Se você deseja se aproximar de seus pacientes e ter um canal sem interferência para se comunicar com eles, conheça o e-mail marketing na saúde!
Para manter um relacionamento sólido e de confiança com seus pacientes, ter uma boa comunicação é fundamental.
Nesse sentido, dentre as milhares de estratégias disponíveis atualmente, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, que permite a comunicação direta com seus pacientes, sem a interferência dos algoritmos das redes sociais.
Assim, o impacto dessa comunicação fortalece o vínculo com aqueles que você atende e pode até mesmo potencializar a adesão ao tratamento.
Neste artigo, você irá descobrir tudo sobre essa estratégia e como aproveitá-la ao máximo para o seu marketing na saúde.
Acompanhe!
O que é e-mail marketing na saúde?
Segundo dados divulgados pela Shopify, envia-se diariamente 8,32 bilhões de e-mails no Brasil, com uma taxa de abertura média de 20,39%.
Desse modo, o e-mail marketing na saúde nada mais é do que a estratégia de comunicação que utiliza o envio de e-mails personalizados e segmentados. Com isso, seu principal objetivo é manter um contato contínuo com os pacientes.
Com o e-mail marketing, você consegue enviar conteúdo informativo e de valor não só sobre dados da sua clínica, como lembretes de consulta, orientações de cuidado pré e pós-procedimento e campanhas de prevenção.
Por meio dessa ferramenta, você conquista um canal direto de comunicação com seus pacientes, mesmo aqueles que não têm uma consulta agendada.
Essa troca fortalece o relacionamento e garante a entrega das informações de forma eficiente e no momento certo. Afinal, com o e-mail, você não fica refém dos algoritmos das redes sociais para distribuir aquele conteúdo e fazê-lo chegar onde precisa.
Você ainda consegue usar o e-mail para promover serviços, enviar newsletters com atualizações da clínica e até realizar pesquisas de satisfação. Bem legal, não acha?
5 vantagens do e-mail marketing na saúde
O e-mail marketing na saúde possibilita a criação de uma experiência personalizada para o seu paciente. Assim, ele se sentirá mais valorizado e bem informado ao longo da jornada.
1. Engajamento direto com os pacientes
Em primeiro lugar, o e-mail possibilita que você se comunique diretamente e de forma personalizada com seus pacientes.
Desse modo, ao enviar lembretes de consulta, orientações e dicas de saúde, você consegue manter seus pacientes engajados, sempre mais propensos a seguir suas orientações.
2. Fortalecimento do relacionamento médico-paciente
Essa comunicação constante e direta via e-mail é excelente para fortalecer o vínculo de confiança que o paciente tem com a sua marca profissional.
Isso porque, quando as pessoas percebem que estão recebendo uma atenção contínua, elas se sentem mais valorizadas. Esse sentimento colabora para a fidelização e a indicação dos seus serviços para amigos e familiares, por exemplo.
3. Educação
Por meio de uma newsletter e outros e-mails informativos, você consegue compartilhar conteúdos sobre prevenção, tratamentos e dicas de saúde e bem-estar.
Todas essas atualizações da prática médica reforçam o seu papel enquanto fonte confiável de informações, especialmente combatendo as chamadas fake news.
É uma excelente chance de aumentar o conhecimento do paciente e disseminar informações confiáveis sobre saúde, não acha?
4. Otimização de tempo e recursos
O e-mail também é uma estratégia bem econômica. Afinal, ele requer menos recursos do que outras formas de comunicação semelhantes para atingir um grande número de pacientes.
Com a automação, você também consegue compartilhar as informações de forma programada e consistente, o que economiza tempo dos profissionais da recepção.
5. Acompanhamento e análises dos resultados
Outra ótima vantagem do e-mail marketing é a possibilidade de acompanhar de perto todos os seus resultados. Com ele, você terá acesso a métricas como:
- Taxa de cliques;
- Taxa de abertura;
- Respostas dos pacientes;
- Melhores assuntos.
Tudo isso é valioso para sua estratégia, de modo que você consiga ajustes certeiros para a otimização da comunicação e dos resultados.
Por tudo isso, quando bem aplicado, o e-mail aprimora a qualidade do atendimento e fortalece a relação médico-paciente com um ciclo de comunicação de muito valor para ambos.
Como contar com o e-mail marketing na sua clínica
Para implementar a estratégia do e-mail marketing na sua clínica, você precisa seguir uma série de passos que vão desde a construção da lista até a escolha da melhor plataforma. Confira!
Passo 1: Construa sua lista
O primeiro passo para contar com o e-mail marketing é construir a sua lista de maneira ética e transparente.
Você pode começar perguntando aos pacientes seus e-mails, seja no momento do agendamento, durante a consulta ou por meio de formulários online.
Ainda é possível contar com outros canais, como as redes sociais. De todo modo, explique as vantagens de estar na lista e ofereça valor para os pacientes.
Passo 2: Obtenha o consentimento dos pacientes
Além de obter os e-mails dos pacientes, você precisa seguir as diretrizes de privacidade e segurança de dados. Ou seja, é preciso garantir que todos os pacientes forneçam um consentimento explícito para receberem as comunicações da clínica.
Para isso, você pode contar com formulários e deve manter o registro desses consentimentos. Tudo isso, além de proteger a sua clínica, reforça a confiança dos pacientes.
Passo 3: Segmente as comunicações
A segmentação é um dos segredos para o grande sucesso do e-mail marketing. Por isso, divida sua lista baseando-se em seus interesses e características pessoais, como:
- Histórico de interações;
- Preferências de comunicação;
- Sexo e idade.
Assim, você sempre enviará um e-mail personalizado relevante para aquela determinada audiência.
Passo 4: Crie conteúdos relevantes
O conteúdo dos e-mails precisa ser útil para os pacientes. Ou seja, é necessário pensar no tipo de informação que realmente irá ajudá-los.
Alguns exemplos são dicas de saúde, novidades sobre tratamentos e até convites para eventos e palestras.
Ao personalizar os conteúdos de acordo com o interesse específico do seu público, você irá melhorar o seu engajamento e as suas taxas de abertura, o que é excelente para a sua estratégia.
Passo 5: Escolha um bom sistema de e-mail marketing
Para implementar tudo isso e usufruir os benefícios dessa poderosa ferramenta, você precisa contar com um bom sistema de e-mail marketing.
Assim, procure por uma plataforma que ofereça automação, segmentação, lembretes personalizados e que esteja em conformidade com a segurança de dados.
Com o sistema de gestão Versatilis System, além de contar com ferramentas como prontuário, prescrição e telemedicina, você conta com integração com as melhores plataformas de e-mail marketing do mercado: a Nectar CRM e o RD Station.
Dessa maneira, você integra ferramentas de gestão de clínica com a potência do e-mail, e obtém todas as vantagens que mencionamos acima!
Por isso, se você deseja ter o melhor da tecnologia na sua clínica ou consultório, conte com o Versatilis System!
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