Ao entender o que é pré-consulta e descobrir como usá-la em seus atendimentos, você melhora sua prática clínica e a experiência dos pacientes.
Oferecer um bom atendimento é uma prioridade quando o assunto é garantir a fidelização dos pacientes. Nesse sentido, a pré-consulta desempenha um papel fundamental.
Afinal, por meio dela é possível otimizar a experiência na sua clínica desde o primeiro contato, o que impacta de forma direta na percepção dos pacientes.
De acordo com um conteúdo da Revista de Administração de Empresas:
“Em geral, o paciente avalia a qualidade técnica do cuidado indiretamente, pelas evidências do interesse e da preocupação dos profissionais com sua saúde e seu bem-estar.”
Assim, investir na pré-consulta proporciona um atendimento mais personalizado e acolhedor, além de possibilitar que você obtenha informações importantes.
Acompanhe neste conteúdo tudo sobre a pré-consulta, e como utilizá-la da melhor forma durante o contato com o paciente.
Vamos começar!
O que é pré-consulta?
A pré-consulta refere-se a uma etapa antes do atendimento médico. Nela, coleta-se informações relevantes sobre o paciente, preparando o profissional para o encontro.
Dessa maneira, o objetivo maior dessa fase é preparar paciente e profissional para uma consulta mais eficiente e direcionada. Consequentemente, pode-se aproveitar melhor o tempo e investir mais numa abordagem personalizada.
Na pré-consulta, você pode coletar diferentes dados, como histórico médico, sintomas atuais, medicamentos em uso e alergias.
O paciente fornece esses dados por meio de um formulário que você pode disponibilizar em um Portal do Paciente, por exemplo.
Como a pré-consulta otimiza seus atendimentos?
A pré-consulta é um momento crucial para ajudar na otimização dos seus atendimentos, pois ela transforma a dinâmica do consultório gerando mais eficiência. Confira em detalhes todos os seus benefícios.
Agilidade no atendimento
Em primeiro lugar, ao coletar informações antes da consulta, você consegue entender o que aflige o paciente e focar em questões relevantes desde o primeiro momento.
Esse processo reduz o tempo gasto com perguntas iniciais, fazendo com que a consulta se torne mais objetiva e direcionada. Desse modo, é possível focar em questões mais pertinentes, e obter mais tempo para praticar a escuta ativa.
Melhorias na qualidade do diagnóstico
Uma vez que você terá o histórico médico do paciente à sua disposição, consegue fazer perguntas mais objetivas e solicitar exames específicos.
Adicionalmente, ao contar com um prontuário eletrônico, o histórico do paciente fica completo e acessível em poucos cliques.
Com todos os dados e informações, a identificação do problema de saúde fica mais fácil, possibilitando, por consequência, a elaboração de um diagnóstico preciso e assertivo.
Personalização
Com uma visão abrangente das condições e necessidades de cada um, você consegue personalizar a abordagem e o atendimento.
Durante a pré-consulta, ainda, o paciente pode receber orientações do que esperar na consulta, o que o ajuda a reduzir a ansiedade.
Assim, de acordo com as informações, você conquista uma abordagem centrada no paciente e melhora a satisfação dele.
Maior engajamento do paciente
Além das informações clínicas, você também pode fazer perguntas adicionais no questionário pré-consulta, como por qual meio o paciente chegou até você, e se costuma usar a internet para pesquisar sobre problemas de saúde, por exemplo.
Essas perguntas são apenas exemplos para mostrar que é possível usar o questionário inicial para facilitar o vínculo com o paciente.
Um maior vínculo resulta em maior confiança, aumentando tanto a adesão ao tratamento, como a fidelização e indicação dos seus serviços.
O que fazer na pré-consulta?
A pré-consulta é uma etapa estratégia que te ajuda a conhecer melhor o paciente e garantir que o cuidado seja personalizado de acordo com o que ele precisa.
Por isso, esse processo requer um planejamento e uma execução cuidadosa para a coleta de todas as informações necessárias.
A seguir, elencamos os principais tópicos que você deve abordar para extrair o máximo de vantagem na pré-consulta. Acompanhe!
Coletar informações básicas
A primeira coisa que você precisa fazer durante a pré-consulta é a coleta de informações básicas, tais como:
- Nome;
- Idade;
- Endereço;
- Telefone;
- Dados de contato.
