5 técnicas básicas para um bom atendimento ao paciente

Richard Riviere
11 de junho de 2024
Seta apontando para baixo.
profissional de saúde usando as técnicas básicas de atendimento ao paciente

Entender técnicas básicas para um bom atendimento ao paciente pode parecer uma atitude simples, mas é extremamente poderosa na fidelização.

Um bom atendimento ao paciente reflete na satisfação, fidelização e em melhores resultados clínicos. 

Segundo um estudo de 2021 divulgado por um conteúdo da Universidade Federal de São Paulo, a adesão terapêutica de 57% teve influência direta pela boa relação médico-paciente, relatada por 64% dos participantes. 

Nesse sentido, é indispensável conhecer e aplicar algumas técnicas básicas para o atendimento, tornando-o mais personalizado, empático e focado no paciente. 

Neste artigo, vamos te ajudar a conhecê-las e a entender como aplicá-las no seu empreendimento para garantir uma experiência de excelência aos seus pacientes. 

Vamos começar? 

A importância das técnicas básicas para um bom atendimento ao paciente para a fidelização

As técnicas básicas para um bom atendimento ao paciente são fundamentais para garantir a qualidade dos cuidados e para promover a fidelização dos pacientes

Afinal, quando você domina essas técnicas, consegue estabelecer uma conexão mais profunda com seus pacientes. Essa conexão é que irá contribuir para a construção de um relacionamento de confiança e respeito mútuos.

A escuta ativa, por exemplo, é uma das técnicas mais importantes para o atendimento ao paciente. 

Assim, ao ouvir atentamente as preocupações, dúvidas e necessidades do paciente, é possível demonstrar empatia e mostrar que está genuinamente interessado em ajudar. 

Uma atitude como essa, além de otimizar a experiência do paciente, também permite a obtenção de informações cruciais para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz.

Além disso, o uso de uma linguagem clara e acessível é essencial para garantir que o paciente compreenda completamente sua condição, o tratamento recomendado e quaisquer instruções de acompanhamento. 

Quando os pacientes se sentem capacitados e informados, eles são mais propensos a aderirem ao tratamento e a se envolverem ativamente no processo de cuidados de saúde.

Em suma, as técnicas básicas para um bom atendimento ao paciente desempenham um papel crucial na fidelização dos pacientes e impactam os resultados clínicos. 

Desse modo, você constroi relacionamentos sólidos com seus pacientes, promovendo de forma geral uma experiência de cuidados de saúde mais satisfatória.

5 técnicas básicas para um bom atendimento ao paciente

Agora que você já entendeu a importância de conhecer essas técnicas até para melhorar a adesão ao tratamento, separamos a seguir algumas delas. Acompanhe! 

1. Escuta Ativa

Embora pareça uma dica simples, a habilidade de ouvir atentamente as preocupações, necessidades e perguntas dos pacientes é indispensável para estabelecer uma relação de confiança. 

Nesse sentido, a escuta ativa envolve dar total atenção ao paciente, fazendo perguntas claras para esclarecer suas preocupações e demonstrando empatia durante toda a interação.

Neste ponto, contar com a tecnologia de um bom prontuário eletrônico é de grande ajuda. Com ele, é possível anotar os dados do paciente de forma rápida, prática e segura, focando a atenção nele durante toda a consulta. 

Com o prontuário, você elimina processos manuais desnecessários, e consegue se manter mais presente e focado no atendimento. 

2. Comunicação Clara e Acessível

Em seguida, é crucial transmitir informações médicas de forma clara e compreensível para os pacientes. 

Esta dica é importante pois, no dia a dia, como você está acostumado com termos clínicos, usa alguns deles de forma praticamente imperceptível. 

Por isso, sempre cuide da sua comunicação. Evitar jargões médicos complexos, explicar os termos técnicos e utilizar exemplos simples ajudam os pacientes a entender melhor sua condição e o plano de tratamento recomendado.

3. Empatia e Respeito

Em seguida, demonstrar empatia e respeito pelo paciente é essencial para criar um ambiente de cuidado acolhedor. 

Mesmo com pacientes mais difíceis, é preciso reconhecer suas emoções, validar suas preocupações e mostrar compaixão. Tudo isso contribui para fortalecer o vínculo entre o médico e o paciente.

4. Comunicação Não Verbal Positiva

Outro ponto fundamental é relacionado à linguagem corporal. Isso porque ela tem um impacto significativo na percepção do paciente. 

Imagine que em um atendimento você está tão concentrado coletando os dados do paciente, que não o olha nos olhos ou sorri. Embora para você seja algo corriqueiro, o paciente pode se sentir desencorajado para fazer perguntas e se conectar. 

Por outro lado, manter uma postura aberta e relaxada, fazer contato visual e sorrir quando apropriado transmite uma mensagem de confiança, interesse e cuidado.

5. Acompanhamento

Após o atendimento inicial, é importante fazer acompanhamento com o paciente para garantir que ele esteja seguindo o plano de tratamento e para responder a quaisquer dúvidas ou preocupações adicionais. 

Uma dica que pode ajudar neste tópico é a utilização do e-mail marketing, por exemplo. Com ele, você consegue enviar comunicações com dicas de saúde e lembretes ou dúvidas sobre o tratamento, além de obter mais um canal de interação. 

Essa atitude simples demonstra ao paciente que ele é valorizado e que sua saúde é uma prioridade.

Como a tecnologia colabora com um bom atendimento ao paciente

Ainda que as técnicas básicas sejam fundamentais para um bom atendimento, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada ao proporcionar uma abordagem de cuidado mais eficiente e personalizada. 

Uma das principais contribuições é o prontuário eletrônico, que centraliza informações médicas importantes, como histórico de saúde, exames e prescrições. Dessa forma, ele facilita o acesso e a tomada de decisões.

Além disso, a telemedicina está mudando a forma como os pacientes acessam os cuidados médicos ao possibilitar consultas remotas por meio de videoconferência e mensagens instantâneas. 

Com ela, é possível ampliar o acesso aos serviços de saúde e reduzir as barreiras geográficas, tornando o atendimento mais conveniente e acessível.

Por meio de um bom sistema médico, como o Versatilis System, você conta com essas e outras vantagens, como a prescrição da Memed, que garante alertas de interações medicamentosas e possíveis alergias. Interessante, não acha?!

Em suma, a tecnologia está transformando os cuidados de saúde, tornando-os mais acessíveis, eficientes e centrados no paciente. 

Ao aproveitar essas inovações, você oferece um atendimento mais personalizado e de alta qualidade, promovendo melhores resultados clínicos e uma experiência positiva para os pacientes.

Se você precisa contar com um sistema para obter esses e outros benefícios na sua clínica ou consultório, conheça o Versatilis System! 

Com ele, você garante tecnologias como prescrição eletrônica, telemedicina, gestão de pacientes, lembretes de consulta e retorno e muito mais. 

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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