Google Ads para médicos: o que é e como funciona

Richard Riviere
11 de abril de 2023
Seta apontando para baixo.

O Google Ads para médicos é uma estratégia de marketing que visa atrair pacientes em curto prazo por meio de anúncios que circulam nos sistemas do Google, sejam palavras-chaves, banners, entre outros meios.

A ferramenta do Google permite uma ótima segmentação e resultados rápidos, fundamental para clínicas e consultórios que querem ser encontrados mais facilmente no Google e alcançar mais pacientes.

Também conhecida como Google Adwords, essa estratégia pode te ajudar a alcançar mais pessoas e, consequentemente, mais resultados no seu marketing médico. Porém, é preciso saber como usá-la e seguir as normas do Conselho Federal de Medicina. 

Neste artigo você vai aprender o que é Google Ads para médicos, como funciona e aplicar na prática. Continue a leitura!

O que é o Google Ads para médicos?

O Google Ads para médicos é a plataforma de anúncios do Google, o mecanismo de busca mais utilizado do mundo. Você pode notar Google Ads quando encontra resultados sinalizados como “Patrocinado” nas suas buscas, por exemplo.

Os anúncios podem aparecer tanto nas buscas por palavra-chave como em banners em sites (que têm esses espaços reservados) e nos vídeos de propaganda no Youtube, aqueles que sempre queremos pular. 

O Google Ads foi lançado em outubro de 2000 como Google Adwords e em 2018 a empresa decidiu mudar o nome da ferramenta para Google Ads, tanto com o objetivo de encurtar o nome como englobar os outros formatos de anúncios (banners e vídeos).

Como o Google Ads para médicos funciona?

Ao utilizar o Google Ads, você consegue criar anúncios em formatos diferentes, para públicos distintos e em canais variados. Os principais meios de circulação são:

  • Resultados de pesquisas do Google;
  • Banners no Youtube, aplicativos e sites;
  • Vídeos no YouTube.

Talvez você esteja pensando: são muitas opções e eu não vou ter controle do orçamento. De fato, são muitas possibilidades mas diferente do que os médicos imaginam, você tem 100% de controle sobre o quanto deseja investir.

O Google Ads é uma plataforma pré-paga, ou seja, você pré-programa o quanto deseja gastar com cada campanha. É possível adicionar um limite de até R$ 100 reais, por exemplo.

Como usar o Google Ads para médicos?

Para entender como usar o Google Ads na prática, vou trazer alguns exemplos dos principais tipos de conteúdo que os profissionais de saúde costumam circular em seus anúncios.

  • Conteúdo educativo sobre a área da saúde: muitos imaginam que por serem anúncios, não é possível fazer nada além da propaganda tradicional. Porém, o Google Ads é cada vez mais usado para divulgar materiais que não necessariamente estão divulgando um serviço, como artigos com dicas de saúde que podem atrair pacientes para seu blog e fazer com que eles conheçam mais sobre seu serviço;
  • Agendamento online: também é possível divulgar um link para seu agendamento online ou para um site que tenha seu agendamento online disponível. O ideal é que você tenha um portal do paciente, assim eles conseguirão marcar consultas de qualquer lugar e a qualquer momento que verem o anúncio;
  • Currículo: assim como o agendamento online, você pode divulgar seu currículo médico e chamar a atenção de quem está buscando por um serviço de saúde e deseja saber mais sobre sua qualificação;
  • Entrevistas: da mesma forma que um conteúdo educativo é bem-vindo no Google Ads, entrevistas ou palestras que você deu também podem ser um formato interessante para ser divulgado. Afinal, mostra sua autoridade na sua área de especialização e pode atrair mais pacientes para sua clínica.

É fundamental que além de escolher seu tipo de conteúdo, você tenha cuidado com as informações do anúncio em si, como título, descrição e chamada de ação (botões como “Leia mais” ou “Inscrever-se agora”.

Ah, e não se esqueça que assim como outras plataformas, o Google também tem uma política interna que proíbe certos tipos de anúncio, por isso, leia as diretrizes e evite frases sensacionalistas ou discursos polêmicos.

Como seguir as normas do CFM no Google Ads para médicos

Além de seguir as diretrizes do Google Ads, os médicos também precisam ter cuidado com as normas de marketing médico do Conselho Federal de Medicina. Existem certos princípios e valores éticos que devem ser seguidos, principalmente em anúncios.

Veja as principais regras que você deve estar atento:

  • Evite o tom puramente comercial ou de propaganda em seus anúncios, dê preferência para divulgar seu site de forma geral ou conteúdo educativo e informativo sobre sua área de atuação;
  • Tenha cuidado redobrado com as fake news, pois o Google toma cuidado redobrado com anúncios sobre a área da saúde. Sua política para combater fake news está cada vez mais rigorosa e é proibido divulgar informações sem fontes válidas e confiáveis;
  • Verifique se o anúncio não pode ser mal interpretado como uma garantia de resultado. O Conselho Federal de Medicina proíbe totalmente qualquer tipo de promessa que o tratamento ou procedimento vai dar certo ou exatamente como está em uma foto. É por isso que fotos de antes e depois do paciente não podem ser divulgadas, mesmo quando os pacientes autorizaram;
  • Não coloque valores ou qualquer tipo de promoção, oferta ou desconto, pois o Conselho também proíbe a divulgação dos serviços médicos de forma comercializada;
  • Divulgue apenas métodos reconhecidos pela comunidade científica ou pelo CFM. É expressamente vedado divulgar qualquer procedimento que não seja validado pelo Conselho ou comunidade médica;
  • Ofereça apenas consultas e evite termos como “consultoria”, pois qualquer oferta de serviço que vá além da consulta médica não é vista com bons olhos pelo Conselho e pode, sim, te dar uma grande dor de cabeça.

Uma boa dica para aprender sobre os limites do marketing médico é ler com atenção a resolução nº 1.974/2011, que fala sobre regras e informações obrigatórias em qualquer tipo de anúncio, como:

  • Identificação do médico: nome completo ou o mais completo possível;
  • Área de atuação (especialidade médica);
  • Número do CRM (registro no Conselho profissional);
  • Número do RQE (limite máximo de até 2 sendo divulgados), caso tenha.

Caso você tenha qualquer dúvida sobre o assunto, é recomendável consultar a Codame, Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos, dos Conselhos Regionais de Medicina.

Neste artigo você aprendeu o que é Google Ads para médicos, como ele funciona e quais regras do Conselho Federal de Medicina é preciso estar atento. Para aprender mais sobre marketing médico, acompanhe as novidades do nosso blog.

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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