O Versatilis System é o sistema de gestão definitivo para clínicas e consultórios, mas isso não significa que paramos de nos desenvolver. Pelo contrário, estamos constantemente implementando novas ferramentas e melhorando nosso sistema.
Separamos nossas principais atualizações para que você fique por dentro de todas as novidades do nosso software. Acompanhe!
Atualizações mais recentes do Versatilis System (janeiro de 2023!)
1. Ajuste automático do número de sessões em pacotes
Quando a opção “Desabilitar botão agendar do pacote quando estourar o número de sessões?” estiver desmarcada na quantidade de sessões do pacote e os itens foram do tipo 4, a tela de agendamento em lote não bloqueará a quantidade de sessões.
A quantidade de sessões será alterada automaticamente na ficha do paciente, de acordo com a quantidade de agendamentos. Ou seja, você não precisará fazer esse trabalho manualmente!
2. Agrupamento de todos os modelos de documentos em uma única tela
Todos os modelos de documentos foram agrupados em uma única tela e em um único menu, acessado pela área “Cadastro” e depois “Modelo de Documentos”. Agora, todos os seus modelos estão centralizados em um único local.
Veja a seguir um tutorial de como usar essa nova funcionalidade.
- Acesse o menu “Modelo de Documentos”
- Ao acessar o menu, você verá a seguinte tela com a opção de escolher o modelo do documento que deseja buscar
- Ao selecionar um modelo na busca ou ao apertar o botão “NOVO”, na tela seguinte também existirá o “Tipo de Modelo” para ser escolhido
3. Aumento da altura da linha do campo 65 da guia SADT
Recebemos o feedback de que a linha do campo 65 da guia SADT estava pequena, por isso, aumentamos o tamanho da linha para melhorar a visualização dos dados.
4. Profissional da saúde pode chamar a recepção por meio do Painel de Interatividade
Você pode solicitar o apoio da sua recepção ao clicar no botão do Painel de Interatividade, veja um tutorial de como usar o novo botão:
- Nas suas configurações gerais, foi criado um check para informar qual tipo de senha será utilizada para chamar a recepção
- Ao acessar o menu “Cadastro”, em seguida “Máquinas/Usuários do Alert”, é necessário selecionar o tipo de senha definido nas configurações gerais, para que esse dispositivo permita a chamada da recepção via o Painel de Interatividade
- Em seguida, no Painel de Alerta do profissional da saúde, irá aparecer um botão chamado “CHAMAR RECEPÇÃO”
- Ao apertá-lo, o profissional da saúde irá chamar a recepção via Painel de Interatividade, inclusive, com um alerta sonoro diferente do utilizado para chamada dos pacientes
5. Novos filtros de busca de registro de contato
Um filtro de “Grupo de Usuário” e “Usuário” na tela de busca de registro de contato foi criado para facilitar suas pesquisas dentro do sistema.
6. Auditoria de alteração de fornecedores
Foi criada a auditoria de alteração de fornecedores para que você possa identificar qual usuário entrou na ficha do fornecedor e qual usuário alterou o nome do fornecedor.
7. TAG no atestado de quantidade de dias
Criamos o campo “Quantidade de Dias de Afastamento” na tela de emissão de atestado e a TAG “Dados Gerais (Quantidade de Dias de Afastamento)” na tela de Cadastro de Atestado.
Assim, você pode informar a quantidade de dias de afastamento do paciente diretamente na emissão do atestado.
8. Botão “confirmar” no Painel de Alerta com integração financeira
Adicionamos um botão “CONFIRMAR” no Painel de Alerta do Profissional da Saúde, permitindo a emissão de guias e integração com o caixa.
O profissional da saúde pode confirmar uma consulta ou procedimento e emitir a guia ou optar por integrar com o caixa, por meio do próprio Painel de Alertas.
