Laudos SST: quais são, importância e como funcionam?

Richard Riviere
24 de outubro de 2024
Seta apontando para baixo.
imagem da recepção de uma clínica médica

Se você deseja garantir a conformidade legal da sua clínica ou consultório, entender o que é e como funcionam os laudos SST é fundamental. 

Gerir um estabelecimento na saúde é uma tarefa cheia de desafios. Da gestão financeira ao atendimento aos pacientes, tudo precisa estar bem organizado e, principalmente, dentro da legislação. 

Nesse sentido, os laudos SST são os responsáveis por ajudar a garantir a segurança dos locais médicos, sendo instrumentos importantes para a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.  

Para você, profissional da saúde, entender o que é e como esses laudos funcionam contribui para o seu ambiente e ajuda a garantir a conformidade legal do seu estabelecimento. 

Neste artigo, você irá conferir tudo sobre o assunto no contexto da sua clínica: sua importância, obrigatoriedade e como funciona na prática. Assim, poderá levar ao seu colaborador um ambiente incrível e manter a sua clínica dentro da lei. 

Vamos começar? 

O que são os laudos SST?

Os laudos SST, ou laudos de Segurança e Saúde do Trabalho, são documentos elaborados por profissionais autorizados com o objetivo de identificar, analisar e monitorar os riscos ocupacionais de todos os ambientes de trabalho. 

Dentre os profissionais que podem emitir esses laudos estão médicos do trabalho e engenheiros de segurança, por exemplo. 

Esses laudos garantem a conformidade do local com a legislação trabalhista, e ajudam a prevenir acidentes e doenças ocupacionais, de modo a promover um local mais seguro e eficiente. 

Quais são os laudos SST?

Os laudos SST garantem que a sua empresa siga as Normas Regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e também são uma ferramenta estratégica para a saúde ocupacional. Confira a seguir os principais laudos:

  • LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho): o laudo LTCAT é o responsável por determinar em detalhes as condições ambientais às quais os funcionários estarão sujeitos. Ou seja, se há algum agente nocivo ou algum tipo de ambiente insalubre. Ele também determina se o risco é baixo, médio ou elevado.
  • PGR (Programa de Gestão de Risco): este programa elenca todos os riscos de um estabelecimento, bem como quais medidas o empregador precisa tomar para arrumar a situação. Desse modo, ele é composto por um inventário de riscos ocupacionais e um plano de ação. 
  • GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais): o GRO é o conjunto de ações de prevenção que tem como objetivo garantir ambientes seguros e saudáveis aos trabalhadores. Nesse sentido, ele deve constituir um PGR. Nele, deve-se elencar a identificação dos perigos, avaliação e controle dos riscos. 
  • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional): este laudo é voltado para prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce de questões de saúde relacionadas ao trabalho. O PCMSO também monitora a saúde dos trabalhadores constantemente. 
  • AET (Análise Ergonômica do Trabalho): é um conjunto de técnicas que têm como objetivo identificar erros de ergonomia existentes no trabalho e corrigi-los. Ou seja, ele analisa as interações entre o homem e as máquinas e equipamentos, fornecendo uma análise detalhada do ambiente. 
  • Laudo ergonômico: este laudo é expedido para atestar as condições ergonômicas de uma atividade da organização. Geralmente, ele possui uma demanda específica, e é solicitado por um juiz caso haja algum processo trabalhista. 

Quanto custa um laudo SST?

Os laudos SST são variados, e o valor dependerá do preço de cada um. Porém, é possível encontrar, por exemplo, o PCMSO a partir de R$ 300 e o LTCAT a partir de R$ 350. 

Todos eles precisam da emissão de um médico do trabalho ou outro profissional autorizado. Por isso, é fundamental entender como você fará a sua solicitação, e se a empresa escolhida oferece esses profissionais.

Quais são os laudos obrigatórios? 

Os laudos obrigatórios dependem do grau de risco de cada empresa e da quantidade de funcionários. Por sua vez, o grau de risco depende da natureza das atividades. 

Você pode descobrir o grau de risco da sua empresa é por meio do número do CNAE. Nesse sentido, todas as clínicas médicas inscritas no CNAE de Classe 86.30-5, ou seja, classe de atividades de atenção ambulatorial, possuem grau de risco 3.

Neste caso, os seguintes laudos são obrigatórios:

  • PGR;
  • GRO;
  • PCMSO;
  • LTCAT;
  • Análise Ergonômica do Trabalho.

A importância da tecnologia para sua clínica

A tecnologia é uma grande aliada não só dos laudos SST, mas de toda a gestão do seu negócio na saúde. Para os laudos, os sistemas digitais já garantem bem mais precisão e agilidade, otimizando essas tarefas. 

Do mesmo modo, a tecnologia também permite a coleta e análise de dados em tempo real, o que facilita a identificação dos riscos no trabalho e a emissão de relatórios mais completos. 

Mas além de colaborar com os laudos, um bom sistema para médicos garante muito mais agilidade e organização à sua gestão. 

Com ele, você conta com recursos como prontuário eletrônico, prescrição, telemedicina, gestão de pacientes, gestão financeira e recursos de agendamento, como o agendamento online e o envio automático de lembretes de consulta. 

Esse tipo de tecnologia também oferece muito mais segurança de dados para suas informações, pois conta com recursos específicos de segurança, como criptografia e controle de acessos. 

Além disso, com um sistema você automatiza processos manuais e conquista mais agilidade e praticidade no fluxo de trabalho. 

Um bom sistema ainda permite a elaboração de relatórios gerenciais que facilitam a tomada de decisão ao fornecer dados completos sobre a sua gestão. 

Por isso, se você deseja manter sua clínica dentro das exigências da legislação e garantir uma boa experiência aos pacientes, é fundamental contar com a tecnologia e com os laudos SST. 

O Versatilis System é um sistema completo, versátil e seguro, que conta com todos os recursos que a sua gestão precisa para ser mais eficaz e tecnológica. 

Com ele, você conquista mais eficiência e se destaca dos concorrentes, colocando a sua clínica em destaque no mercado de saúde!

Quer saber mais? Agende uma demonstração gratuita sem compromisso e confira todos os seus benefícios na prática. 

sistema médico Versatilis system demonstração
Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.