Se você deseja se destacar na sua clínica, entender como funciona o atendimento particular e quais são suas vantagens é o primeiro passo.
O atendimento particular valoriza o cuidado personalizado, a flexibilidade e a autonomia, especialmente em um mundo onde a procura por serviços de qualidade cresce a cada dia.
Nesse sentido, qualquer experiência que o paciente tenha com seu atendimento particular irá moldar a percepção sobre seus serviços.
Assim, é essencial oferecer um atendimento que supere as expectativas e seja personalizado e acessível para obter um importante diferencial competitivo.
Segundo a Demografia Médica de 2023, 74,5% dos entrevistados trabalham no setor privado, desse total, 58,4% atuam em consultórios próprios particulares.
Para te ajudá-lo a oferecer essa modalidade de atendimento na sua prática, confira agora as principais vantagens e como entregá-la com eficiência.
Acompanhe!
O que é atendimento particular?
O atendimento particular é um tipo de atendimento em que o paciente paga de forma direta pela consulta ou procedimento. Isto é, sem a intervenção de um plano ou seguro de saúde.
Desse modo, com esse modelo você consegue estabelecer seus próprios valores, levando ao paciente um cuidado mais personalizado e ágil.
Com o atendimento particular, é possível ter mais flexibilidade, pois negocia-se, por meio dele, todos os valores e condições.
Da mesma maneira, o profissional conquista uma maior autonomia, porque não fica sujeito a regras dos planos. Quanto ao paciente, ele terá mais possibilidades de escolha e um relacionamento mais próximo com seu médico.
Essa é uma modalidade altamente valorizada por aqueles que buscam maior atenção e menos burocracias. Ou seja, quem procura por ela espera um serviço de alta qualidade.
Como começar a oferecer o atendimento particular na clínica?
Começar a oferecer o atendimento particular na clínica exige planejamento e organização. Afinal, cada etapa precisa garantir uma boa experiência com seus serviços.
Avalie o mercado e o público-alvo
Em primeiro lugar, antes de implementar esse tipo de atendimento, você precisa conhecer o mercado e entender quem é o seu público-alvo.
Para isso, pesquise primeiro se há demanda para seus serviços na região, e se os pacientes que você já atende estariam dispostos a pagar pelas consultas diretamente.
Mapear o perfil dos seus pacientes também te ajudará a definir estratégias mais eficazes para atrair os pacientes certos.
Defina seus preços e serviços
Em seguida, é hora de determinar quais serão seus preços e serviços. Para tanto, procure ter uma tabela justa, que considere o valor dos serviços, os custos operacionais e a competitividade.
Você ainda pode dispor de diferentes opções para atrair diferentes perfis de pacientes, basta manter a transparência nos valores cobrados.
Conte com a tecnologia
Depois, é indispensável contar com a tecnologia de um bom sistema para médicos. Isso porque, atualmente, todos os consultórios modernos contam com, no mínimo, um prontuário eletrônico e agenda online.
Um bom sistema ainda te ajuda a ir além e otimizar a experiência do paciente com o agendamento online, por exemplo.
Com ele, seus pacientes conseguem agendar consultas de forma muito mais rápida e prática, a qualquer hora e de qualquer lugar.
Faça um bom marketing
O marketing será seu grande aliado na hora de atrair novos pacientes. Assim, utilize diferentes canais, como e-mail marketing, redes sociais e avisos no consultório para contar aos pacientes todas as vantagens do atendimento particular.
Ainda, procure criar materiais explicativos e até treinar sua equipe para que eles respondam às dúvidas e orientem os pacientes.
Conquiste parcerias estratégicas
Uma boa parceria com outro profissional ou clínica de saúde pode te ajudar a atrair mais pessoas e a levar ao paciente um atendimento de ponta a ponta.
Ou seja, considere parcerias com laboratórios, clínicas de imagem e outros especialistas que complementam a sua prática. Esta é mais forma criativa de obter um grande diferencial competitivo.
5 vantagens do atendimento particular
Entregar consultas particulares na sua clínica gera benefícios a você e seus pacientes. Veja a seguir por que essa é uma escolha atrativa!
1. Mais autonomia e flexibilidade
O primeiro motivo é que, no atendimento particular, é você quem controla suas decisões clínicas. Isso acontece porque você não terá que lidar com as restrições dos convênios e seguradoras.
Por esse motivo, é possível oferecer serviços personalizados a cada paciente, conquistando liberdade para gerenciar seu tempo e agenda.
2. Atendimento mais personalizado
Uma consequência dessa maior autonomia é um atendimento mais personalizado. Nesse sentido, você não terá mais a pressão de atender um alto número de pacientes em pouco tempo, podendo se dedicar mais a cada consulta.
Dessa forma, o atendimento será personalizado e humanizado, fazendo com o paciente se sinta mais valorizado e bem assistido.
3. Relação mais próxima com seu paciente
Além disso, o atendimento particular permite a construção de um relacionamento mais próximo entre você e seus pacientes.
Isso porque, com uma comunicação sem intermediários, mais direta e transparente, será possível entender melhor as necessidades de cada um e elaborar planos de tratamento mais eficazes.
4. Melhor remuneração
Outra grande vantagem das consultas particulares é que você terá uma remuneração mais justa pelos seus serviços. Afinal, você é que definirá o valor de cada procedimento, obtendo um resultado condizente com o seu trabalho e expertise.
Então, será possível ter uma maior estabilidade financeira, bem como ter a possibilidade de investir em melhorias contínuas para sua prática.
5. Menos burocracias
Atender para planos ou seguradoras exige uma série de burocracias como autorizações e preenchimento de formulários.
Com os atendimentos particulares, será possível focar mais no cuidado ao paciente do que nas tarefas administrativas. Tudo isso otimizará seu fluxo de trabalho e irá melhorar a eficiência dos seus processos.
A importância da tecnologia para o atendimento particular
Se você deseja obter todas as vantagens do atendimento particular, contar com a tecnologia é indispensável.
Afinal, o paciente moderno espera que a sua clínica esteja de acordo com as inovações, contando, por exemplo, com um prontuário eletrônico que irá deixar os dados muito mais seguros.
Com o Versatilis System, você conquista um sistema completo, seguro e versátil. Por meio dele, você obtém prescrição eletrônica, agenda online com lembretes e agendamento online, telemedicina e muito mais.
Desse modo, você terá um sistema que irá refletir a sua preocupação em entregar ao paciente sempre o melhor!
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