Atender pacientes por telemedicina gera grandes benefícios, mas é preciso cuidar da comunicação e da tecnologia utilizada para o serviço.
A telemedicina é um campo na área da saúde que cresce a cada dia e abrange diversos aspectos que impactam de forma positiva pacientes e profissionais.
Por definição, ela envolve qualquer prestação de serviço médico a distância mediado pelas chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Sendo uma ferramenta valiosa para melhorar o acesso à saúde, é importante garantir um bom atendimento aos pacientes ao utilizá-la, já que muitos podem não estar acostumados com essa forma de serviço, e possuir dúvidas.
Neste conteúdo, você irá conferir dicas valiosas para atender seus pacientes por telemedicina e manter uma experiência de excelência em suas teleconsultas.
Vamos lá?
5 dicas para atender pacientes por telemedicina
A telemedicina é uma ferramenta valiosa para melhorar o acesso à saúde, porém, muitos pacientes ainda não estão acostumados, e podem ter dúvidas em relação aos procedimentos.
Confira a seguir dicas fundamentais para atender seus pacientes por telemedicina, garantindo que eles recebam uma excelente assistência médica.
1. Prepare seu ambiente
Embora na telemedicina a comunicação com os pacientes aconteça em uma plataforma digital, é importante manter a cordialidade e o respeito, e se preparar da mesma forma como a uma consulta presencial.
Por isso, preparar seu ambiente é o primeiro passo para cuidar do atendimento. Assim, certifique-se de estar em um local calmo, tranquilo e privado. Além disso, verifique se a internet está estável.
Em seguida, equipe seu computador ou dispositivo móvel com uma câmera e microfone de alta qualidade para garantir a melhor experiência a seus pacientes.
2. Envie orientações para o paciente
Agora que você já se preparou, é hora de mostrar ao seu paciente como ele pode fazer o mesmo. Para isso, enviar um conteúdo mostrando rapidamente como utilizar a plataforma de telemedicina escolhida é uma ótima opção.
É importante ainda garantir que o paciente também esteja em um local calmo e privado, e vale incentivar o uso de fones de ouvido para garantir mais privacidade durante a consulta.
Comunicações via e-mail marketing são ótimas para enviar recomendações como essas, e você pode anexar o link para a assinatura de um termo de consentimento, o que irá garantir mais segurança e respaldo jurídico à sua consulta.
3. Escolha a plataforma correta
Embora a telemedicina gere inúmeros benefícios, ainda existem alguns desafios, especialmente aqueles que são referentes à segurança de dados.
Dessa forma, para implementar essa prática de maneira ética e segura, contar com uma plataforma adequada é indispensável. Com um software médico, você obtém a tecnologia que precisa para atender seus pacientes e garantir a segurança das informações.
Isso porque, por meio de um software, você tem a integração com o prontuário eletrônico, uma excelente ferramenta que ajuda ainda mais em suas teleconsultas.
Assim, é possível contar com a plataforma ideal, e usufruir de benefícios que vão muito além dos momentos de telemedicina.
4. Realize as avaliações necessárias
Conversar com o paciente e manter um atendimento humanizado é essencial para garantir que ele se sinta à vontade e se acostume com a situação.
Depois, você consegue realizar algumas avaliações mesmo via telemedicina, sempre explicando o que você está fazendo e por que está fazendo.
Se necessário, você pode encaminhá-lo a uma consulta presencial, ou solicitar exames complementares para uma consulta de retorno.
5. Elabore um plano de tratamento
Após avaliar o paciente, é hora de elaborar o plano de tratamento, que deve incluir o diagnóstico, tratamento e as recomendações.
Nesse momento, é importante se manter aberto a questionamentos, e procurar solucioná-los com paciência e clareza.
Antes de encerrar, certifique-se de que o paciente entendeu tudo e envie a prescrição eletrônica ou os pedidos de exame, se necessários.
Qual é a importância de atender pacientes telemedicina?
A telemedicina vem revolucionando a prestação de cuidados na saúde, e traz consigo diversos benefícios aos pacientes.
Isso porque eles obtêm grandes comodidades, já que essa forma de atendimento elimina as barreiras geográficas e leva o atendimento de especialistas a áreas mais afastadas dos grandes centros, que geralmente carecem desses profissionais.
Veja a seguir mais alguns benefícios do atendimento por telemedicina:
Democratização da assistência médica
A democratização da assistência médica é, sem dúvidas, um dos grandes benefícios da telemedicina.
Segundo dados da Demografia Médica de 2023, embora a densidade de médicos por 1000 habitantes tenha aumentado no país, a concentração geográfica e a força de atração dos grandes centros prevalecem.
Assim, com a ajuda da tecnologia, é possível conectar pacientes nessas regiões a médicos especialistas qualificados.
Maior comodidade aos pacientes
Com a telemedicina, os pacientes não precisam viajar até clínicas ou hospitais, o que economiza tempo e recursos.
Essa comodidade é um grande benefício, em especial às pessoas com mobilidade reduzida, idosos ou com condições crônicas que requerem acompanhamento constante.
Redução de custos
A redução de custos é outro benefício dos atendimentos por telemedicina, tanto para os pacientes, como para os sistemas de saúde.
Afinal, menos deslocamentos e visitas presenciais diminuem os gastos com transportes e estadias hospitalares, o que proporciona otimização de recursos e redução de custos operacionais.
Agilidade no atendimento
Atender um paciente via teleconsulta leva apenas alguns minutos. Em situações de urgência, esse atendimento ágil pode oferecer orientações rápidas, fornecendo aos pacientes um aconselhamento imediato antes deles buscarem cuidados mais avançados.
Conte com uma boa plataforma para atender pacientes por telemedicina
Um software médico é o seu melhor aliado durante o atendimento via telemedicina. Isso porque, com essa tecnologia, você garante a segurança e a praticidade que os seus pacientes precisam para uma ótima experiência.
Dentro do software, você obtém a plataforma de telemedicina, e outras funcionalidades complementares à prática, mas que podem auxiliar imensamente a gestão da sua clínica e seus atendimentos presenciais, como:
- Prontuário e prescrição eletrônica;
- Agenda médica;
- Sistema de cadastro de pacientes;
- E-mail marketing.
Entre outros.
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Ao longo do conteúdo, você obteve dicas sobre a prática da telemedicina, e como levar esse tipo de atendimento a seus pacientes da melhor forma.
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