Auto-intoxicação por e exposição, intencional, a outras drogas, medicamentos e substâncias biológicas e às não especificadas

A categoria CID X64 abrange casos de auto-intoxicação intencional, onde indivíduos se expõem voluntariamente a drogas, medicamentos ou substâncias biológicas, incluindo substâncias não especificadas. Essa condição geralmente decorre de tentativas de automortalidade ou automutilação, sendo muitas vezes associada a transtornos mentais ou emocionais, como depressão ou transtorno bipolar. Os sintomas podem variar conforme a substância utilizada, incluindo confusão, perda de consciência, alterações cardiovasculares ou respiratórias. O diagnóstico é feito por avaliação clínica, exames laboratoriais e histórico detalhado. O tratamento inclui intervenções psiquiátricas, suporte psicológico e monitoramento intensivo. A prevenção passa por promoção da saúde mental, acesso a serviços de apoio psicológico e campanhas de conscientização sobre o risco de automedicação e automutilação.

Início » Capítulo XX - Causas Externas de Morbidade e Mortalidade » Lesões autoprovocadas intencionalmente » Auto-intoxicação por e exposição, intencional, a outras drogas, medicamentos e substâncias biológicas e às não especificadas

Navegue nesta categoria

O que é o CID 10?

O CID-10, ou Classificação Internacional de Doenças, é um sistema globalmente reconhecido para classificar e codificar doenças, condições de saúde, lesões e causas de morte. Desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o CID-10 fornece códigos alfanuméricos para uma vasta gama de condições médicas, permitindo uma padronização na comunicação entre profissionais de saúde, pesquisadores e gestores de políticas de saúde em todo o mundo.

Esses códigos são usados em registros médicos, relatórios de saúde pública, faturas médicas e estatísticas de saúde para facilitar a coleta, análise e interpretação de dados sobre saúde. O CID-10 é atualizado periodicamente para refletir avanços na compreensão médica e nas práticas de codificação, e sua utilização é essencial para o monitoramento da saúde da população, planejamento de serviços de saúde, pesquisa epidemiológica e formulação de políticas de saúde.
Fácil, Prático, Versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.
WhatsApp