A insalubridade e a periculosidade são fatores que impactam de forma direta a segurança e a saúde no ambiente clínico. Saiba tudo neste conteúdo!
Os conceitos de insalubridade e periculosidade são conceitos diretamente relacionados tanto ao bem-estar dos profissionais quanto ao cumprimento das normas trabalhistas.
Por isso, é fundamental aprender sobre o assunto, pois ele influencia a qualidade de vida e a segurança dos colaboradores.
Assim, ao evitar os riscos presentes no ambiente de trabalho, você consegue manter seu ambiente mais seguro e eficiente.
Neste conteúdo, você vai saber tudo sobre esses 2 conceitos, entendendo sua importância e como usá-los para evitar problemas legais, garantindo a integridade da equipe.
Continue a leitura!
O que é insalubridade e periculosidade?
A insalubridade e a periculosidade são dois conceitos de segurança do trabalho. Seu grande objetivo é proteger os profissionais que estão expostos a condições adversas em seus ambientes, gerando possíveis ameaças a sua saúde.
Em primeiro lugar, a insalubridade diz respeito à exposição do trabalhador aos agentes nocivos de saúde, como radiação, produtos químicos, ruído excessivo e outros. Isso porque essas condições podem comprometer o bem-estar no longo prazo.
A regulamentação da insalubridade está na Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Nela, estão dispostos todos os limites de segurança, as medidas necessárias e os critérios que se utiliza para classificar um ambiente como insalubre.
Em seguida, a periculosidade trata do risco iminente de acidentes graves ou fatais. Por isso, ela está relacionada a trabalhos em contato com explosivos, eletricidade em alta tensão, inflamáveis, entre outros.
A regulamentação da periculosidade está na Norma Regulamentadora nº 16 (NR-16). Nela, estabelece-se a medida de segurança e o direito a um adicional no salário dos trabalhadores expostos aos riscos.
Entender a fundo esses conceitos garante que o seu estabelecimento de saúde seja seguro e esteja em conformidade com a legislação.
Qual a importância da insalubridade e periculosidade para sua clínica?
Fazer a boa gestão de insalubridade e periculosidade na sua clínica é indispensável para garantir que seus colaboradores estejam seguros. Nesse sentido, sua importância diz respeito tanto ao bem-estar quanto ao cumprimento da lei.
Assim, o primeiro passo é reconhecer os riscos a que os seus trabalhadores estão expostos para implementar as medidas adequadas de proteção.
Um exemplo comum em muitas clínicas é o profissional que cuida das radiografias, por exemplo. Afinal, esse tipo de trabalho está exposto à radiação ionizante, tornando-a uma atividade insalubre.
Como profissional de saúde, você deve saber que a radiação – mesmo em níveis controlados – apresenta riscos à saúde, certo?
Então, justamente por esse motivo, essa é uma das atividades que a NR-15 visa regulamentar.
Para minimizar o risco, o uso de EPIs específicos é obrigatório, além da realização de manutenções periódicas nos equipamentos de radiografia, garantindo que todos funcionem dentro dos padrões de segurança.
Do mesmo modo, a legislação trabalhista oferece ainda um adicional no salário devido a essa insalubridade.
A falta de atenção a essas ações pode acarretar multas, processos judiciais e ser prejudicial ao bem-estar da sua equipe.
Ao se manter em conformidade com a legislação, você oferece condições seguras para seus colaboradores, contribuindo para a motivação da equipe e aumentando a produtividade.
Ou seja, investir em medidas protetivas protege os funcionários e garante a longevidade da sua clínica no mercado.
Conte com mais tecnologia na sua clínica!
Administrar uma clínica médica não é uma tarefa fácil. Afinal, além de se preocupar com o bem-estar dos funcionários e se atentar a fatores como a insalubridade e periculosidade, você ainda precisa cuidar da gestão financeira, dos prontuários e dos atendimentos.
A boa notícia é que, com a ajuda da tecnologia, você consegue otimizar todas as suas operações de gestão, obtendo um dia a dia mais fluido e otimizado.
Com um sistema para médicos, por exemplo, você centraliza suas informações e automatiza processos, conquistando eficiência, segurança e precisão em suas operações.
Essa tecnologia permite o acompanhamento do histórico do paciente, fornecendo a você uma visão completa do quadro clínico.
Por isso, ela também contribui com diagnósticos mais assertivos e tratamentos mais eficazes, levando mais segurança para seus pacientes.
E por falar em segurança, a segurança de dados é aprimorada em um sistema, pois um bom prontuário é desenvolvido para atender as normas de proteção de dados da LGPD e do CFM.
Essa conformidade ajuda sua clínica a guardar os dados com segurança e evitar problemas legais, assegurando a proteção dos dados sensíveis dos seus pacientes.
Outro integração que gera ótimos benefícios é a integração com a agenda médica online. Uma boa agenda online possibilita, por exemplo, o envio de lembretes de consulta e a marcação de consultas online.
Por tudo isso, investir em uma boa tecnologia para clínicas é indispensável para obter uma gestão mais eficiente e moderna.
Conheça o Versatilis System
Com o sistema para médicos Versatilis System, você obtém segurança, praticidade e versatilidade em um só lugar.
No sistema, você tem acesso a prontuário, prescrição, telemedicina, gestão de pacientes, gestão financeira e muito mais.
Confira a opinião da Dra. Joana D’Arc sobre o sistema:
Venha para o sistema que já beneficiou mais de 15 mil pacientes em todo o país, venha para o Versatilis System!
Agende agora mesmo uma demonstração gratuita sem compromisso para conferir todos os seus benefícios na prática!
Esperamos por você.