Fidelizar pacientes é essencial para garantir o sucesso da sua clínica e obter boas indicações de seus serviços.
Conquistar a fidelização é um dos melhores indicadores de um trabalho bem feito. Afinal, se as pessoas têm boas experiências com seus serviços, é natural que elas retornem ou indiquem para seus conhecidos.
De acordo com um artigo da Faculdade INESUL sobre a importância da fidelização para o sucesso das organizações:
Se o objetivo é realmente alcançar o sucesso, é preciso organizar e assimilar o que há de mais importante para ser feito na empresa, portanto o assunto fidelização de clientes é imprescindível para uma boa administração, pois o retorno do cliente sempre irá trazer mais lucro e divulgação da própria organização.
Neste artigo, reunimos algumas dicas fundamentais para você oferecer uma experiência incrível em sua clínica e fidelizar cada vez mais pacientes.
Acompanhe!
Qual é a importância de fidelizar pacientes?
Em primeiro lugar, é preciso entender que o perfil dos consumidores mudou. Hoje, as pessoas valorizam e prezam por boas experiências independentemente do serviço que utilizam.
Nesse sentido, isso também se aplica para os pacientes, que são consumidores dos serviços de saúde.
Garantir uma boa experiência em toda a jornada do paciente irá conquistar a lealdade deles, que é uma das melhores formas de manter a sustentabilidade do seu empreendimento no longo prazo.
Com a fidelização, você conquista a indicação de seus serviços, aumento da receita, melhoria da credibilidade e reduz os custos de marketing na sua clínica. Afinal, reter clientes é bem mais barato do que conquistar novos.
Além disso, quando os pacientes ficam satisfeitos com o seu serviço, eles falam bem da clínica, o que gera uma imagem positiva e aumenta o valor da sua marca perante a concorrência.
6 dicas infalíveis para fidelizar pacientes na sua clínica
Para fidelizar pacientes, o primeiro passo é entender que é necessário se preocupar com a experiência deles desde muito antes da consulta.
Ou seja, olhar para toda jornada e traçar pontos de melhoria levando em conta o que os pacientes mais valorizam é a melhor forma de atingir esse objetivo.
Continue a leitura e conheça 6 dicas incríveis que irão te ajudar a elencar essas melhorias e entender o que seus pacientes precisam.
1. Cuide do agendamento
Como é o agendamento de consultas na sua clínica hoje? Você já oferece facilidades como o agendamento online e os lembretes de consulta?
O agendamento é um ponto extremamente importante para fidelizar pacientes e, por isso, oferecer uma boa experiência nele é um grande diferencial.
Um dos primeiros fatores para otimizar essa experiência é disponibilizar o agendamento online. Com ele, seus pacientes podem agendar consultas via internet a qualquer hora e que qualquer local, o que reduz as esperas para falar com as recepcionistas.
Adicionalmente, com os lembretes de consulta, é possível eliminar o problema de faltas por esquecimento. Essa funcionalidade é de grande valor pois, com a rotina corrida, o esquecimento é comum, ainda mais em consultas agendadas com antecedência.
2. Ofereça uma sala de espera agradável
Ter uma sala de espera com poltronas confortáveis e recursos para distrair ou tranquilizar o paciente enquanto ele aguarda é outro ponto que colabora para a fidelização.
Como é o primeiro contato que o paciente tem com o ambiente, ela influencia a percepção sobre os serviços oferecidos. Por isso precisa ser acolhedora e organizada.
Disponibilizar nesse ambiente materiais informativos como folhetos e cartazes com explicações sobre os procedimentos e principais dúvidas também colabora para uma boa experiência.
No quesito organização, vale apostar em uma decoração adequada, com boa iluminação e serviços adicionais como água, café, revistas e wi-fi gratuito.
Tudo isso gera um bom sentimento em seus pacientes e diferencia sua clínica das que oferecem serviços similares.
3. Tenha uma boa gestão de agenda
Seus atendimentos costumam atrasar muito? Se sim, é hora de rever a gestão da sua agenda médica.
Contar com uma agenda online e seguir algumas dicas simples de organização pode ajudar. Veja algumas delas:
- Calcule o tempo médio de seus atendimentos e procedimentos para separar o tempo necessário para eles;
- Estabeleça um pequeno intervalo entre as consultas;
- Adote a confirmação de consultas;
- Verifique sua agenda no dia anterior e, se necessário, peça ajustes.
Ao cuidar desses pontos, você melhora a gestão da sua rotina, evita atrasos e colabora positivamente com a experiência dos pacientes.
4. Treine sua equipe
Uma equipe bem treinada garante um atendimento de qualidade, o que faz toda a diferença na percepção dos pacientes sobre os serviços oferecidos pela sua clínica.
Tendo em vista que são eles que fazem o primeiro contato com aqueles que chegam à clínica, é fundamental que estejam preparados para lidar com as mais diversas situações, sabendo tanto acolher como tranquilizar.
Investir em cursos e capacitações colabora bastante para essa preparação, mas lembre-se de levar em conta as características que um funcionário deve ter antes das contratações, como empatia, boa oratória, conhecimento de informática, entre outras.
5. Pratique o atendimento humanizado
Quando seus pacientes se sentem acolhidos, ouvidos e respeitados, aumentam-se as chances de êxito do tratamento, pois, dessa forma, é mais provável que sigam as orientações.
Praticar um atendimento humanizado também auxilia na construção de uma boa relação médico-paciente.
Algumas dicas para praticar a humanização em suas consultas são:
- Atenção plena ao ouvir as queixas dos pacientes;
- Trate-os pelo nome e mantenha uma postura atenciosa;
- Evite termos técnicos e, quando precisar utilizá-los, explique-os com calma;
- Mantenha-se disponível para as perguntas e tranquilize os receios.
Neste ponto, a tecnologia tem muito a acrescentar. Ao utilizar um sistema para clínicas durante suas consultas, você consegue automatizar tarefas, além de obter mais agilidade tanto no preenchimento quanto no encontro das informações.
Desse modo, você consegue manter a atenção focada em oferecer a melhor experiência possível em seus atendimentos.
6. Invista em marketing médico
O marketing médico pode ser utilizado em todos os pontos da jornada do paciente e é uma ótima ferramenta para garantir mais fidelização.
Com as redes sociais, por exemplo, é possível criar uma estratégia de conteúdo que mostre seus procedimentos e solucione as dúvidas mais comuns.
Ao utilizar um blog em um site médico, você produz artigos de valor para o seu público-alvo e aumenta a confiança na sua marca.
Por fim, com o e-mail marketing, você consegue enviar comunicações pré e pós-consulta para os pacientes, e até mesmo e-mails comemorativos, como de aniversário.
Tudo isso garante que os pacientes irão lembrar de você mesmo sem consultas agendadas.
Ao seguir todos esses pontos, você com certeza irá obter muito mais fidelização na sua clínica, e aumentará as indicações para os seus serviços.
Em nosso blog, você confere mais conteúdos como este e aprende mais sobre gestão, marketing e outros assuntos fundamentais para o sucesso do seu negócio!
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