O código CID F81.0 refere-se ao transtorno específico de leitura, uma condição que acomete principalmente crianças e adolescentes, caracterizada por dificuldades persistentes na aquisição ou execução da leitura, apesar de inteligência normal e adequada instrução. Essa condição resulta de déficits na consciência fonológica, reconhecimento de palavras ou memória de trabalho, que impactam a capacidade de decodificação e compreensão de textos. Os sintomas incluem leitura lenta, confusão de sons semelhantes, cometrilho de erros na leitura e dificuldades na compreensão do conteúdo, afetando o desempenho escolar e a autoestima. O diagnóstico envolve avaliação psicopedagógica detalhada, testes de leitura e observação clínica. O tratamento inclui intervenção psicopedagógica focada na identificação de dificuldades específicas, técnicas de conscientização fonológica, exercícios de leitura e acompanhamento acadêmico. Prevenção envolve estimular habilidades de leitura na infância, acesso precoce à educação e suporte emocional, promovendo o desenvolvimento de competências de leitura de forma gradual e efetiva.