O Dr. Google refere-se a prática de cada vez mais usuários da internet buscarem ajuda médica no mecanismo de busca (Google) ao invés de ir até um estabelecimento médico ou consultar diretamente um profissional de saúde.
Esse comportamento é conhecido como “consultar o Dr. Google”, que não é um médico mas, muitas vezes, é tratado como tal.
Segundo esta notícia da Revista Galileu da Globo, uma pesquisa revelou que o “Dr. Google” está quase sempre errado. Ao pesquisar por sintomas na plataforma de buscas, em apenas 36% das vezes o primeiro resultado tem um diagnóstico correto.
A pesquisa foi realizada na Universidade Edith Cowan, na Austrália. Os cientistas analisaram 36 verificadores de sintomas para dispositivos móveis. Em 52% das vezes, a resposta correta está entre as três primeiras posições.
O estudo também mostrou que os conselhos fornecidos sobre quando e onde buscar atendimento médico não são precisos em 49% das vezes.
De acordo com uma das cientistas:
“Embora possa ser tentador usar essas ferramentas para descobrir o que pode estar causando seus sintomas, na maioria das vezes eles não são confiáveis e podem ser perigosos. […] Esses sites não substituem o médico, mas podem ser úteis para fornecer mais informações quando você tiver um diagnóstico oficial.”
Neste artigo você vai aprender mais sobre o Dr. Google, como usá-lo ao seu favor e como combater as informações falsas com o objetivo de ajudar seus pacientes. Acompanhe!
O que é o Dr. Google?
O Dr. Google refere-se a prática de pesquisar sintomas e diagnósticos no Google ao invés de se consultar com um médico ou demais profissionais de saúde.
Faça uma atividade prática: abra três guias no seu navegador e busque pelas seguintes frases, “como tratar febre”, “dor na coluna o que é” e “como saber se torci o tornozelo”. Pesquisas bem genéricas para vermos como o Google se comporta.
Os resultados podem variar dependendo do dispositivo em que você está e a data. No meu caso, para a pesquisa sobre como tratar febre, os dois primeiros resultados foram o site do Dr. Drauzio Varella e o site do benegrip.
Ao clicar nos sites, vejo que um artigo foi escrito por uma jornalista com foco em saúde – não uma médica – e o outro também tem informações sobre a doença e como tratar, mas faz uma propaganda do remédio benegrip.
Para os resultados sobre dor na coluna, o primeiro site é o da Tua Saúde e o segundo do governo, mais precisamente o Ministério da Saúde, que deixa em negrito a importância de se consultar com um profissional da área médica.
Além disso, o primeiro resultado foi escrito por uma farmacêutica, atualizado por uma biomédica e teve a revisão de um médico ortopedista.
Para os primeiros resultados da busca sobre a torção no tornozelo, temos em primeiro lugar o site do Ministério da Saúde com o mesmo aviso sobre consultar apenas um médico ou cirurgião-dentista e o site da WikiHow, com um artigo escrito em conjunto com um médico.
Como você pode ver pelo comportamento do Google, nem todos os resultados são respeitáveis, ou seja, nem todos foram escritos por médicos ou são de uma instituição de saúde. Temos jornalistas e propaganda no meio.
De fato, o Google pode ajudar e informar, tirar dúvidas, mas não é 100% confiável.
Como usar o Dr. Google ao seu favor: para pacientes, médicos e instituições de saúde
Para usar o Dr. Google ao seu favor, como paciente ou usuário que está fazendo as buscas, é fundamental ser extremamente crítico com as fontes que aparecem nos resultados das suas pesquisas.
Um artigo pode ser bem escrito por qualquer pessoa. O profissional pode até ter tido as melhores das intenções, mas não adianta, só podemos confiar em médicos, cirurgiões-dentistas e demais profissionais habilitados para falar sobre o assunto.
Ou seja, o primeiro passo é buscar artigos escritos por médicos ou que foram revisados por um. Sites do governo, como o do Ministério da Saúde, também são fontes mais confiáveis do que sites genéricos.
Outro ponto para prestar atenção: propagandas. Muitos artigos são escritos apenas com o objetivo de fazer uma propaganda de um produto no final, por isso, fique atento! Sempre desconfie do que está lendo e questione a intenção daquele conteúdo.
No caso de médicos, profissionais e instituições de saúde, para usar o Dr. Google ao seu favor é necessário ter presença nele. Isso mesmo, você deve aparecer por meio de seus conteúdos, seja em blog, vídeo ou redes sociais.
A lógica é simples: se os pacientes estão querendo tirar dúvidas no Google, eles precisam encontrar artigos escritos por quem está apto a falar sobre o assunto. Mas se não tem nenhum médico escrevendo, como o Google vai mostrar esse resultado?
Existem várias vantagens de investir na sua presença digital. Você será encontrado mais facilmente pelos pacientes, se tornará uma referência e fonte confiável na internet, fortalecerá seu marketing médico, entre outros.
Mas acima de todos esses benefícios, você estará ajudando a população e vai combater de forma efetiva as fake news (informações falsas).
Neste artigo você aprendeu o que é o Dr. Google, como ele funciona e como usá-lo ao seu favor. Espero que o conteúdo tenha sido útil e clarificado seu entendimento sobre o assunto.
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