Aumentar o faturamento da clínica é fundamental para manter a sustentabilidade do seu empreendimento e continuar levando a melhor experiência a seus pacientes.
A gestão financeira é um ponto indispensável para qualquer empresa que deseja crescer e prosperar. Segundo um estudo da Universidade de Cruz Alta:
Ao administrar uma empresa, para que ela obtenha sucesso, pode haver vários pontos críticos no negócio, um deles, e o mais sensível talvez, seja o setor de finanças. Sem capital disponível em curto ou longo prazo, a empresa não tem como honrar seus compromissos, seja diário ou tão pouco financiar seu próprio crescimento.
Por esse motivo, separamos neste conteúdo algumas dicas práticas para aumentar o faturamento da sua clínica e otimizar a gestão financeira do seu negócio.
Continue a leitura!
7 dicas para aumentar o faturamento da clínica
Ao aumentar o faturamento da clínica, é possível aumentar o lucro e obter mais capital para investir em melhorias.
Dessa forma, você continua levando o melhor a seus pacientes e pode crescer o seu empreendimento com tranquilidade.
Confira a seguir 7 dicas que te ajudam a alcançar esse objetivo!
1. Organize suas finanças
O primeiro passo para aumentar o faturamento da clínica é entender como está a situação financeira dela.
Controlar o fluxo de caixa, descobrir quais são as despesas fixas e variáveis e ver se existem custos que podem ser reduzidos são atitudes fundamentais para obter esse controle.
Além disso, um passo muito importante é separar sua conta de pessoa física e jurídica. Esse é um erro comum que muitos empreendedores cometem, mas que prejudica seriamente a gestão do seu negócio.
Ao organizar suas finanças, é possível perceber com clareza se você realmente precisa aumentar seu faturamento, ajustar seu preço ou reduzir despesas.
2. Invista em marketing
Investir em estratégias de marketing para sua clínica é outro passo fundamental para aumentar o faturamento.
Afinal, o marketing é o responsável por atrair novos pacientes para o seu negócio ao divulgar seus serviços e a sua marca.
Ter um site otimizado para SEO, investir em mídias sociais e mídias tradicionais locais, como rádios, são boas opções para fazer essa divulgação.
Mas engana-se quem pensa que o marketing se limita a estratégias de atração de pacientes, pois ele é bem mais abrangente que isso.
Marketing é, também, cuidar do início ao fim da jornada do paciente, entregando a ele o que há de melhor em tecnologia, procedimentos e facilidades.
3. Fidelize seus pacientes
Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas em marketing, afirma que conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os que já existem.
Isso significa que, para aumentar seu faturamento, você também precisa cuidar da fidelização de seus pacientes.
Nesse sentido, para atingir esse objetivo, é necessário cuidar da jornada deles desde o pré até o pós-consulta.
Na pré-consulta, por exemplo, é possível otimizar essa experiência ao oferecer agendamento online e confirmação de consultas.
Durante o atendimento, contar com um prontuário eletrônico para automatizar processos repetitivos, focar totalmente nos pacientes e humanizar ainda mais sua consulta faz com que as pessoas se sintam acolhidas.
Por fim, no pós-consulta, ter uma estratégia de e-mail marketing para enviar conteúdos de valor, como comunicados da clínica e dicas sobre saúde é um grande diferencial.
Todos esses pontos aumentam bastante a chance do poderoso marketing boca a boca, pois quanto mais satisfeitos os pacientes ficarem a respeito do seu atendimento, maiores as chances de indicar para amigos e familiares.
4. Precifique corretamente sua consulta
Precificar corretamente a sua consulta é outro passo indispensável para aumentar o faturamento da clínica.
Para fazer isso, é importante levantar todos os seus custos, pesquisar o valor cobrado por outros médicos, considerar a estrutura e localização e ainda os custos da sua tecnologia.
Para saber todos esses custos com precisão, contar com um sistema para clínicas que ofereça um módulo de gestão financeira ajuda bastante.
Com um sistema, você consegue controlar esses valores e automatizar processos para compreender exatamente quanto deve cobrar na consulta, sem obter prejuízo ou afastar clientes com um preço alto demais.
5. Tenha metas e objetivos
Se você ainda não estipula metas e objetivos em seu negócio, começar a fazer isso é outro fator que influencia o faturamento da clínica.
Isso porque, com objetivos traçados, você fica bem mais focado naquilo que realmente importa e consegue traçar planos de ação que te levarão a obter o resultado desejado.
Assim, suas chances de sucesso aumentam, pois será possível pensar em novas estratégias, sempre com a cabeça no objetivo final.
6. Acompanhe os dados
Fazer a gestão financeira em uma clínica é uma tarefa que deve ser feita continuamente.
Ao deixá-la de lado, você pode, muitas vezes, ficar sem ver o lucro do seu negócio e achar que deve aumentar o faturamento quando, na verdade, outro problema está acontecendo e precisa ser resolvido.
Por isso, atentar-se aos dados e métricas financeiras é algo que deve ser incluído nas tarefas diárias ou semanais do profissional de saúde.
Contar com ajuda para este ponto é ótimo, mas, mesmo assim, olhar para essas métricas é importante para entender por si mesmo o que está acontecendo na clínica, e o que pode ser feito a respeito.
7. Conte com a tecnologia
Ao realizar todos os passos descritos acima, você com certeza conseguirá aumentar o faturamento da clínica não só ao cuidar melhor das suas finanças, como ao atrair e fidelizar mais pacientes.
No entanto, para atingir todos esses objetivos com sucesso, é preciso contar com a tecnologia para obter dados confiáveis.
Um sistema para clínicas é a melhor solução para te ajudar nesse ponto. Com ele, você automatiza seus processos, gerencia recebimentos de consultas, exames, convênios e até faz o repasse de pagamentos em um só lugar.
Desse modo, sua gestão fica centralizada, você gera dados e relatórios fundamentais para analisar seu negócio como um todo, e toma decisões bem mais assertivas.
O Versatilis System é um sistema que descomplica sua gestão financeira, tornando-a simples e prática.
Com ele, além de obter mais organização, você conta com outras funcionalidades como agenda, prontuário, marketing e muito mais.
Agende hoje uma demonstração gratuita e confira como tudo isso funciona na prática!