Comunicação entre profissionais de saúde e pacientes: como melhorar?

Richard Riviere
27 de maio de 2024
Seta apontando para baixo.
profissional de saúde melhorando a comunicação com seus pacientes

A comunicação entre profissionais de saúde e pacientes é um pilar essencial para a prestação de cuidados de qualidade. 

Na era digital, novas ferramentas e métodos estão transformando a forma como os profissionais interagem entre si, e também como se relacionam com seus pacientes.

Nesse sentido, as inovações tecnológicas têm permitido que médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde aprimorem as suas habilidades de comunicação, tornando-as mais claras, eficientes e humanizadas. 

Isso reflete diretamente na satisfação do paciente e nos resultados clínicos.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada em hospitais afiliados à Harvard divulgada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal identificou a comunicação como um fator crítico em 30% dos casos de negligência examinados pelo CRICO Strategies.

Por isso, neste artigo exploraremos diversas estratégias e ferramentas que você pode utilizar para melhorar a comunicação no contexto da saúde. 

Continue conosco e descubra como aprimorar a sua prática médica por meio de uma comunicação efetiva. 

Vamos lá?

Qual é a importância da comunicação entre profissionais de saúde e pacientes?

A comunicação eficaz entre profissionais de saúde e pacientes é fundamental por várias razões, desde a melhoria dos resultados clínicos ao suporte emocional do paciente. Confira mais detalhes a seguir! 

Melhoria dos resultados clínicos

A princípio, uma boa comunicação leva a uma melhor compreensão do paciente sobre sua condição e tratamento. Consequentemente, ela tende a melhorar a adesão ao tratamento e seus resultados clínicos.

Satisfação do paciente

Em seguida, pacientes que entendem o que está acontecendo com sua saúde e sentem que seus médicos se comunicam bem são mais propensos a ficar satisfeitos com o atendimento que recebem. 

Assim, esse cuidado leva a uma maior confiança no profissional e a uma relação mais duradoura e eficaz.

Redução de erros

Uma comunicação clara e precisa ajuda a evitar mal-entendidos e erros médicos. Ou seja, esse é um aspecto especialmente importante na transmissão de informações sobre prescrições de medicamentos e instruções de tratamento.

Empoderamento do paciente

Uma comunicação eficaz ajuda a empoderar os pacientes, dando-lhes o conhecimento necessário para tomar decisões informadas sobre seu próprio cuidado de saúde.

Dessa maneira, respeitar a autonomia do paciente é um princípio ético fundamental na saúde, e uma comunicação eficaz é essencial para garantir que os pacientes possam expressar suas vontades e participar ativamente de suas decisões de saúde.

Gestão de expectativas e suporte emocional

Comunicar-se claramente sobre o que esperar do tratamento, possíveis efeitos colaterais e o curso provável da doença ajuda a gerenciar as expectativas e reduzir a ansiedade.

No entanto, vale ressaltar que a comunicação não se limita à transmissão de informações técnicas; ela envolve oferecer suporte emocional, mostrando empatia e compreensão, o que é crucial para o bem-estar emocional do paciente.

Portanto, investir em habilidades de comunicação é essencial para todos os profissionais de saúde para melhorar a eficácia do atendimento e fortalecer a relação entre paciente e profissional.

5 dicas para melhorar a comunicação entre profissionais de saúde e pacientes

Agora que você já sabe da importância deste aspecto crucial na saúde, confira cinco dicas práticas para melhorar a comunicação na sua clínica, e obter todos os benefícios desse cuidado. 

Dica 1: Aplique a escuta ativa

Primeiro, você precisa praticar a escuta ativa, dando total atenção ao que o seu paciente está dizendo sem interrupções. Essa dica inclui prestar atenção às palavras do paciente, bem como a sua linguagem corporal e sinais não verbais. 

Reconhecer e responder a esses sinais ajuda a construir um diálogo mais aberto e confiante.

Dica 2: Utilize linguagem clara e simples

Depois, evite jargões médicos e explique condições e tratamentos em termos simples que o paciente possa entender facilmente. 

Ao usar uma linguagem clara, você ajuda a garantir que o paciente compreende completamente sua situação e o que é esperado dele em termos de tratamento.

Dica 3: Encoraje perguntas

Incentive os pacientes a fazer perguntas sobre qualquer aspecto de sua condição ou tratamento que não estejam claros. 

Você consegue facilitar esse processo ao reservar tempo durante as consultas especificamente para perguntas, garantindo que o paciente se sinta confortável e empoderado para discutir suas preocupações.

Um sistema médico é um grande aliado neste tópico. Com ele, você obtém a facilidade do prontuário eletrônico e, ao agilizar processos manuais, consegue obter mais tempo para focar na comunicação com o paciente. 

Dica 4: Verifique a compreensão

Ao final de uma consulta, é útil que você peça ao paciente para repetir as informações discutidas em suas próprias palavras. 

Esse processo de repetição ajuda a verificar se o paciente entendeu o que foi dito e permite corrigir quaisquer mal-entendidos imediatamente.

Dica 5: Forneça informações escritas

Dar aos pacientes acesso a materiais escritos ou digitais que possam revisar em casa pode reforçar a compreensão e a memória das informações discutidas. 

Para isso, você pode contar com e-mail marketing, folhetos, instruções escritas para medicação, links para recursos online confiáveis.

Todas estas práticas melhoram a comunicação efetiva e contribuem para uma relação mais forte e mais confiança entre profissionais de saúde e pacientes, levando a melhores resultados de saúde e maior satisfação com o atendimento recebido.

Conte com a tecnologia para melhorar a comunicação entre profissionais de saúde e pacientes

A tecnologia tem um papel crucial na melhoria da comunicação entre profissionais de saúde e pacientes, especialmente por meio de sistemas médicos bem desenvolvidos e integrados, como o Versatilis System.

Com ele, você consegue transformar o atendimento ao paciente, oferecendo acessibilidade, precisão e eficiência aprimoradas.

Afinal, uma plataforma de comunicação segura entre pacientes e profissionais facilita uma troca de informações mais dinâmica e acessível. 

Por exemplo, sistemas de mensagens ou um portal do paciente permite esclarecer dúvidas rapidamente, revisar resultados de exames, ajustar tratamentos e marcar consultas. Tudo isso sem a necessidade de deslocamento ou espera prolongada por contato telefônico.

Outro aspecto importante é o uso de tecnologias como telemedicina, que se mostraram extremamente valiosas para tornar o acesso a profissionais mais democrático. 

A implementação de lembretes automáticos para consultas e medicações é mais uma facilidade tecnológica que contribui para a adesão ao tratamento. 

Com o Versatilis, você envia lembretes de consulta que ajudam os pacientes a manterem-se organizados com seus compromissos médicos e tratamentos, reduzindo taxas de esquecimento ou abandono de terapias.

Por isso, com o Versatilis System você facilita a interação direta entre pacientes e profissionais, otimiza o gerenciamento de saúde em todos os níveis, obtém cuidados mais eficazes e uma satisfação maior para os seus pacientes. 

Com ele, você conta com prontuário eletrônico, agendamento online, telemedicina, gestão financeira entre outros recursos que levam agilidade e segurança ao seu dia a dia. 

Assim, é possível otimizar a sua gestão e a comunicação com seus pacientes de forma versátil, do jeito que a sua clínica precisa! 

Quer saber mais? Agende uma demonstração gratuita e sem compromisso! 

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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