Redes sociais para clínicas: como dominá-las e atrair pacientes

Richard Riviere
30 de janeiro de 2023
Seta apontando para baixo.

As redes sociais para clínicas deixaram de ser uma tendência na área da saúde e se tornaram uma realidade. Atualmente, os negócios que não estão na internet são invisíveis para a maioria das pessoas que estão na internet todo dia. 

Diferente do que muitos imaginam, as mídias sociais não são acessadas apenas quando entramos no Instagram ou publicamos no Facebook. Ao enviar uma mensagem por WhatsApp, por exemplo, você está usando uma rede social.

Uma pesquisa sobre tendências das mídias sociais para 2023 trouxe dados interessantes sobre o comportamento desses canais. Dê uma olhada:

“Existem aproximadamente 4.74 bilhões de usuários ativos em redes sociais no mundo. Quase 59,3% da população global usa pelo menos uma rede social. A mídia social ganhou 190 milhões de novos usuários no ano passado. As pessoas gastam, em média, 2 horas e 27 minutos diariamente nas redes sociais.”

Neste artigo você vai aprender como as redes sociais impactam as clínicas, como dominá-las e usá-las ao seu favor para atrair pacientes. Continue a leitura!

Qual a importância das redes sociais para clínicas?

A pesquisa da Visão Geral Global Digital 2022 da We Are Social e HootSuite identificaram as 10 redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2022:

  1. WhatsApp
  2. Youtube
  3. Instagram
  4. Facebook
  5. TikTok
  6. Facebook Messenger
  7. LinkedIn
  8. Pinterest
  9. Twitter
  10. Snapchat

Você com certeza está no WhatsApp, afinal, se tornou o aplicativo de mensagens mais utilizado para nos comunicarmos com amigos, familiares, pessoas do trabalho, assim por diante.

Talvez você não esteja em todas as demais redes, mas provavelmente está em pelo menos uma ou duas. Porém, o questionamento mais importante não é sobre você ou sua clínica: quais redes sociais seus pacientes estão?

Imagine que uma clínica de estética tenha como principal público-alvo mulheres de 20 a 40 anos, que vivem na região centro e sul de sua cidade, e desejam cuidar de sua autoestima com serviços recorrentes ou pontuais. 

Ao realizarem uma pesquisa com as pacientes mais fiéis, notaram que a maioria acessa o WhatsApp, Youtube e Instagram diariamente, enquanto o Facebook, LinkedIn e Pinterest, são apenas algumas vezes na semana ou no mês.

A clínica não investe em marketing digital, mas ao perceber que podem ter mais contato com as pacientes atuais pelas redes sociais – e ainda atrair novas pacientes, decidem montar um planejamento de conteúdo de 6 meses para o Instagram e Youtube.

Após 2 meses, a clínica começa a ver resultados: as pacientes aprendem sobre outros procedimentos que foram explicados em vídeos no Youtube e agendam mais vezes, enquanto o Instagram atraí novas pacientes que muitas vezes não tinham pensado em fazer procedimentos, mas ficaram curiosas com as postagens da clínica.

Ao terem obtido resultados positivos ao longo de 6 meses, decidem adotar o marketing digital como algo permanente em suas estratégias, e ainda estudam sobre como usar o WhatsApp para manter contato com pacientes que esquecem de marcar retorno. 

Esse é apenas um exemplo hipotético de como as redes sociais podem beneficiar seu negócio, mas se ainda está em dúvida, faça uma pesquisa entre seus concorrentes e referências do mercado

Os profissionais e instituições mais renomadas, com alto volume de pacientes, com certeza vão ter presença nas redes sociais e uma marca forte, ou seja, identidade visual clara e constância nas postagens de conteúdo. 

Como usar as redes sociais na clínica para atrair pacientes?

Veja a seguir como criar um planejamento para as redes sociais da sua clínica. 

  • Estude cada rede social: cada plataforma tem suas tendências e estilos de comportamento. No Instagram, por exemplo, as imagens se destacam, enquanto no Tiktok, são os vídeos. O LinkedIn é feito para publicações profissionais, enquanto o Facebook consegue ser mais informal e próximo do dia a dia. Como cada plataforma tem suas próprias características, é fundamental estudar aquelas que seus pacientes mais são ativos, o que dá certo em cada um delas e como adaptar para sua clínica;
  • Faça um calendário de conteúdo: para conseguir se planejar, é essencial escolher quais dias você publicará e em quais redes sociais. Se você decidiu começar sua estratégia no Instagram e em um blog, por exemplo, pode inicialmente publicar 3 conteúdos no blog por semana, transformar 2 dos 3 artigos em publicações educacionais no Instagram, e mais 1 postagem descontraída respondendo dúvidas de pacientes ou mostrando o funcionamento da clínica. O calendário poderia ficar da seguinte forma: segunda – post no blog, terça – post no Instagram, quarta – post no blog, quinta – post no Instagram, sexta – post no blog, sábado – post no Instagram;
  • Conheça seu público: para conseguir criar um conteúdo útil e relevante para seus pacientes, primeiro, é necessário conhecê-los. Você pode fazer uma pesquisa e descobrir quais são suas principais dúvidas, que tipo de conteúdo gostam de ver na internet, quais horários mais acessam as redes sociais, entre outras informações;
  • Organize sua agenda: construir e implementar uma estratégia de marketing digital, como as redes sociais, leva tempo e dedicação. Isso significa que você precisa reservar um tempo da sua semana para essas atividades, logo, ter uma agenda organizada é fundamental, de preferência, centralize seus compromissos em uma única agenda, em um sistema da clínica;
  • Considere contratar uma agência de marketing especializada na saúde: caso você não tenha tempo suficiente para planejar e publicar os conteúdos semanalmente em suas redes sociais, é recomendado que você busque uma agência de marketing com experiência na área da saúde. Um dos maiores desafios do marketing digital é o fato de que se você não for consistente, não terá resultados. Ou seja, não adianta postar um mês sim e um mês não, é preciso postar todos os meses para ter um resultado a médio e longo prazo. 

Independentemente de qual rede social você escolha, como o Instagram, Youtube, Facebook ou TikTok, lembre-se de sempre deixar uma “chamada de ação” para conhecer mais sobre seus serviços, direcionando para seu site institucional ou seu agendamento online, para que os pacientes possam agendar consultas.

Dessa forma, essas “chamadas de ação”, também conhecido como CTA, irão atrair novos pacientes e gerar mais consultas marcadas, um indicador de que seus esforços no marketing digital estão trazendo resultados. 

Neste artigo você aprendeu a importância das redes sociais e como criar seu planejamento. Para aprender mais tópicos como este, não deixe de acompanhar os artigos do nosso blog!

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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