Essa é uma melhoria que visa facilidade e rapidez na confirmação e integração financeira, principalmente para profissionais da saúde que trabalham sem recepcionistas.
Veja um tutorial de como usar a nova ferramenta:
- É necessário ativá-la nas “Configurações Gerais”
- No Painel de Alerta do Profissional da Saúde, aparecerá o botão CONFIRMAR, caso a primeira opção acima esteja marcada
3) Caso a segunda opção do item 1 esteja marcada, ao clicar em CONFIRMAR, o sistema irá redirecionar para emissão de guia ou integração com o caixa, dependendo do convênio do paciente
9. Controle de autorização de imagem
Para que você possa seguir a LGPD, agora o seu prontuário tem a informação se o paciente autorizou ou não o uso da sua imagem em relatórios médicos e qualquer outro documento ou para qualquer finalidade.
- Foi adicionado a opção “Paciente autoriza o uso de imagem?” na ficha do paciente
- Ao entrar como profissional da saúde, na aba “Personalizar seu prontuário”, você pode habilitar esse campo que ficará disponível no cabeçalho do prontuário do paciente
- No cabeçalho do prontuário eletrônico será exibido o campo “Paciente autoriza uso de imagem?”, com a informação gravada na ficha do paciente
10. Desenvolvimento de adaptação da guia de honorários
Para atender sua instituição de forma ainda mais completa, desenvolvemos uma estrutura completa para emissão da guia de resumo de internação.
11. Importação do número e data da nota após atendimento no lançamento de receitas
No lançamento de receitas emitidas após a liquidação de títulos financeiros, é possível adicionar a informação de Data de Emissão da Nota Fiscal e o Número da Nota Fiscal. Dê uma olhada no nosso tutorial:
- Após gerar o lançamento de receita de um Título Liquidado (acessar Ficha do Paciente, em seguida Aba de Ficha Financeira e clicar no botão “Liquidar”), e emitida uma Nota Fiscal, (clicar no botão “Emitir NF”)
- Dentro do menu de Movimentação/Financeiro, em seguida “Contas a Receber”, a linha da movimentação do Título Liquidado estará com as informações da Nota Fiscal (Número e Data)
12. Questionário de Anamnese: triagem de enfermagem
Melhoramos a configuração de acesso para questionários de anamnese, agora, é possível escolher qual profissional irá manipular o questionário. Veja como:
- Acesse o menu “Cadastro -> Questionários de Anamnese”
- Ao entrar pelo usuário de enfermeiro no prontuário do paciente (Ficha do Paciente -> Prontuário), só é possível selecionar os questionários com acesso permitido
13. Ficha do Paciente Impressa: campos de quantidade de filhos e religião
Para que a ficha do paciente fique ainda mais completa, na tela de impressão de ficha do paciente foram adicionados os campos Religião e Quantidade de Filhos, basta ir em “Ficha do Paciente -> Imprimir Ficha”.
14. Centro de Custos com despesas
Na tela de Cadastro de Despesas foi vinculado o Nome da Despesa com o Centro de Custo “CADASTRO -> DESPESAS”, assim, o Centro Custo automaticamente passa o Nome da Despesa, em caso de plano de contas.
15. Resultado de Exame: editar somente no dia do agendamento
Nas Configurações Gerais, na parte de Prontuário Eletrônico, foi criada uma opção que permite a edição de um resultado de exame fora do dia de consulta. Assim, você pode bloquear ou não a edição de um resultado de exame fora do dia de consulta.
Na tela de Configurações Gerais, na parte de Prontuário Eletrônico, aparecerá a opção “Bloquear a edição do resultado de exame no prontuário fora do dia de consulta?”
16. Campo de telefone se torna obrigatório no Portal do Paciente
Para que nenhuma informação importante esteja ausente em seus documentos, o campo Telefone Celular agora é obrigatório no Portal do Paciente (agendamento online).
