TikTok para médicos: será que vale a pena?

Richard Riviere
29 de maio de 2023
Seta apontando para baixo.
médica jovem segurando um celular e sorrindo

O TikTok para médicos pode aumentar a visibilidade da sua marca e gerar novas conexões com seus pacientes, especialmente os mais jovens. 

O TikTok é uma rede social que cresce a cada dia. Uma pesquisa do DataReportal divulgada pelo Opinion Box, registrou 74,1 milhões de usuários ativos em janeiro de 2022. 

Por esse motivo, profissionais de diferentes áreas, inclusive médicos, estão criando suas contas para divulgarem seus trabalhos e atraírem novos clientes. 

Mas será que essa rede vale mesmo a pena para os profissionais de saúde? Neste artigo, reunimos algumas informações que irão ajudar a responder essa pergunta. 

Continue com a gente! 

TikTok para médicos: o que é e quando usar?

O TikTok é uma rede social de vídeos curtos que chegou ao Brasil em 2018. Sua popularização aconteceu em 2020, e abriu portas para que muitas pessoas começassem a produzir conteúdos e “viralizar” rapidamente. 

Assim, diversos influenciadores vêm surgindo nessa rede e se tornando populares entre seus usuários. Os médicos não ficam de fora. 

Segundo a pesquisa feita pelo Opinion Box, 71% dos usuários do TikTok acreditam que é possível aprender uma coisa nova com ele, e 52% gostariam que as marcas que consomem utilizassem mais a rede. 

Isso porque, embora o TikTok seja bastante conhecido por seus vídeos divertidos, existe muito conteúdo de qualidade, o que o torna, então, uma excelente ferramenta de marketing para o seu trabalho. 

Ou seja, se você deseja divulgar a sua clínica, produzir conteúdo interessante e conquistar novos pacientes, o TikTok pode, sim, ser para você!

Porém, vale uma ressalva importante: antes de iniciar uma produção de conteúdo nessa rede, o ideal é entender se ela realmente é relevante para seus pacientes. 

Para isso, você pode fazer uma pesquisa rápida via e-mail ou mesmo com um pequeno questionário disponibilizado na recepção. Desse modo, é possível entender se seus pacientes usam ou têm interesse em usar o TikTok. 

Cuidados que você precisa tomar ao utilizar o TikTok para médicos

Se você perguntou para os seus pacientes e percebeu que sim, eles têm interesse no TikTok, então é hora de começar a pensar no seu planejamento. 

Porém, antes de mais nada, é essencial tomar alguns cuidados para utilizar a rede com ética e responsabilidade para evitar problemas. 

A forma de fazer isso é seguir as recomendações do Manual de Publicidade Médica, elaborado pelo CFM. 

De modo geral, o objetivo dele é conscientizar os profissionais a respeito da produção de conteúdo em qualquer rede social ou de propaganda e evitar o sensacionalismo, a autopromoção e a mercantilização do ato médico. 

Confira algumas recomendações importantes do que não fazer:

  • Divulgar fotos de “antes e depois” de pacientes, mesmo com a autorização deles;
  • Garantir a efetividade de tratamentos ou procedimentos;
  • Utilizar expressões como “o melhor”, “o único”, etc;
  • Participar da divulgação de produtos e medicamentos cujos resultados não foram aceitos pela comunidade científica;
  • Divulgar preços de procedimentos e promoções com descontos;
  • Divulgar aparelhos como forma de atendimento superior.

Ao tomar esses cuidados e olhar o Manual de Publicidade do CFM com calma, você irá produzir conteúdos incríveis com responsabilidade e sem dores de cabeça futuras. 

Passo a passo para usar o TikTok para médicos

A produção de conteúdo no TikTok para médicos precisa ser dinâmica, entregar valor e utilizar os recursos disponíveis na rede para um bom resultado. 

Mas como é possível conquistar tudo isso? Acompanhe as dicas abaixo que a gente te ajuda! 

Cuide da criação do perfil

O primeiro, e mais importante, passo é a criação do seu perfil. Para isso, escolha uma foto de qualidade, que gere empatia e proximidade com o público. 

Nesse sentido, você pode criar um perfil profissional pessoal ou para sua clínica, e a escolha da sua foto e da descrição do seu perfil depende dessa escolha. 

Por exemplo, se você deseja se posicionar com o seu nome, fale um pouco sobre o seu trabalho, o que você faz e qual seu diferencial, mas se você deseja se posicionar com a sua clínica, fale sobre os serviços e procedimentos.  

Se você tem um site médico ou outras redes sociais, é importante incluir os links em seu perfil também. Assim todos que entrarem poderão ter mais informações de forma fácil e prática, caso queiram agendar uma consulta com você. 

Utilize hashtags para ser descoberto

As hashtags, ou “#”, do assunto de seus posts são uma ótima forma de levar seus conteúdos para um público mais amplo. 

Se você é um ginecologista, consegue usar hashtags como #saudedamulher, #ginecologia, #metodoscontraceptivos, entre outras. 

Além disso, vale apostar em assuntos mais amplos, como #medicinapreventiva, #cuidadohumanizado, #dicasdesaude, etc. 

Abuse dos recursos da rede

Por ser uma rede dinâmica e focada em vídeos, o TikTok está cheio de recursos interessantes que você pode e deve explorar em seus conteúdos. 

Lá, é possível inserir texto, música, áudios em alta, e entrar em algumas trends, que são conteúdos reproduzidos por vários usuários para viralizarem de forma natural, como desafios e tutoriais. 

O ideal neste passo é entender quais desses recursos podem ser usados da melhor maneira para a realidade da sua especialidade ou clínica. 

Crie conteúdo de qualidade

A regra é a mesma para qualquer rede social, mas vale a lembrança. O conteúdo é a chave para se conectar com seus pacientes e aumentar o valor da sua marca. 

Porém, é preciso que esse conteúdo seja de qualidade, e realmente entregue dicas valiosas, especialmente em tempos de fake news. 

Para produzi-lo, foque em dicas de saúde, solução de dúvidas comuns, explicações sobre procedimentos e tratamentos, ou até mesmo a desmistificação de crenças erradas a respeito de alguma doença, ou condição. 

Desse modo, você irá fortalecer a sua autoridade e ainda produzir conteúdo útil não apenas para seus pacientes, mas para milhares de usuários da internet!

Faça parcerias

Uma das partes mais legais de produzir conteúdo nas redes sociais é a chance de se aproximar e conhecer pessoas novas. Por isso, a dica aqui é fazer parcerias. 

Acompanhe os influenciadores que você gosta, interaja no conteúdo deles e crie essa conexão. 

Essa é uma ótima maneira de aumentar o alcance do seu perfil e manter contato com outros profissionais que você também admira! 

Ao seguir essas dicas, você terá uma excelente estratégia de TikTok para médicos e poderá aproveitar essa rede da melhor forma para sua clínica ou consultório. 

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog para mais dicas como essas!

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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