Entender a jornada digital do paciente ajuda a aprimorar a experiência e garantir a fidelização na sua clínica. Saiba tudo neste conteúdo!
Você sabia que, desde o primeiro contato até o acompanhamento pós-consulta, cada paciente traça uma jornada que impacta diretamente a percepção dele sobre o serviço prestado?
Pois é. Isso porque cada interação faz parte dessa jornada, na qual os pacientes possuem grandes expectativas em relação à conveniência e a acessibilidade, especialmente o paciente digital!
Por isso, investir no mapeamento dessa trajetória é bem mais do que uma tendência, é uma necessidade para proporcionar um atendimento ágil e eficiente.
Neste conteúdo, você irá conferir tudo que precisa saber sobre esse processo, de modo a melhorar a comunicação e otimizar o uso dos seus serviços pelas pessoas.
Acompanhe!
O que é a jornada digital do paciente?
A jornada digital do paciente se refere a todas as interações dele com a sua clínica por meio das plataformas digitais. Ou seja, ela começa bem antes do atendimento, já na hora da busca inicial por informações.
Nesse sentido, dessa busca inicial ao recebimento dos resultados dos exames, cada etapa pode ser facilitada pela tecnologia.
Em termos práticos, essa jornada começa justamente quando o paciente descobre que tem um problema e inicia sua pesquisa por clínicas, lê avaliações e tira dúvidas pela internet. Depois disso tudo, ele finalmente irá agendar uma consulta.
Essa consulta pode ser tanto presencial quanto remota via teleconsulta, e o pode incluir o acompanhamento via aplicativos, envio de lembretes e orientações sobre cuidados pré e pós-atendimento.
Ao olhar para a jornada digital do paciente, você consegue promover uma experiência integrada e contínua, facilitando o trabalho ao obter uma comunicação mais fluida e uma maior organização dos dados.
Qual é a importância da jornada digital do paciente?
A jornada digital do paciente impacta diretamente a transformação dos serviços de saúde. Assim, sua importância está no potencial de melhorias na experiência, de modo a facilitar o acesso aos cuidados e otimizar os processos clínicos.
Para o paciente, essa jornada significa muito mais conveniência e agilidade. Por exemplo, com ela, ele consegue agendar consultas de forma online, se comunicar com os profissionais de saúde com segurança e acessar resultados de exames em poucos cliques.
Já para você, profissional ou gestor de saúde, entender e otimizar essa jornada gera uma maior organização e controle dos seus processos clínicos.
Nesse sentido, um bom sistema para médicos é um grande aliado. Com ele, você conquista uma gestão eficiente da sua agenda, gerencia o prontuário e ainda obtém ferramentas como a telemedicina e o acompanhamento remoto.
Essa jornada é fundamental para otimizar a alocação dos seus recursos, atrair e fidelizar mais pacientes e otimizar o fluxo de trabalho.
Por tudo isso, a jornada é indispensável para modernizar a sua assistência clínica, oferecer uma experiência de cuidado contínuo e acessível e melhorar o seu trabalho enquanto profissional.
5 passos para mapear a jornada digital do paciente
Mapear a jornada do paciente é uma atitude muito recomendada para identificar pontos de melhoria e otimizar a experiência na sua clínica ou consultório. Confira agora como fazer isso de forma prática em 5 passos!
Passo 1: Identifique todos os pontos de contato
Em primeiro lugar, lista todos os pontos de interação digital entre o seu paciente e a clínica. Considere, para isso, desde o momento da primeira busca de informações sobre os serviços até a comunicação via Portal do Paciente, por exemplo.
Esse processo, então, precisa considerar a leitura das avaliações da clínica ou do profissional, a marcação de consultas e o pós-atendimento com o envio de um e-mail com orientações para exames, caso necessário.
Ao identificar esses pontos fica muito mais fácil visualizar a jornada completa e identificar possíveis falhas ou oportunidades de melhorias.
Passo 2: Entenda as expectativas do paciente
Em seguida, é necessário se colocar no lugar do paciente para entender quais são as expectativas dele em cada etapa.
Por exemplo, ao desejar marcar uma consulta, você espera agilidade e uma comunicação eficaz com a equipe médica, certo? Seu paciente espera a mesma coisa!
Além disso, durante a consulta, é importante o acesso eficaz ao prontuário eletrônico e a disponibilidade da prescrição digital para maior comodidade.
Passo 3: Analise os dados
Uma das maiores vantagens do mundo digital para empresas é a abundância de dados disponíveis. Por isso, utilize-os a seu favor!
Procure colher feedbacks de pacientes, métricas de engajamento online, utilização do Portal do Paciente, entre outros.
Esses dados ajudam a identificação de gargalos no processo, como páginas de agendamento que demoram a carregar ou a falta de integração entre os sistemas.
Passo 4: Desenhe a jornada ideal
Com a jornada atual mapeada, as expectativas claras e uma boa análise de dados, é hora de desenhar a jornada ideal do seu paciente. Defina, dessa forma, qual seria a experiência perfeita do agendamento ao pós-consulta.
Toda essa jornada envolve o uso de tecnologias que possibilitam a integração eficaz dos sistemas de prontuário eletrônico, o uso de lembretes automáticos e das tecnologias de acompanhamento remoto da telemedicina.
Passo 5: Implemente melhorias
Agora que você já identificou e desenhou a jornada ideal, é preciso ter em mente que esse mapeamento não é um processo estático.
Assim, é importante revisar cada etapa de forma contínua, sempre coletando pacientes e monitorando o desempenho dos pontos digitais de contato com o seu paciente.
Afinal, a inovação e a tecnologia avançam rapidamente, e sua clínica precisa se adaptar às mudanças caso queira continuar oferecendo um atendimento de excelência.
Conte com uma boa tecnologia de gestão na sua clínica
Uma boa tecnologia de gestão na sua clínica impacta a experiência de todos os seus pacientes, e não só no meio digital!
Isso porque ter um sistema de gestão completo e integrado é sinônimo de eficiência e organização no seu dia a dia. Com ele, você facilita o agendamento de consultas, o acesso aos prontuários eletrônicos e o envio de lembretes automáticos.
Ou seja, você melhora a comunicação interna e externa da sua clínica, e ainda consegue monitorar o desempenho dos colaboradores, convênios, bem como acompanhar o fluxo de pacientes.
Por isso, se você deseja uma gestão mais assertiva e um atendimento mais ágil aos seus pacientes, invista em um bom sistema para clínicas, como o Versatilis System!
Com o Versatilis, você terá um sistema completo, seguro e versátil para a sua rotina, contando com prontuário, prescrição, telemedicina, Portal do Paciente com agendamento online e muito mais!
Essa é a sua chance de otimizar a jornada digital do paciente e obter mais eficiência operacional na sua clínica ou consultório.
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