Um programa para consultório pode atender todas as necessidades da sua instituição e auxiliar na gestão e atendimento aos pacientes, garantindo uma melhor entregas de resultados.
Porém, é preciso fazer a escolha certa para não ter dor de cabeça no futuro, como a necessidade de migrar de sistema.
Aprenda neste artigo o que compõe um programa para consultório, como ele funciona na prática e suas vantagens. Continue a leitura!
Programa para consultório: como funciona e o que avaliar?
Um programa para consultório é um sistema que centraliza várias soluções, desde a gestão da instituição até o atendimento ao paciente.
Para que você possa entender como cada uma funciona e o que deve ser avaliado ao escolher seu programa, vou explicar quais são as principais ferramentas que o sistema precisa oferecer.
Os documentos do paciente, como cadastro, ficha, prontuário e prescrições, por exemplo, devem estar todos centralizados nesse programa, para que você tenha um histórico completo e atualizado dos pacientes atendidos no consultório.
O prontuário eletrônico deve ser personalizável e permitir que você exclua os campos que não são utilizados. Diferente do prontuário de papel, o documento digital centraliza várias imagens, arquivos e anotações sem ocupar o espaço físico da sua instituição.
Essas funcionalidades, incluindo o envio da receita digital por WhatsApp, que pode ter outros diferenciais como banco de medicamentos atualizados e alerta de interações medicamentosas, auxiliam – e muito – na entrega de um ótimo atendimento.
Ao entrarmos em processos administrativos, como a gestão do seu consultório, é fundamental que o programa ofereça pelo menos três tipos de painel: indicadores, gerencial e de interatividade.
O painel de indicadores irá mostrar as principais estatísticas do dia, como a quantidade de pacientes agendados, quantidade de consultas, procedimentos e retornos, bem como o percentual de atendimentos já realizados e informações dos pacientes.
O painel gerencial filtra o ano e informa mês a mês quantas consultas foram realizadas no consultório, entre outras informações como quantos atendimentos foram cancelados, quantidade de faltas dos pacientes, notas fiscais emitidas, entre outras informações.
O painel de interatividade é voltado para o marketing médico da sua clínica. Ao invés de usar sua TV para passar notícias genéricas, use o painel para apresentar o currículo dos profissionais de saúde, procedimentos realizados no consultório e muito mais.
Esse painel também pode ser utilizado para chamar as senhas geradas pelo totem de autoatendimento.
O totem de autoatendimento automatiza os processos da recepção e permite que o paciente escolha o procedimento que vai realizar no consultório, gerando uma senha exclusiva.
Por fim, também é importante avaliar funcionalidades como a agenda online, gestão financeira e o agendamento online.
Conheça o programa para consultório Versatilis System
O nome Versatilis System tem origem na palavra “versátil”, que representa nosso compromisso em nos adaptarmos a qualquer cenário e entregar com agilidades nossas melhorias e soluções.
Assim como os profissionais de consultórios e área da saúde como um todo, estamos sempre evoluindo, conforme novas necessidades e tecnologias surgem.
Nossa empresa foi fundada em 2008 e uma das nossas premissas é sermos o sistema de gestão definitivo dos nossos clientes.
Estamos há mais de 14 anos no mercado e quando encontram a Versatilis System, diferente do que acontece com outros sistemas, nossos clientes costumam ficar conosco para sempre.
Você já passou por uma migração de sistema ou está considerando passar por uma? Geralmente os consultórios trocam de um sistema A para um B, migram para um C e continuam sucessivamente até nos encontrarem.
Mas afinal, por que essas migrações acontecem?
A resposta está no modelo mais adotado pelos programas do mercado, o modelo escalável que visa apenas o lucro, não considerando – de verdade – a experiência dos clientes, apesar de serem os responsáveis pela existência da empresa.
Ao pesquisar pelos programas para consultórios do mercado, você perceberá que tem duas opções: ou adota um sistema 100% na nuvem ou um 100% instalado no seu computador.
Você terá os mais variados planos, que podem ir desde o básico – até mesmo de graça, e chega até o mais completo, também conhecido como premium, que cobra mais caro por soluções mais robustas.
Conforme seu consultório cresce, esses sistemas penalizam seu crescimento e começam a cobrar mais caro. Sem contar que o suporte não costuma existir, ou existe de forma precária.
O consultório precisa aprender a usar o programa de forma independente, por meio de um tutorial em vídeo ou um eBook (livro digital). Quando muito, há um treinamento genérico para vários clientes.
Todas essas características são do modelo escalável que foca no lucro, como comentei anteriormente.
Se você também é um empreendedor, pode até entender a existência desse modelo, mas tenho certeza que, assim como eu, prefere um modelo que é comprometido com sua experiência.
Estamos em São Paulo mas nossos clientes são de todo o Brasil e outros países da língua portuguesa. Mais de 500 clínicas e consultórios usam nosso programa e mais de 3.500 profissionais de saúde confiam nas nossas soluções.
Na Versatilis System há 3 principais pilares: tudo deve ser fácil, prático e versátil.
Com um único valor de assinatura você tem direito a tudo que desenvolvemos e o que vamos desenvolver no futuro. Um investimento extra só é necessário em produtos e serviços de empresas parceiras.
Nosso programa é personalizável de verdade. Você pode excluir campos que não usa para tornar a ferramenta mais enxuta e prática para seu dia a dia.
Aqui você conta com um projeto de implantação com um de nossos especialistas em gestão de clínicas, que será responsável pelo seu treinamento e o de sua equipe, garantindo a Versatilis System será usada ao máximo.
Nossa equipe também possui uma fábrica de software, responsável por desenvolver novas soluções e melhorias constantes em soluções já disponíveis na plataforma.
Caso você tenha uma necessidade específica que ainda não temos – apesar de ser difícil de acontecer, temos a possibilidade de desenvolver, levando em consideração o tempo e investimento para desenvolvimento.
Já teve problemas com o suporte de algumas empresas? Não conseguia falar com seres humanos ou sua ligação era repassada eternamente, sem nunca ser atendido?
Isso não vai acontecer com nosso programa, pois nossa equipe de apoio ao cliente oferece um suporte rápido,humanizado e assertivo. Somos 100% humanos!
Você terá seu gerente de contas, também responsável pelo treinamento do sistema, que fará um acompanhamento constante e estará à disposição por telefone, e-mail e WhatsApp.
A Versatilis System é o único sistema híbrido para consultórios do mercado.
Isso significa que seu programa pode estar 100% na nuvem, caso você tenha uma internet estável na clínica, ou adotar o modelo híbrido. Você não depende da internet para que o sistema funcione e conta com um backup diário das suas informações.
Ou seja, todos os dias uma cópia dos seus dados é enviada para nosso servidor, a AWS, o melhor servidor em nuvem do mundo, utilizado por outras instituições renomadas como Netflix, iFood, NASA, entre outras.
Esse diferencial é essencial quando pensamos em um país tão extenso como é o Brasil, em que muitas regiões não podem confiar sempre na estabilidade da internet. Seu consultório não pode parar toda vez que a internet cai, não é mesmo?
Você pode conhecer mais sobre a Versatilis System em nosso site. Não deixe de ver como podemos reduzir as faltas dos pacientes em até 50% e aumentar sua receita em até 20% com o agendamento online.
Agende uma demonstração gratuita agora mesmo. Ela não tem nenhum compromisso, não perca essa oportunidade!
Caso prefira, você também pode conhecer mais sobre nosso sistema nesta página.