A dislexia e outras disfunções simbólicas representam dificuldades específicas na leitura, escrita ou processamento de símbolos, que não podem ser atribuídas a deficiências intelectuais, sensoriais ou a condições neurológicas mais amplas. Essas alterações podem afetar significativamente o desempenho escolar, profissional e social dos indivíduos, gerando frustração e impacto na autoestima. As causas envolvem fatores genéticos, diferenças neurológicas no processamento cognitivo e, por vezes, fatores ambientais. Sintomas típicos incluem dificuldade persistente na leitura, ortografia inconsistente, dificuldades com recompilação e compreensão de textos. O diagnóstico envolve avaliação psicológica, neurológica e educacional. Compromissos no desenvolvimento das habilidades podem ser mitigados com intervenções educacionais específicas, terapia fonoaudiológica e apoio psicopedagógico. Medidas preventivas incluem estratégias de ensino diferenciadas e o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem inclusivos, que acolham a diversidade de processos cognitivos.