17. Novo relatório marcação de consultas por período
A tela de marcação de consulta por período agora possui um filtro Tipo Agendamento, e no relatório foi adicionado a coluna Tipo Agendamento. Dessa forma, você pode realizar filtros mais específicos durante suas buscas.
18. Filtro por Unidade Permitir mais de uma Unidade
A tela de Pacientes a serem exibidos no arquivo XML – SADT permite selecionar mais de uma Unidade, assim você evita realizar diferentes consultas e relatórios sem necessidade.
19. Relatório de pacotes orçados e vendidos
A tela de relatório de comissões retorna uma coluna a mais de Quantidade de Sessões, em “Relatórios Financeiros -> Comissões”.
20. Filtro e totalizador no relatório de pacotes orçados e vendas
A tela de pacotes orçados e vendidos possui um novo filtro por nome do paciente e um totalizador de consultas confirmadas. Basta acessar “Relatório Operacionais -> Pacotes Orçados e Vendidos”.
21. Novas informações no Extrato Bancário
Na tela de extrato bancário, foi adicionado a descrição do histórico, o número e a data da nota fiscal. Para ver a atualização, acesse “Movimentação/Financeiro -> Extrato Bancário”.
22. Novo filtro em Contas a Pagar – Conta Bancária
Na tela Relatório Financeiro foi adicionado um novo filtro de conta bancária, basta acessar “Relatório Financeiro -> Contas a Pagar”.
23. Orçamentos Gerais: data de nascimento do paciente
A tela de orçamentos gerais retorna uma coluna a mais de Data de Nascimento, em “Movimentação/Atendimento -> Orçamentos Gerais”.
24. Novos campos e funcionamento na triagem de enfermagem
Novos campos e gráficos para triagem de enfermagem: IMC, porcentagem de gordura, de massa muscular, de massa magra, total Q1, Q2, Q3, Q4 e Q5.
Veja nosso tutorial para aprender como usar os novos campos:
- Acesse o menu “Arquivo -> Configurações de Campos Obrigatórios” e marque os campos que pretende deixar visíveis
- Acesse a “Ficha do Paciente -> Triagem de Enfermagem”, na aba de “Enfermagem”, foi adicionado um botão para facilitar a entrada na tela de configurações de campos
- Os campos desmarcados na configuração não ficarão visíveis, como no campo “Peso” na imagem a seguir, tanto o gráfico quanto o campo ficaram invisíveis
25. Escolher a forma de estorno ao paciente
Agora você pode selecionar a forma do estorno da liquidação, dê uma olhada no nosso tutorial:
- Acesse a “Ficha do Paciente” na aba de “Ficha Financeira”, e clicar em estornar em um título liquidado
- As formas de pagamentos da liquidação aparecerão e a opção marcada serve para selecionar a forma de pagamento que será realizado o estorno
26. Agendamento de sessões por lote: médico solicitante/TPA
Na geração de sessões, foram adicionados os campos para informar quem é o profissional da saúde solicitante e o tipo de agendamento para particular e convênio.
Veja nosso tutorial:
- No menu “Arquivo -> Configurações Gerais” foram criados 2 checks vinculados ao check da agenda randômica, que só aparecerá quando a opção de utilização do agendamento randômico estiver habilitada
- Na tela de agendamento das sessões, após adicionar o procedimento, os novos campos aparecerão. O tipo de agendamento só aparecerá caso tenha a opção “Utiliza algum tipo de agendamento?” estiver marcada em suas configurações gerais
- Após inserir a informação e definir os períodos, você verá o tipo de agendamento para selecionar para cada atendimento
- Ao finalizar o agendamento, a informação será atrelada para confirmações
27. Baixa de estoque e nº de lote
Agora, o campo de número lote e data de validade configura baixa automática de materiais para confirmação de agendamento.
