Novas regras do plano de saúde: resposta a pedidos em até 10 dias

Richard Riviere
2 de agosto de 2025
Seta apontando para baixo.
novas regras plano de saúde

As novas regras do plano de saúde preveem respostas de até 10 dias, a norma busca dar mais transparência e agilidade aos usuários. 

Uma nova norma da ANS determinou que agora os planos de saúde têm um prazo máximo para responder a solicitações de atendimento, e não podem mais deixar o consumidor sem resposta. 

A nova norma também determinou o atendimento online 24 horas e a resposta obrigatória, por escrito, a negativas de cobertura. 

Com isso, a Resolução Normativa nº 623/2024 da ANS determina que todas as operadoras devem fornecer uma resposta para solicitações de atendimento médico. Os prazos são:

  • Imediatamente, em casos de urgência ou emergência;
  • Em até 10 dias úteis para procedimentos mais complexos e internações;
  • Em até 5 dias úteis para os demais casos. 

Mudanças para o consumidor

De acordo com a advogada Ana Carolina Navarred, a mudança beneficia o consumidor, pois muitas vezes a operadora dizia que o pedido estava em análise para postergar o serviço. 

Agora, é necessária uma resposta conclusiva e as justificativas precisam ser formais, mesmo sem pedido do consumidor. 

Antes da norma, muitos pedidos recusados não eram formalizados, o que dificultava a busca de recursos junto à ANS e ao Procon, por exemplo. 

Além disso, a norma ainda estabelece melhorias nos canais de atendimento. A partir de agora, as operadoras precisam manter canais online funcionando 24 horas, além do atendimento presencial e telefônico. 

É importante lembrar que os canais precisam atender questões contratuais, como cancelamos, reajustes e dúvidas sobre as redes credenciadas. 

No entanto, mesmo com as novas normas, algumas lacunas ainda seguem sem solução, como a falta de regras para a alterações na rede credenciada e incentivo à criação de planos populares com cobertura limitada, comprometendo o atendimento. 

Afinal, alguns modelos atuais de planos não entregam o serviço na integralidade necessária para garantir a saúde do consumidor. Do mesmo modo, os planos coletivos também precisam de maior transparência. 

Vale lembrar que todas as reclamações a respeito dos planos precisam ser formalizadas no canal de reclamação oficial da ANS para terem valor regulatório. 

Saiba mais em: G1 Saúde.

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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