Sala de espera da clínica: como melhorar a experiência dos pacientes na sua

Richard Riviere
7 de maio de 2023
Seta apontando para baixo.
sala de espera da clínica

A sala de espera da clínica é o primeiro contato que os pacientes têm com o seu atendimento. Por isso, é importante cuidar para que essa experiência seja a melhor possível.

A sala de espera de uma clínica pode ser um ambiente estressante e desconfortável para os pacientes, que muitas vezes se encontram em um momento de fragilidade física e emocional. 

No entanto, essa área é a primeira impressão que os pacientes terão da sua clínica e tende a influenciar muito na percepção que eles terão dos serviços prestados

Por isso, é fundamental que os profissionais de saúde se preocupem em criar uma experiência agradável e acolhedora nela. 

Neste post, vamos trazer algumas dicas para melhorar a experiência dos pacientes na sala de espera da sua clínica e assim, tornar a visita ao médico mais agradável.

Acompanhe!

Por que é importante melhorar a experiência dos pacientes na sala de espera da clínica?

Com o aumento da competitividade entre os serviços de saúde, otimizar a jornada do paciente em todos os pontos é fundamental. 

Nesse sentido, a sala de espera é o primeiro contato que as pessoas terão com a sua clínica, o que confere a ela grande importância. 

Ao melhorar a experiência dos pacientes nesse local, você tende a fazer com que eles se sintam mais acolhidos e tranquilos. Esse fator, somado a um ótimo atendimento, aumenta bastante as chances de que eles indiquem seus serviços para outras pessoas

Além disso, ao oferecer diferenciais como entretenimento, wi-fi gratuito e poltronas confortáveis, você também destaca o seu serviço da concorrência. Tudo isso aumenta o valor da sua marca no mercado. 

6 dicas para melhorar a experiência dos pacientes na sala de espera da clínica

Uma sala de espera precisa ser planejada da melhor forma, o que inclui boa decoração, iluminação e recursos tecnológicos que irão colaborar com a boa experiência dos pacientes

Mas existe ainda outro fator extremamente importante para ajudar nessa experiência: o bom gerenciamento da agenda médica para evitar atrasos. 

Confira a seguir essas e outras dicas em detalhes para começar a aplicar na sua clínica hoje mesmo!

1. Crie um ambiente acolhedor 

Você olha com frequência para a decoração da sala de espera da sua clínica? Ela é adaptada para o seu público-alvo?

Criar um ambiente acolhedor é o primeiro passo para melhorar a sua sala de espera. Ter assentos confortáveis, manter o ambiente limpo, organizado e bem ventilado é o básico para cuidar desse local da clínica. 

Você também consegue ir além e adaptar a sua decoração para o público-alvo. Se você atende crianças, por exemplo, possuir uma parede com desenhos em um ambiente mais colorido irá colaborar muito para tranquilizar os pequenos

Por outro lado, plantas e obras de arte tornam o ambiente mais acolhedor para um público mais velho e sofisticado. 

2. Ofereça entretenimento

Do que seus pacientes gostam? Entender seu público irá te ajudar nesta etapa. 

Aqui, a ideia é oferecer jornais, revistas, livros e materiais na TV que agradem esse público e colaborem para que a espera seja mais agradável. 

Para isso, a tecnologia é uma grande aliada. Ao contar com um sistema para clínicas, como o Versatilis System, você pode disponibilizar um painel de interatividade na sua sala de espera

Com ele, você consegue transmitir notícias da clínica em tempo real e ainda aproveitar esse canal para o marketing do seu negócio. 

Nessa ferramenta, é possível apresentar o currículo dos profissionais, convênios atendidos, dicas sobre cuidados com a saúde e muito mais. Bem bacana, não acha?! 

3. Disponibilize wi-fi gratuito

Quem não gosta de usar o celular ou tablet enquanto espera por algum serviço?

Ter um wi-fi gratuito para que os pacientes possam acessar a internet, fazer pesquisas ou trabalhar enquanto esperam é um bom recurso para eles se sentirem mais confortáveis e acolhidos.  

4. Forneça bebidas e lanches na sala de espera da clínica

Quem não fica mais tranquilo ao esperar por um atendimento tomando um bom café ou comendo algo gostoso?

Disponibilizar bebidas e lanches é outro diferencial que faz toda a diferença em uma sala de espera, e pode fazer com que os pacientes tenham uma ótima visão da sua clínica

Isso porque, desse modo, você demonstra mais empatia, e consegue associar a experiência de aguardar pela sua consulta a coisas boas.

5. Preze pela pontualidade

Seus atendimentos costumam atrasar diversos minutos? Se sim, isso acontece com muita frequência?

Por mais acolhedora que uma sala de espera seja, a espera interminável gera estresse e ansiedade

Além do mais, com a correria do dia a dia, muitas pessoas vão ao médico com as horas contadas e, por isso, manter uma agenda organizada e sem atrasos é um ponto crucial na jornada do paciente.

Para manter essa organização na sua agenda médica, algumas dicas simples ajudam demais:

  • Deixe um pequeno intervalo entre os atendimentos, assim você se reorganiza caso algum imprevisto aconteça;
  • Entenda o tempo de seus procedimentos para separar o espaço na agenda correto para cada um deles;
  • Conte com um software médico que disponibilize uma agenda online. Desse modo, você mantém seus compromissos acessíveis de qualquer lugar, o que facilita ajustes e encaixes. 

6. Conte com a tecnologia 

Como você organiza as informações dos pacientes na sua clínica?

Para otimizar a experiência dos pacientes em seus atendimentos, contar com soluções tecnológicas que agilizam e facilitam a rotina da clínica é fundamental. 

Com um bom sistema médico, você garante ferramentas como prontuário eletrônico, receituário digital, ficha de pacientes e até mesmo gestão de e-mail marketing. 

O agendamento online, por exemplo, é um excelente recurso para que os pacientes possam agendar consultas a qualquer hora e de qualquer local, sem a dependência das recepcionistas. 

Dessa maneira, seus colaboradores conseguem agilizar o dia a dia ao automatizar processos repetitivos. Por consequência, eles terão mais tempo para recepcionar e focar naqueles que chegam à clínica.

Com uma recepção mais humanizada, a chance de fidelização aumenta, já que os pacientes irão se sentir bem mais acolhidos

Ao seguir todas essas dicas, tenho certeza de que você conseguirá criar uma excelente experiência na sala de espera da clínica. 

Se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de compartilhar com seus colegas e continuar acompanhando as dicas da Versatilis no nosso blog!

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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