E-mail Marketing na Saúde: o que é e quais são as vantagens?

Richard Riviere
3 de setembro de 2024
Seta apontando para baixo.
profissional utilizando o e-mail marketing na saúde

Se você deseja se aproximar de seus pacientes e ter um canal sem interferência para se comunicar com eles, conheça o e-mail marketing na saúde!

Para manter um relacionamento sólido e de confiança com seus pacientes, ter uma boa comunicação é fundamental. 

Nesse sentido, dentre as milhares de estratégias disponíveis atualmente, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, que permite a comunicação direta com seus pacientes, sem a interferência dos algoritmos das redes sociais.

Assim, o impacto dessa comunicação fortalece o vínculo com aqueles que você atende e pode até mesmo potencializar a adesão ao tratamento. 

Neste artigo, você irá descobrir tudo sobre essa estratégia e como aproveitá-la ao máximo para o seu marketing na saúde. 

Acompanhe! 

O que é e-mail marketing na saúde? 

Segundo dados divulgados pela Shopify, envia-se diariamente 8,32 bilhões de e-mails no Brasil, com uma taxa de abertura média de 20,39%.

Desse modo, o e-mail marketing na saúde nada mais é do que a estratégia de comunicação que utiliza o envio de e-mails personalizados e segmentados. Com isso, seu principal objetivo é manter um contato contínuo com os pacientes. 

Com o e-mail marketing, você consegue enviar conteúdo informativo e de valor não só sobre dados da sua clínica, como lembretes de consulta, orientações de cuidado pré e pós-procedimento e campanhas de prevenção. 

Por meio dessa ferramenta, você conquista um canal direto de comunicação com seus pacientes, mesmo aqueles que não têm uma consulta agendada. 

Essa troca fortalece o relacionamento e garante a entrega das informações de forma eficiente e no momento certo. Afinal, com o e-mail, você não fica refém dos algoritmos das redes sociais para distribuir aquele conteúdo e fazê-lo chegar onde precisa. 

Você ainda consegue usar o e-mail para promover serviços, enviar newsletters com atualizações da clínica e até realizar pesquisas de satisfação. Bem legal, não acha? 

5 vantagens do e-mail marketing na saúde 

O e-mail marketing na saúde possibilita a criação de uma experiência personalizada para o seu paciente. Assim, ele se sentirá mais valorizado e bem informado ao longo da jornada. 

1. Engajamento direto com os pacientes

Em primeiro lugar, o e-mail possibilita que você se comunique diretamente e de forma personalizada com seus pacientes. 

Desse modo, ao enviar lembretes de consulta, orientações e dicas de saúde, você consegue manter seus pacientes engajados, sempre mais propensos a seguir suas orientações. 

2. Fortalecimento do relacionamento médico-paciente

Essa comunicação constante e direta via e-mail é excelente para fortalecer o vínculo de confiança que o paciente tem com a sua marca profissional. 

Isso porque, quando as pessoas percebem que estão recebendo uma atenção contínua, elas se sentem mais valorizadas. Esse sentimento colabora para a fidelização e a indicação dos seus serviços para amigos e familiares, por exemplo. 

3. Educação 

Por meio de uma newsletter e outros e-mails informativos, você consegue compartilhar conteúdos sobre prevenção, tratamentos e dicas de saúde e bem-estar. 

Todas essas atualizações da prática médica reforçam o seu papel enquanto fonte confiável de informações, especialmente combatendo as chamadas fake news. 

É uma excelente chance de aumentar o conhecimento do paciente e disseminar informações confiáveis sobre saúde, não acha? 

4. Otimização de tempo e recursos

O e-mail também é uma estratégia bem econômica. Afinal, ele requer menos recursos do que outras formas de comunicação semelhantes para atingir um grande número de pacientes. 

Com a automação, você também consegue compartilhar as informações de forma programada e consistente, o que economiza tempo dos profissionais da recepção. 

5. Acompanhamento e análises dos resultados

Outra ótima vantagem do e-mail marketing é a possibilidade de acompanhar de perto todos os seus resultados. Com ele, você terá acesso a métricas como:

  • Taxa de cliques;
  • Taxa de abertura;
  • Respostas dos pacientes;
  • Melhores assuntos.

Tudo isso é valioso para sua estratégia, de modo que você consiga ajustes certeiros para a otimização da comunicação e dos resultados. 

Por tudo isso, quando bem aplicado, o e-mail aprimora a qualidade do atendimento e fortalece a relação médico-paciente com um ciclo de comunicação de muito valor para ambos. 

Como contar com o e-mail marketing na sua clínica

Para implementar a estratégia do e-mail marketing na sua clínica, você precisa seguir uma série de passos que vão desde a construção da lista até a escolha da melhor plataforma. Confira! 

Passo 1: Construa sua lista

O primeiro passo para contar com o e-mail marketing é construir a sua lista de maneira ética e transparente. 

Você pode começar perguntando aos pacientes seus e-mails, seja no momento do agendamento, durante a consulta ou por meio de formulários online. 

Ainda é possível contar com outros canais, como as redes sociais. De todo modo, explique as vantagens de estar na lista e ofereça valor para os pacientes. 

Passo 2: Obtenha o consentimento dos pacientes

Além de obter os e-mails dos pacientes, você precisa seguir as diretrizes de privacidade e segurança de dados. Ou seja, é preciso garantir que todos os pacientes forneçam um consentimento explícito para receberem as comunicações da clínica. 

Para isso, você pode contar com formulários e deve manter o registro desses consentimentos. Tudo isso, além de proteger a sua clínica, reforça a confiança dos pacientes. 

Passo 3: Segmente as comunicações

A segmentação é um dos segredos para o grande sucesso do e-mail marketing. Por isso, divida sua lista baseando-se em seus interesses e características pessoais, como:

  • Histórico de interações;
  • Preferências de comunicação;
  • Sexo e idade.

Assim, você sempre enviará um e-mail personalizado relevante para aquela determinada audiência.  

Passo 4: Crie conteúdos relevantes

O conteúdo dos e-mails precisa ser útil para os pacientes. Ou seja, é necessário pensar no tipo de informação que realmente irá ajudá-los. 

Alguns exemplos são dicas de saúde, novidades sobre tratamentos e até convites para eventos e palestras. 

Ao personalizar os conteúdos de acordo com o interesse específico do seu público, você irá melhorar o seu engajamento e as suas taxas de abertura, o que é excelente para a sua estratégia. 

Passo 5: Escolha um bom sistema de e-mail marketing

Para implementar tudo isso e usufruir os benefícios dessa poderosa ferramenta, você precisa contar com um bom sistema de e-mail marketing. 

Assim, procure por uma plataforma que ofereça automação, segmentação, lembretes personalizados e que esteja em conformidade com a segurança de dados. 

Com o sistema de gestão Versatilis System, além de contar com ferramentas como prontuário, prescrição e telemedicina, você conta com integração com as melhores plataformas de e-mail marketing do mercado: a Nectar CRM e o RD Station

Dessa maneira, você integra ferramentas de gestão de clínica com a potência do e-mail, e obtém todas as vantagens que mencionamos acima! 

Por isso, se você deseja ter o melhor da tecnologia na sua clínica ou consultório, conte com o Versatilis System

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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