A teleinterconsulta é uma das modalidades da telemedicina. Ela colabora com a qualificação da assistência médica e cresce a cada dia.
Com o avanço da tecnologia, os cuidados com a saúde tendem a ser cada vez melhores. De tratamentos à gestão de clínicas e consultórios, a teleinterconsulta é um desses avanços cujo maior objetivo é melhorar a assistência ao paciente.
Ela é uma das modalidades de telemedicina que permite a comunicação entre profissionais de saúde, seja para a assistência de um especialista, ou uma segunda opinião em relação a um diagnóstico.
Segundo uma definição do Governo Federal:
A Teleinterconsulta faz uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) para permitir a troca de informações e opiniões a distância entre médicos, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico, terapêutico, monitoramento ou prevenção de doenças.
Neste artigo, você vai conferir tudo sobre o tema e quais são suas vantagens para médicos e pacientes.
Vamos lá?
O que é a teleinterconsulta?
A teleinterconsulta é uma modalidade da telemedicina que acontece quando um profissional busca a ajuda de outro, e seu maior objetivo é qualificar a assistência médica.
Assim, a teleinterconsulta é comum quando um médico procura a opinião de outro nas seguintes situações:
- Deseja considerar uma segunda opinião em um diagnóstico;
- Tira as dúvidas sobre a realização de um determinado procedimento;
- Verifica qual o medicamento mais indicado para um caso específico.
Entre outras.
Ou seja, ela é posta como mais uma opção de atenção à saúde para haver a promoção desta e um atendimento cada vez melhor à população.
Nesse tipo de atendimento, o paciente pode ou não estar presente. Porém, o mais importante aqui é a troca de informações entre os profissionais.
Atualmente, esse tipo de prática não apenas se restringe aos médicos, mas envolve toda a equipe dentro da instituição.
Graças às trocas que a teleinterconsulta possibilita, pode-se entender melhor os casos clínicos e evoluir nos processos de atendimento aos pacientes. Desse modo, eles obtêm um tratamento mais assertivo, embasado na opinião de vários especialistas.
Como funciona a teleinterconsulta?
A troca de informações entre profissionais de saúde para um melhor atendimento é geralmente realizada por meio das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação, ou TIC’s.
Com elas, os médicos só precisam de um dispositivo com conexão à internet – que pode ser um celular, tablet ou computador – para conversarem com especialistas de todo o mundo.
Assim, diminuem-se as distâncias geográficas para buscar o melhor diagnóstico e tratamento para o paciente.
A interdisciplinaridade é outra estratégia que costuma fazer parte da teleinterconsulta, pois ao envolver profissionais de diferentes especializações, é possível oferecer atenção integral e mais humanitária àqueles que precisam.
O que diz a legislação sobre a teleinterconsulta?
A teleinterconsulta, assim como as demais modalidades da telemedicina, é reconhecida, permitida e regulamentada no Brasil pelo CFM.
Nesse sentido, a Resolução nº 2.314, de 2022 define a teleinterconsulta como a troca de informações e opiniões entre médicos, com o auxílio das TIC’s, com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico, terapêutico, clínico ou cirúrgico.
Como exigência, o médico assistente responsável pela teleinterconsulta deverá ser, obrigatoriamente, o médico responsável pelo atendimento presencial. Isso posto, os demais envolvidos só podem ser responsabilizados por seus atos.
Vale destacar que, todos os tipos de atendimento por telemedicina precisam seguir os padrões normativos e éticos usuais do atendimento presencial.
Ou seja, é fundamental cuidar da segurança de dados dos pacientes, e realizar a telemedicina apenas por meio de sistemas médicos especializados para protegerem as informações sensíveis.
Quais são os benefícios da teleinterconsulta?
A teleinterconsulta gera valiosas trocas entre profissionais de saúde cujo objetivo é melhorar a qualidade dos tratamentos e diagnósticos dos pacientes.
Saiba mais sobre esses benefícios a seguir!
Qualifica o atendimento aos pacientes
Ao buscar por uma segunda opinião, o profissional amplia a qualidade desse atendimento, pois conta com mais de uma expertise.
Isso oferece uma segurança maior na hora da tomada de decisão, pois você poderá entender as visões de outros profissionais que, às vezes, podem ser mais abrangentes.
Um clínico geral, por exemplo, pode obter uma ótima vantagem ao utilizar a teleinterconsulta para conversar com especialistas. Assim, é possível oferecer um tratamento mais qualificado, voltado para o paciente.
Garante diagnósticos e tratamentos mais assertivos
No que diz respeito ao tratamento, as teleinterconsultas permitem o acesso a recomendações especializadas, que podem ser aplicadas de maneira imediata.
Isso é especialmente importante em regiões onde a disponibilidade de profissionais de saúde é limitada ou em casos urgentes em que uma decisão rápida é necessária.
A troca de informações também ajuda na seleção de terapias mais adequadas, com base em evidências recentes e práticas atualizadas, pois diferentes perspectivas podem ser consideradas, resultando em uma avaliação mais completa do paciente.
Além disso, a colaboração entre profissionais de diferentes áreas permite a identificação de conexões entre sintomas aparentemente isolados, ampliando as possibilidades de identificação de doenças subjacentes.
Auxilia no desenvolvimento de profissionais
Além dos benefícios para os pacientes, a teleinterconsulta possibilita que os profissionais se desenvolvam.
Isso porque, ao trocarem experiência e conhecimentos, é possível desenvolver novas competências e descobrir especificidades que ainda precisam ser estudadas.
Além disso, as teleinterconsultas permitem que profissionais em formação participem dessas discussões, aprendendo com especialistas experientes e enriquecendo seu conhecimento clínico.
A importância da ferramenta adequada para a teleinterconsulta
Para realizar uma teleinterconsulta de forma segura, e garantir a segurança necessária aos dados dos pacientes, como recomenda o CFM, é fundamental contar com um bom software médico.
Com ele, você obtém recursos como prontuário e prescrição eletrônica, que colaboram com a troca de informações entre profissionais autorizados de forma segura e prática.
No Versatilis System, por exemplo, você conta com essas e outras ferramentas para aproveitar e levar a seus pacientes todos os benefícios da telemedicina. Acesse nosso site para conhecer mais sobre o sistema!
Ao longo do conteúdo, você conferiu tudo sobre a teleinterconsulta, seus usos e vantagens. Se você gostou, não se esqueça de compartilhar com seus colegas!
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