O que é e como funciona o Portal do Paciente do Versatilis System?

Richard Riviere
30 de maio de 2023
Seta apontando para baixo.
Casal de idosos fazendo uma teleconsulta pelo tablet

Com o Portal do Paciente do Versatilis System, você otimiza a experiência dos seus pacientes e a gestão da sua agenda. 

A tecnologia auxilia em diversas áreas da nossa vida, inclusive no cuidado com a saúde. Os sistemas para clínicas, por exemplo, melhoram a gestão e ainda colaboram com a experiência dos pacientes. 

Nesse sentido, o Versatilis System é um sistema completo, que oferece um módulo de gestão exclusivo com muitas funcionalidades importantes para a prática médica. 

Uma dessas funcionalidades é o Portal do Paciente, uma área que o próprio paciente acessa para agendar suas consultas e preencher informações gerais para o médico. 

Neste conteúdo, vamos te contar como ele funciona e quais são as maiores vantagens para a clínica e para os pacientes. 

Acompanhe! 

O que é o Portal do Paciente do Versatilis System?

O Portal do Paciente do Versatilis System é uma área exclusiva que o próprio paciente acessa para agendar seus atendimentos de modo online e preencher a anamnese pré-consulta. 

Dessa maneira, ele não precisa esperar que as recepcionistas atendam ou respondam o WhatsApp para agendar uma consulta de forma ágil e prática. 

Com o Portal do Paciente, você conquista um imenso diferencial para sua clínica ao oferecer o agendamento online, pois isso mostra que você se preocupa com a experiência de seus pacientes e deseja oferecer a eles o melhor. 

sistema médico Versatilis system demonstração

Como funciona o Portal do Paciente?

O Portal do Paciente é uma área 100% personalizada para sua clínica que o próprio paciente usa para fazer um agendamento online e preencher algumas informações pré-consulta. 

Nele, você consegue inserir seu logotipo, mudar a cor de fundo, dos ícones e dos botões para deixá-lo totalmente em alinhamento com a sua marca. 

Nesse sentido, você pode configurá-lo de forma que o paciente faça o login no início e depois escolha o horário ou ele faz o login apenas no final. 

Passo a passo para utilizar o Portal do Paciente

Confira agora como o Portal do Paciente funciona na prática:

  • Passo 1: o paciente seleciona a especialidade que deseja na área de busca. Em seguida, ele seleciona a unidade de atendimento, caso a clínica possua mais de uma e, depois, clica em avançar;
  • Passo 2: o segundo passo é escolher o dia que ele deseja realizar a consulta. É o profissional quem deixa os dias abertos na agenda e eles aparecem em destaque na hora do agendamento;
  • Passo 3: agora é hora de escolher por qual médico ele deseja passar e o horário. No sistema, você também configura quais horários estarão disponíveis para serem selecionados;
  • Passo 4: confirmação dos dados. Aqui, o paciente irá verificar os dados preenchidos para confirmar que está tudo certo. Ele ainda irá receber algumas orientações gerais sobre a consulta. Essas orientações também são personalizadas da melhor forma para sua clínica. 
  • Passo 5: pronto! Com tudo certo, o paciente clica em “Finalizar agendamento” e recebe um e-mail de confirmação. Ele pode imprimir o agendamento, caso prefira. 

Veja esses passos em detalhes no nosso vídeo:

Além disso, pelo Portal do Paciente, o paciente ou seu responsável preenchem a anamnese pré-consulta com as informações mais relevantes para o profissional de saúde. 

Dessa maneira, o médico tem a possibilidade de analisar o caso um pouco antes da consulta e se preparar ainda melhor para receber o paciente. 

Quais são as vantagens do Portal do Paciente?

O Portal do Paciente agiliza o agendamento e entrega uma grande comodidade a seus pacientes, aumentando a chance de fidelização. 

Confira mais sobre essas e outras vantagens a seguir!

Agendamento online

Você sabia que o agendamento online pode reduzir em até 50% as faltas de seus pacientes? 

Isso porque ele elimina totalmente o problema do esquecimento, que é muito comum nas clínicas e consultórios, especialmente para consultas agendadas com bastante antecedência. 

Com ele, você ainda deixa a sua clínica online 24 horas por dia, e seus pacientes agendam consultas sem precisar falar com as recepcionistas via WhatsApp ou telefone. 

Por consequência, os profissionais da recepção conquistam mais tempo de livre e têm a chance de focar em outras atividades mais produtivas, e até mesmo receber melhor aqueles que chegam à clínica. Bem legal, não acha? 

Melhorias na experiência do paciente

Imagine a seguinte situação: um paciente descobre um sintoma no meio da madrugada e procura no Google para conferir o que é.

Ele, então, recebe a recomendação de agendar uma consulta e já começa a pesquisar por clínicas e consultórios em sua região. 

No dia seguinte, pretende ligar para marcar um atendimento, porém, com a correria do trabalho, só consegue fazer isso no final da tarde e, mesmo assim, ninguém atende o telefone e nem responde o WhatsApp. 

Essa é uma situação bem frustrante, não concorda?! 

Com o agendamento online disponibilizado pelo Portal do Paciente do Versatilis System, seus pacientes podem agendar consultas a qualquer hora e de qualquer local, e isso melhora bastante a experiência deles. 

Essa melhoria na experiência, além de ser um excelente diferencial para a sua marca, também aumenta as chances de recomendação, o que atrai novos pacientes para sua clínica. 

Otimização da gestão de agenda

Com o Portal do Paciente, os profissionais conseguem integrar a agenda do sistema médico Versatilis com o agendamento online. 

Além disso, é possível escolher quais dias e horários estarão disponíveis nesse agendamento. 

Por exemplo, imagine que um paciente agende uma consulta às 10 da manhã e outro apenas às 17 horas. Nesse caso, o profissional de saúde teria que permanecer o dia todo na clínica apenas para duas consultas. 

Com o Portal do Paciente, você consegue disponibilizar os horários conforme os agendamentos do dia para, dessa maneira, otimizar ao máximo a sua agenda e a sua rotina médica. 

Por tudo isso, o Portal do Paciente da Versatilis é uma ótima opção para melhorar a experiência dos seus pacientes e gerar mais agilidade e praticidade no dia a dia da clínica. 

Se você deseja conferir esses e outros benefícios na prática, agende hoje mesmo uma demonstração gratuita do Versatilis System, o sistema que já beneficiou mais de 500 clínicas em todo o país! 

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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