, é possível prescrever medicamentos de forma rápida e segura, oferecendo ao paciente toda a comodidade que ele precisa.
2. Ofereça o agendamento online
Não há como falar em clínica digital sem falar em agendamento online.
Como hoje em dia os pacientes buscam experiências cada vez melhores, oferecer esse tipo de agendamento colabora muito com isso.
Afinal, dessa forma, eles não precisarão esperar para falar com as recepcionistas para marcar uma consulta.
Com o agendamento online, é possível realizar agendamentos a qualquer hora e de qualquer local. Isso gera praticidade e rapidez aos pacientes e coloca a sua clínica à frente da concorrência.
3. Automatize seus processos
Preencher fichas manualmente e analisar dados espalhados em cadernos ficou no passado.
Se você deseja ter uma clínica digital, precisa automatizar seus processos de agendamento, prontuário e gestão da clínica.
Desse modo, você conquista agilidade e muito mais organização. Com um sistema para clínicas, por exemplo, é possível centralizar todos esses processos em um só local, tornando muito mais fácil encontrar uma informação e analisar seus dados.
4. Conte com estratégias de marketing digital
Se você ainda não utiliza o marketing digital na sua clínica, esse é o próximo passo.
Nesse sentido, estar presente nas redes sociais, ter um site médico e cadastrar sua clínica no Google Meu Negócio são pontos indispensáveis que não podem ficar de fora.
Com essa presença digital, você consegue divulgar seu negócio, atrair mais pacientes e reforçar sua autoridade no mercado.
Outra estratégia bem interessante é o e-mail marketing. Por meio dele, você consegue enviar conteúdos de valor para seus pacientes, e tornar essa relação bem mais próxima.
Você poderá, por exemplo, enviar comunicados, dicas sobre cuidados com a saúde e até e-mail de aniversário. Tudo isso faz uma grande diferença para os pacientes e colabora bastante com a fidelização, além de render indicações para a clínica.
5. Utilize tecnologia em sua sala de espera
Ter uma clínica digital significa contar com a tecnologia em todos os pontos de contato com o paciente. Na sala de espera não poderia ser diferente.
Oferecer um totem para agilizar o atendimento é um dos recursos que você pode adotar para otimizar a experiência do paciente e o tempo das recepcionistas.
Além disso, contar com um painel de interatividade na TV da clínica também é ótimo para fortalecer o marketing do seu empreendimento.
O Versatilis System, por exemplo, é um sistema para clínicas que oferece ambos os recursos. Com o painel, é possível mostrar dicas de saúde, o currículo dos profissionais que trabalham na clínica e dicas sobre os procedimentos.
Bem melhor do que ficar mostrando notícias e outras questões polêmicas na TV, não concorda?!
6. Escolha um bom sistema para clínicas
O processo de transformação digital de uma clínica envolve planejamento, dedicação e não é uma coisa que acontece de uma hora para outra.
Contar com um bom sistema para clínicas te ajuda a alcançar esse objetivo. Com um sistema, você terá acesso a diversas funcionalidades fundamentais para uma clínica digital, como:
- Prontuário eletrônico;
- Agenda online;
- Envio de lembretes e confirmações de consulta;
- Gestão de pacientes;
- Financeiro;
- Emissão de notas;
- Automações.
Com o Versatilis System, você tem acesso a todas essas funcionalidades e muito mais. Dessa forma, você digitaliza e automatiza suas tarefas ao contar com recursos que fazem toda a diferença no dia a dia da clínica.
Por isso, se você deseja ter uma clínica digital para atrair e fidelizar mais pacientes em seu negócio, siga as dicas do nosso post e agende uma demonstração gratuita do Versatilis para entender como esses e outros benefícios funcionam na prática!