O Instagram para médicos é uma das diversas mídias sociais que podem ser utilizadas no planejamento de marketing de uma instituição ou profissional de saúde. Porém, o aplicativo possui diferenciais que fazem com que sua relevância seja expressiva.
Segundo as principais estatísticas sobre o Instagram reunidas pela RD Station (Resultados Digitais), mais de 90% dos profissionais de marketing consideram o Instagram como a rede social mais relevante para estratégias de marketing e vendas.
O aplicativo possui 1,4 bilhões de usuários ativos e é a quarta rede social com mais usuários no mundo, perdendo apenas para o WhatsApp, Facebook e Youtube. De 2021 para 2022, o número de usuários cresceu 17,9%.
Para clientes dos smartphones androids, a média de uso diário no Instagram é de 51 minutos, totalizando quase 1 hora. 55% dos consumidores brasileiros já utilizaram o Instagram para conversar com empresas (perfis profissionais).
Isso significa que o Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo e é eficiente para empresas, mas será que esse comportamento é o mesmo na área da saúde? Aprenda tudo que precisa saber neste artigo. Acompanhe!
Qual a importância do Instagram para médicos?
O Instagram para médicos é uma rede social essencial para quem quer ser encontrado facilmente na internet e manter um relacionamento com os pacientes, mesmo quando eles não estão no consultório.
Como sabemos da importância do Instagram? Olhando para os dados!
Uma pesquisa da Mobile Time e Opinion Box de 2022 mostra que o WhatsApp, rede social que ficou anos na liderança dos apps mais usados no Brasil, deu espaço para o Instagram na vida dos brasileiros.
A pesquisa contou com 2.039 respondentes com idade de 16 anos ou mais que possuíam um smartphone entre 9 e 21 de novembro de 2022. A margem de erro dos dados é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.
35% dos respondentes da pesquisa afirmam que o Instagram foi o aplicativo no qual mais passaram tempo em seus smartphones.
Em 2021, a mesma pesquisa tinha apenas 27% dos respondentes com o Instagram como app favorito, logo, houve um crescimento de 8%.
Sobre o perfil dos respondentes, 41% das mulheres respondentes tinham o Instagram como aplicativo favorito contra 27% dos homens. O público jovem de 16 a 29 anos (45%) também é predominante na plataforma.
Ainda segundo a pesquisa, o uso do Reels (recurso de vídeos curtos, similar ao TikTok) foi um dos principais motivos pelo crescimento do Instagram no Brasil, que ainda concorre fortemente com apps como TikTok e Kwai.
Apesar do Instagram ser o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, ele fica em segunda posição na lista de apps abertos mais vezes em um único dia pelos usuários.
O WhatsApp ainda segue na liderança nessa lista com 54% dos respondentes, o Instagram com 19%, o Facebook com 5% e o Youtube com 3%.
É claro que assim como qualquer outra rede social, você precisa levar em consideração o seu público-alvo. Dependendo da sua especialidade e segmento de público, seus pacientes podem não estar no Instagram.
Nesse caso, talvez valha a pena investir em outra rede social. Mas se o Instagram está presente na vida dos seus pacientes, também deveria estar presente na sua, mesmo que apenas de forma profissional.
Instagram para médicos: como criar sua conta profissional
Crie sua conta
Para criar sua conta no Instagram, você precisa usar seu e-mail (pessoal ou da empresa) ou sua conta do Facebook. Você pode usar tanto sua conta pessoal do Facebook quanto a profissional, mas o ideal é que seja a profissional pois elas ficarão integradas.
A integração entre Instagram e Facebook permite que o mesmo conteúdo, seja uma publicação, stories, reels ou lives, sejam divulgadas por ambas as redes sociais, otimizando seu tempo e marketing.
Ao criar sua conta, é essencial prestar atenção ao nome de usuário que você irá definir, pois será como seus pacientes irão te encontrar. Experimente usar o nome da empresa ou seu nome.
Um exemplo de nome de usuário poderia ser “pediatra.anaveloso” ou “dra.ana.veloso”. Você pode optar por separar seu nome com símbolos como o ponto final ou deixar tudo junto, escolha de acordo com sua preferência.
Conheça os recursos do Instagram
O Instagram possui diversas funcionalidades e pode ser confuso lidar com todas elas no início. Dê uma olhada nas principais e as que você vai mais utilizar:
- Mensagens diretas: também conhecidas como DMs, direct messages, são as mensagens privadas do Instagram. Seus pacientes ou potenciais pacientes podem entrar em contato por ela para tirar dúvidas ou marcar uma consulta. É fundamental estar atento as notificações dessa caixa de entrada para não deixar ninguém esperando por uma resposta por vários dias, por exemplo;
- Hashtags: as hashtags do Instagram funcionam de forma similar com as do Twitter e outras redes sociais como o LinkedIn e o próprio Facebook. Ao utilizar uma hashtag como: #diadodermatologista, ao clicar ou pesquisar essa hashtag, você encontrará publicações relacionadas. Você pode usar hashtags relacionadas ao tema que está publicando ou criar a sua própria, como o nome da sua clínica;
- Reels: vídeos cursos do Instagram, similar ao TikTok e Kwai. Há uma seção apenas para reels no qual você pode ver uma série de vídeos curtos em sequência. Também é possível compartilhá-los nos seus stories, ferramenta que vamos explicar a seguir;
- Stories: similar ao recurso do Snapchat, os stories são conteúdos que ficam disponíveis por 24 horas ou de forma permanente ao serem transformados em um dos destaques do seu perfil. Esse recurso costuma ser utilizado para conteúdos que não são evergreen, ou seja, têm um data limite ou não fazem sentido estarem de forma permanente no seu feed. Use os stories para gerar engajamento com seus seguidores, como perguntando dúvidas ao realizar uma enquete (um dos recursos dos stories).
Neste artigo você aprendeu o que é o Instagram para médicos, qual a sua importância e como criar sua conta. Espero que o conteúdo tenha sido útil! Se gostou, não deixe de acompanhar as novidades do nosso blog.
Você pode aprofundar seus estudos sobre marketing digital neste artigo.