O Youtube para médicos está cada vez mais deixando de ser um diferencial no marketing, seja o marketing pessoal ou das instituições de saúde. Os profissionais estão utilizando a plataforma para se conectar com pacientes e se consolidarem como autoridades.
O Youtube é o segundo mecanismo de busca mais utilizado no mundo, ficando atrás apenas para o Google. Inclusive, em 2006, o Google comprou a plataforma por US$ 1,65 bilhão em ações.
Segundo a Forbes, somente em 2021 o Youtube e os negócios gerados a partir dele impactaram o PIB brasileiro com R$ 6 bilhões. Em um ano, entre junho de 2029 e junho de 2020, o tempo de exibição do YouTube em telas de televisão cresceu 115%.
“82% dos consumidores no Brasil dizem que a publicidade em vídeos do YouTube os torna mais propensos a considerar a compra de uma marca ou produto. […] o formato curto do YouTube tem mais de 30 bilhões de visualizações por dia e é consumido por 1,5 bilhão de usuários mensais no mundo todo. “
Apenas os próprios dados da plataforma já mostram como essa rede social é importante para quem quer ser encontrado facilmente na internet. Mas qual será a função do Youtube na área da saúde?
Aprende neste artigo mais sobre o Youtube para médicos e como criar o seu canal. Boa leitura!
Qual a importância do Youtube para médicos?
Investir no Youtube é uma ótima forma de ser encontrado facilmente pelas pacientes na internet.
Caso você não tenha percebido, o próprio Google segue a tendência de outras redes sociais como o TikTok e o Instagram, e está mostrando mais resultados de busca em formatos de vídeos.
O audiovisual como um todo é uma forte tendência de consumo de conteúdo, afinal, no dia a dia as pessoas preferem escutar um podcast ou um vídeo, pois não têm tempo para ler um longo artigo ou consumir um eBook (livro digital).
Quando seus pacientes querem encontrar uma resposta rápida na internet, vão preferir um artigo no Google ou um vídeo no Youtube – vão usar até mesmo o TikTok como mecanismo de busca!
Por isso, a importância do Youtube para médicos está, em primeiro lugar, em ser encontrado facilmente (e sem investir tanto dinheiro como seria gasto em anúncios e propagandas, por exemplo).
Em segundo lugar, podemos abordar o fato de você, como profissional, se tornar uma fonte segura de informações em meio a tantas fake news da internet. Como você já deve saber, nem todas as fontes de dados que o Google ou o Youtube mostram são confiáveis.
Apesar desses mecanismos tentarem a cada dia serem mais seguros, ou seja, consideram fatores de ranqueamento como expertise e autoridade na área, ainda não é possível confiar totalmente nos resultados.
Para combater essas informações falsas que podem prejudicar a saúde dos seus pacientes, produzir seu próprio conteúdo é fundamental. E não é necessário gastar rios de dinheiro para produzir um bom conteúdo – seu próprio celular pode dar conta do serviço.
Como consequência de se tornar uma fonte segura de dados, os médicos também ganham autoridade, ou seja, são reconhecidos como referências em suas áreas de atuação.
Ao discutirem sobre saúde com seus colegas, vão recomendar um canal que gostam no Youtube (que pode ser o seu).
Além disso, uma pessoa que segue suas redes sociais porque gosta do seu conteúdo e já assistiu seus vídeos, estará mais propenso a marcar uma consulta com você do que com um profissional desconhecido.
O mesmo vale para indicações. Quando alguém recebe uma indicação do seu serviço, provavelmente vai pesquisar seu nome no Google antes de ligar marcando uma consulta, e encontrar um vídeo seu e um site com seu currículo passa mais segurança e credibilidade.
Como criar seu canal médico no Youtube
1. Acesse a plataforma para criar seu canal
Acesse o Youtube (https://www.youtube.com/) e selecione a opção “Fazer login” no canto superior direito. Caso você já tenha um Gmail, conseguirá utilizar o e-mail para criar sua conta ou acessar uma já existente.
Seus dados pessoais como nome completo e e-mail não são disponibilizados publicamente, ou seja, você pode criar um canal para a sua clínica com seu e-mail pessoal, basta clicar em “Crie um canal”.
2. Configure seu Youtube Studio
Como o próprio nome diz, o Youtube Studio é seu estúdio dentro do Youtube. Você pode dar um nome para seu canal, disponibilizar informações como meios de contato e uma descrição sobre quem você é.
Também é possível adicionar fotos, como um ícone (foto de perfil) e capa (banner) para o seu canal. O ideal é que você deixe seu canal bem completo, como se fosse um site no Google. Fale sobre quem é e sua experiência na área.
Além de personalizar a identidade visual, você também pode conferir estatísticas sobre o canal, como visualizações, comentários, compartilhamentos, entre outras configurações de gerenciamento da plataforma.
3. Suba seu primeiro vídeo
Após configurar seu canal, é hora de subir seu primeiro vídeo.
Caso você ainda não tenha gravado um, basta que você tenha um bom celular (a qualidade de imagem e áudio dos smartphones atualmente são ótimas para o início do seu canal, não há necessidade de comprar uma câmera profissional) e um script.
O script é um roteiro do seu vídeo. Você não precisa escrever cada palavra que será dita, mas é importante separar pelo menos os tópicos que você deseja abordar, assim, não se esquecerá de nada no momento da gravação.
Também atente-se a estar em um local silencioso, com uma boa iluminação e sem distratores no fundo do seu enquadramento, ou seja, o fundo da gravação não está bagunçado.
Gravou o vídeo? Basta clicar no botão “Criar” no Youtube Studio e realizar o upload (subir o vídeo para a plataforma).
Quando o vídeo terminar de carregar, você verá que é possível colocar diversas configurações, como classificar se o vídeo é ou não para crianças, título, descrição, monetização, entre outros.
Existem várias opções de personalização, mas o essencial é colocar um título e descrição com a palavra-chave que você deseja ranquear, como “dor na coluna”. Assim, será encontrado mais facilmente quando alguém pesquisar no Youtube ou no Google.
Viu como é fácil criar seu canal? O Youtube para médicos não tem nenhum segredo, você só precisa ter disciplina para seguir seu planejamento e gravar seus vídeos.
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