Esses dados auxiliam na administração do consultório e ajudam a manter um registro organizado e atualizado dos pacientes.
Ao contar com um sistema de gestão com Portal do Paciente, como o Versatilis System, você integra essas informações e conquista mais agilidade no processo.
Obter dados do histórico médico
Em seguida, é fundamental entender sobre o histórico médico daquele paciente. Como estão suas condições de saúde, se existe alguma doença ou se realizou cirurgias.
Neste tópico, cabe a você elencar as questões mais relevantes para a sua prática envolvendo alergias, medicamentos, histórico familiar e de vida.
Com o auxílio da pré-consulta, você obtém uma visão abrangente da saúde do paciente antes dele chegar na clínica. Assim, pode fazer correlações e outros processos importantes durante a consulta.
Perguntar sobre os sintomas atuais
Além dos dados do histórico, perguntar aos pacientes sobre seus atuais sintomas é crucial. Por isso, solicite que o paciente descreva o que está experimentando, incluindo a duração, a intensidade e outros fatores relevantes.
Os fatores que aliviam ou agravam os sintomas também podem te ajudar a direcionar o foco da consulta e priorizar questões urgentes.
Questionar sobre resultados de exames anteriores
A depender da sua área clínica, solicite aos pacientes que descrevam e levem na consulta os resultados dos exames anteriores.
Por exemplo, exames laboratoriais, relatórios de imagem e receitas médicas favorecem a sua visão completa e atualizada da saúde do paciente.
Estabelecer expectativas
Outro ponto importante para tratar na pré-consulta é o estabelecimento de expectativas. Por isso, esclareça ao paciente o que ele pode esperar da consulta, bem como sobre procedimentos realizados, tempo estimado para cada etapa ou outras dúvidas frequentes.
Ao estabelecer essas expectativas, você consegue reduzir a ansiedade do paciente e estreitar o vínculo com ele.
Fornecer orientações
Do mesmo modo, o envio de orientações para exames ou outros procedimentos colabora com a preparação do paciente, garantindo que ele esteja na melhor condição possível durante o encontro.
Tudo isso favorece a interação entre você e seus pacientes, fazendo com que vocês aproveitem o tempo de consulta da melhor maneira.
Criar vínculo
Além de todos esses pontos, você ainda pode aproveitar as perguntas da pré-consulta para começar a construir um vínculo satisfatório.
Para tal, experimente perguntar algumas coisas mais pessoais, como se o paciente usa a internet para obter informações sobre saúde ou como encontrou seus serviços.
Dessa forma, além do vínculo, você ainda conquista informações importantes sobre a jornada do paciente.
O impacto da tecnologia na pré-consulta
A utilização de um sistema médico para coletar dados na pré-consulta é essencial para otimizar a eficiência e a qualidade do seu atendimento.
Afinal, ao centralizar as informações de saúde do paciente em um prontuário eletrônico, médicos e equipes de suporte têm acesso rápido e seguro a históricos médicos completos, resultados de exames, prescrições e anotações de consultas anteriores.
Além disso, os formulários e questionários da pré-consulta quando são realizados de forma online em um Portal do Paciente economizam tempo e favorecem a integração.
Se você preferir, também existe a possibilidade de usar a telemedicina para entrevistas iniciais e avaliações remotas, o que também colabora com a conveniência e otimizam o tempo.
Outro ponto importante é que, com um bom sistema, garante-se uma comunicação segura de forma criptografada, protegendo a privacidade dos dados de saúde.
Por isso, um sistema seguro e eficiente para a coleta de dados na pré-consulta é fundamental para proporcionar um atendimento médico de alta qualidade.
Com ele, você se mantém centrado nas necessidades dos pacientes e em conformidade com os regulamentos de segurança e privacidade de dados.
O Portal do Paciente do Versatilis System favorece a coleta dos dados da pré-consulta e ainda conta com funcionalidades adicionais para o gerenciamento das consultas.
Entre elas está o agendamento online, uma ferramenta que colabora tanto com os pacientes quanto com os profissionais da recepção.
Dessa maneira, se você precisa de um sistema para contar com as vantagens da pré-consulta e otimizar seus processos administrativos, conheça o Versatilis System!
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