Entenda como a impressora 3D na medicina atua na personalização de tratamentos e na precisão de procedimentos complexos.
A tecnologia 3D vem permitindo, nos últimos anos, novas possibilidades terapêuticas, da criação de próteses à produção de modelos anatômicos. Tudo isso alinhado para auxiliar o planejamento cirúrgico e a educação médica.
Assim, essa tecnologia traz grandes benefícios para a medicina, tornando-se um enorme diferencial. Segundo um artigo da Revista Thêma et Scientia:
“Mediante a tecnologia 3D, as mediações cirúrgicas podem ser aperfeiçoadas, e próteses diferenciadas serão produzidas, além do diagnóstico ficar mais fácil, e também o estudo da anatomia é melhorado.”
Neste artigo, você irá conferir como se beneficiar dessa inovação entendendo como ela funciona e como aprimorar a qualidade da sua prática com ela.
Acompanhe!
O que é impressora 3D na medicina?
A impressora 3D na medicina se refere ao uso dessa tecnologia que permite a criação de modelos tridimensionais a partir de dados digitais.
Nesse sentido, ela utiliza um processo de fabricação aditiva, no qual se deposita plásticos, resinas ou até mesmo biocompatíveis em camadas sucessivas de materiais para formar estruturas precisas e complexas.
Desse modo, a área da saúde vem se beneficiando grandemente da impressora, pois a utiliza para produzir:
- Próteses;
- Órteses;
- Modelos anatômicos para o planejamento cirúrgico;
- Tecidos biológicos para estudos e transplantes.
Graças à precisão e personalização obtidas com essa tecnologia, é possível desenvolver soluções sob medida para os pacientes, melhorando os resultados e a eficiência dos procedimentos.
Como funciona a impressora 3D na medicina?
Todo o processo de impressão 3D funciona por meio de um processo chamado fabricação aditiva. Nele, cria-se um objeto tridimensional camada por camada a partir de um modelo digital.
Para obter esse modelo, é necessário recorrer a softwares de design assistido por computador (CAD). Com ele, os profissionais de saúde conseguem projetar estruturas complexas e personalizadas com precisão milimétrica.
O que acontece, na prática, inicia-se com a leitura do modelo digital. Então, a impressora irá ler esse conteúdo “fatiado” em várias camadas finas. Depois, ela começa a depositar o material escolhido, que pode ser resina, plástico ou biomaterial sobre a superfície.
A impressora deposita as camadas de forma precisa até que o objeto esteja completo. Assim, ela é muito útil para criar próteses personalizadas, moldes e até mesmo tecidos artificiais. Bem legal, não acha?
Para fabricar uma prótese, por exemplo, ela pode usar um material biocompatível que se ajusta à anatomia do paciente, o que garantirá bem mais conforto e funcionalidade.
Ainda é possível usar seus modelos anatômicos para planejar cirurgias complexas e colaborar para a educação médica. Com eles, os médicos conseguem simular procedimentos antes de realizá-los.
Toda essa combinação de precisão e personalização aumenta a segurança e a eficácia dos tratamentos, tornando a impressora 3D uma grande aliada da prática médica.
5 aplicações da impressora 3D na medicina
Existem várias aplicações da impressora 3D na medicina. Confira a seguir algumas das principais:
1. Produção de próteses
Em primeiro lugar, a impressão 3D permite a criação de próteses sob medida para a anatomia de cada paciente.
Por isso, elas permitem dispositivos mais confortáveis e funcionais, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Em comparação aos métodos tradicionais, a produção é mais rápida e menos custosa também.
2. Planejamento cirúrgico
Antes de operarem em cirurgias complexas, os médicos conseguem criar réplicas exatas em 3D das estruturas anatômicas dos pacientes por meio da impressora.
Desse modo, eles conseguem planejar e ensaiar procedimentos, o que reduz bastante o risco e aumenta a precisão da operação.
3. Implantes customizados
Você sabia que a impressão 3D também é útil para fabricar implantes sob medida? Pois é, ela ajuda, por exemplo, na fabricação de placas e parafusos que se ajustam de forma perfeita ao local da cirurgia.
Como esses implantes já são personalizados, eles aceleram a recuperação e minimizam as complicações cirúrgicas.
4. Fabricação de biomateriais
Alguns pesquisadores estão usando a impressora 3D para fabricar tecidos biológicos, como pele artificial, vasos sanguíneos e órgãos.
Nesse sentido, mesmo que esta aplicação ainda esteja em desenvolvimento, a expectativa é de uma revolução no campo dos implantes, com soluções viáveis e mais acessíveis para a escassez de órgãos doadores.
5. Educação médica
Como permite a impressão de modelos perfeitos em termos de anatomia, o uso da impressora na educação médica também é muito valioso.
Com ela, estudantes e profissionais podem estudar anatomia e praticar procedimentos em um ambiente sem riscos.
Assim, é possível obter uma experiência prática que complementa o aprendizado teórico e que deixa os profissionais muito mais preparados para atuações reais.
Benefícios da impressora 3D na medicina
Com todas as suas aplicações possíveis, a impressão 3D na medicina traz inúmeros benefícios à prática médica. Conheça alguns deles agora!
Tratamentos personalizados
Um dos maiores benefícios da impressão 3D é a possibilidade de personalização dos dispositivos médicos de acordo com as necessidades de cada paciente.
Graças a essa personalização milimétrica, é possível ajustar a prótese, órtese ou implante melhor, de modo que o paciente terá bem mais conforto e qualidade de vida.
Redução de custo e tempo
Em seguida, outro benefício é que, de maneira geral, a produção de uma impressora 3D é mais rápida e eficiente que a dos métodos tradicionais.
Consequentemente, o custo de produção também será menor, o que torna essa tecnologia bem mais acessível.
Melhor planejamento cirúrgico
Por meio da criação de modelos anatômicos, os médicos conseguem planejar melhor suas cirurgias e realizar seus procedimentos com precisão maior.
Afinal, com os modelos 3D, você consegue ver e praticar o procedimento antes de realizá-lo, reduzindo riscos operatórios e até o tempo de cirurgia.
Avanços em pesquisas e desenvolvimento
Com todas as suas aplicações, a impressora 3D impulsiona a pesquisa médica a respeito do desenvolvimento de novos materiais e técnicas, como a bioimpressão de tecidos.
Nesse sentido, a pesquisa abre imensas possibilidades em áreas como transplante de órgãos, cicatrização e regeneração de tecidos. Áreas essas que antes eram limitadas pela tecnologia e pela disponibilidade de doadores.
Redução de resíduos
O processo de impressão 3D é um processo aditivo. Isso significa que se utiliza apenas o material necessário para criar o objeto final.
Ou seja, todo o procedimento diminui o desperdício de materiais, sendo vantajoso tanto do ponto de vista econômico como do ambiental.
Todos esses benefícios mostram que a impressão 3D está criando várias possibilidades de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, você não acha?
A importância da tecnologia para sua clínica
Além da impressora 3D, outras inovações como os sistemas para médicos são essenciais na sua prática.
Com um bom sistema, você centraliza os dados dos seus pacientes de forma segura, e gerencia a sua clínica de um jeito simples em um único local.
O Versatilis System, por exemplo, é um software completo, que conta com prontuário eletrônico, gestão de pacientes, prescrição eletrônica, telemedicina, gestão financeira e mais.
Com ele, você obtém mais agilidade e segurança para gerir o seu negócio na saúde, focando no mais importante: seus pacientes.
Quer saber mais sobre o Versatilis? Agende uma demonstração gratuita sem compromisso! Esperamos por você.