- Ao clicar em “Confirmar” na ficha do paciente, caso tenha materiais para outras despesas, aparecerá a data de validade e lote do material
- Após confirmar o agendamento, as informações aparecerão na ficha cardex, como funciona atualmente na saída de material
28. Permitir a assinatura digital do paciente por tablet
Implementamos a funcionalidade para o paciente assinar digitalmente o orçamento nas telas de “Orçamentos Gerais” e “Orçamento de Pacote”. Leia nosso tutorial:
- Cadastre o modelo de ficha de avaliação para ser usado nas telas de “Orçamentos Gerais” ou “Orçamento de Pacotes”, no menu “Cadastro -> Fichas de Avaliação”
- Cadastre um novo Orçamento Geral ou Orçamento de pacote para o Paciente, pelo menu “Movimentação / Atendimento -> Orçamentos Gerais” ou “Movimentação / Financeiro -> Orçamento de Pacote”. Após gravar o Orçamento, no final da tela, ficará disponível o campo para assinatura do Paciente:
- A tag para assinatura “Paciente (Assinatura Orçamentos Gerais)” ou “Paciente (Assinatura Orçamento de Pacote)”, será substituída pela assinatura
- No documento gerado na Ficha do Paciente (“Ficha do Paciente -> Aba”), também é possível realizar a emissão do documento com a assinatura por meio da tag “ Paciente (Assinatura Documento)”
29. Arquivos da Tellos no Versatilis
Temos mais uma integração: a recuperação de arquivos armazenados via SharePoint, integrando diretamente com o próprio sistema Versatilis!
Ou seja, temos a recuperação de arquivos salvos pela Tellos via SharePoint, o que libera espaço físico no seu servidor, oferecendo maior praticidade e flexibilidade entre salvar nuvem ou local!
Dê uma olhada no tutorial:
- Acesse o menu “Arquivo -> Integrações” e selecione a integração “Tellos”
- Na tela da integração, após marcar o checkbox “Utiliza SharePoint?”, preencha todos os campos a seguir
- No prontuário eletrônico do paciente, na aba “Inserir Resultados de Exames”, se conter resultados que vieram por meio da Integração da Tellos, aparecerá um botão de “Download”. Esse botão acionará a integração com o SharePoint, caso o arquivo exista na nuvem
- Após acionar o botão “Download”, o arquivo será baixado
30. Atualizações no Orçamentos IPP
#1
Adicionamos o campo “grupo de usuário” no cadastro de motivo de contato! Ou seja, você pode informar quais grupos estão associados ao motivo de contato.
Veja o tutorial a seguir:
- Acesse o menu “Cadastro -> Motivo do Contato”, e selecione um Motivo ou criar um novo:
- O campo estará disponível em uma seção para informar os Grupos de Usuários associados ao Motivo de Contato
#2
Também adicionamos a coluna “Usuário” no filtro e no relatório operacional “Relatório de Registro de Contato”.
#3
Desenvolvemos um modelo de template (Cadastro de Ficha de Avaliação) para Registros de Contatos, contendo tags especiais para Registro de Contato.
Dê uma olhada no tutorial:
- Acesse o menu “Cadastro -> Fichas de Avaliação”, e selecione um Modelo ou clique em criar um novo
- O campo estará disponível em uma seção para informar os Grupos de Usuários associados ao Motivo de Contato:
#4
Adicionamos a coluna “CELULAR” na seção “Pacientes Aguardando Contato” no Painel de Alertas!
#5
A seção na Ficha do Paciente tem uma nova área para adicionar Históricos de Contatos.
Veja nosso tutorial:
- Ative a seção “Histórico de Contato” na ficha do paciente pelo menu “Arquivo -> Configurações de Campos Obrigatórios”, na seção “Exibir as seguintes abas”
- Após o primeiro passo, ao acessar a ficha do paciente, a Aba estará disponível
- É possível adicionar, editar e excluir históricos de contatos, informando a Unidade, a Data do Contato, a Hora do Contato e o Histórico
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