A pediatria integrativa é um programa que visa não apenas tratar doenças, e sim focar em prevenção e manutenção do cuidado com a saúde.
No programa de pediatria integrativa, todos os fatores que influenciam o bem-estar e as doenças são considerados. Isso inclui questões sociais, ambientais, físicas e emocionais.
Nesse sentido, um dos grandes objetivos dessa abordagem é resgatar o conceito de pediatria mais tradicional, na qual o pediatra se colocava praticamente como o médico da família.
Como o mundo está diferente e existem diferentes motivos para as pessoas adoecerem, esse tipo de programa é relevante, pois olha o corpo na totalidade, considerando todos os pequenos fatores que o influenciam.
Ao longo deste conteúdo, você verá o que é, qual é a importância e como funciona a pediatria integrativa.
Vamos lá?
O que é pediatria integrativa?
A pediatria integrativa, ou pediatria com abordagem integrativa, é um programa que oferece práticas e cuidados capazes de minimizas os problemas de saúde na infância e reduzir os riscos de doenças crônicas na vida adulta.
Esses cuidados se iniciam antes mesmo do nascimento, e englobam recursos de medicinas complementares que podem agregar ainda mais à puericultura tradicional.
Ou seja, esse tipo de abordagem busca identificar e tratar até mesmo causas subjacentes de doenças, promovendo o bem-estar da criança e das famílias. Por isso, o médico deve trabalhar em parceria com a família.
Além disso, é importante que os profissionais auxiliem nos campos de nutrição, desenvolvimento psicoemocional, atividade física, sono, acompanhamentos na vida escolar e social, entre outros.
Em um boletim da Sociedade de Pediatria de São Paulo, a Dra. Cintia Fernandes, médica pediatra e homeopata, afirmou que:
“A Pediatria Integrativa agrega conhecimentos milenares e os avanços tecnocientíficos, promovendo a interface entre, além e através dos eixos “saúde e educação”, onde a saúde seria um processo de educação do “bem ser” e do “bem viver”. Um novo conceito de saúde integral surge na expressão bem-estar biopsicossocial, espiritual e ambiental.”
Como funciona a pediatria integrativa?
A pediatria integrativa é uma maneira de olhar a criança em sua totalidade, entendendo não somente o sintoma, mas o que o causa e como ele pode ser tratado da melhor maneira.
De modo geral, a busca pela ajuda médica vem por meio desses sintomas. Assim, a pessoa procura um especialista que irá tratá-lo com o uso de medicamentos.
No entanto, na abordagem integrativa, o médico irá investigar possíveis gatilhos ambientais que possam ter desenvolvido esse sintoma, o que inclui alérgenos domiciliares, por exemplo.
Dentre os princípios desse tipo de programa, podemos citar:
- O uso de intervenções naturais e menos invasivas sempre que possível;
- A avaliação de todos os fatores que influenciam saúde, bem-estar e doença, que envolvem questões emocionais e ambientais;
- Consideração de todos os recursos para o tratamento, incluindo conceitos mais amplos de promoção de saúde;
- O incentivo a bons hábitos desde cedo para perpetuar e colaborar com os processos de cura.
Quais são os benefícios da pediatria integrativa
Ao longo do conteúdo, você já conferiu alguns benefícios dessa prática para as crianças e seus familiares. Confira agora mais detalhes sobre eles!
Humanização do atendimento
A pediatria integrativa vai muito além da prescrição de medicamentos, pois ela foca na relação entre médico e paciente, tratando mais do que sintomas.
Participação ativa dos pacientes e familiares
Como essa abordagem é centrada na família e sua dinâmica, existe uma participação bem maior dos pais para que eles se tornem parceiros na tomada de decisão médica.
Além disso, utiliza-se uma perspectiva que educa e capacita as crianças para elas agirem ativamente em prol de seus próprios cuidados.
Maior aderência aos tratamentos
Quando os profissionais atendem as crianças de forma mais humanizada, é possível oferecer um tratamento personalizado, o que tornará o processo mais leve para ela.
Outro ponto é que, como os pais também serão protagonistas na tomada de decisão, há um maior engajamento e satisfação de todas as partes.
Como aplicar a pediatria integrativa?
Para aplicar a pediatria integrativa durante seus atendimentos, o acolhimento e a escuta ativa dos pacientes e familiares é fundamental. Adicionalmente, sempre busque o motivo do adoecimento daquela criança.
Afinal, nosso corpo possui toxinas ambientais e um processo de drenagem para elas, mas, quando esse processo não funciona corretamente, as doenças podem aparecer e, se tratamos apenas sintomas, a doença pode continuar evoluindo.
Nesse sentido, existem algumas maneiras pelas quais é possível começar a adotar ou reforçar essa abordagem em seu consultório. Veja quais são elas:
- Mantenha o paciente em foco: ouça com atenção os pacientes e seus familiares, considere ainda suas preocupações e preferências em relação às abordagens e tratamentos;
- Promova saúde e bem-estar: incentivar hábitos de vida saudáveis, que promovam o bem-estar é um dos princípios da pediatria integrativa. Você pode sugerir brincadeiras ao ar livre, contato com a natureza e animais, a importância do sol e o dicas para o desenvolvimento da criatividade;
- Atue como um facilitador: apoie os pacientes e os familiares na jornada de saúde, de modo a fornecer tudo que for necessário para que eles se engajem no tratamento;
- Avalie a criança e a relação dos pais com ela: perceba como são as relações familiares e procure entender como foi a gestação e a infância dos pais. Assim, é possível descobrir e investigar possíveis interferências genéticas.
A importância da tecnologia para a pediatria integrativa
Para manter um atendimento humanizado e de qualidade na sua clínica ou consultório, o investimento em tecnologia é fundamental.
Afinal, por meio dela, é possível agilizar processos manuais, garantir mais segurança de dados e uma maior comodidade aos pacientes, contando com recursos como o agendamento online e a confirmação de consultas.
A telemedicina também é grande aliada da pediatria integrativa. Com ela, é possível acompanhar de forma mais próxima os pacientes, e realizar atendimentos de forma prática, rápida e segura.
Um software médico é uma excelente escolha para você obter esses e outros recursos importantes para a rotina da clínica, como o prontuário eletrônico.
Desse modo, você deixa seus atendimentos ainda mais humanizados, pois terá tempo para focar no que realmente importa: a escuta ativa dos pacientes e seus familiares.
Se você gostou deste conteúdo, não se esqueça de compartilhar com seus colegas e continuar acompanhando nosso blog para mais!