O CRM para clínicas é uma excelente ferramenta para estreitar o relacionamento com os pacientes e conquistar mais fidelização.
O CRM, ou Customer Relationship Management, é um ótimo canal para enviar comunicações para seus pacientes e estreitar sua relação com eles, tornando-se uma ferramenta estratégica para qualquer empreendimento.
Segundo um artigo da Universidade Federal do Paraná:
“O CRM possibilita a compreensão e acompanhamento das necessidades dos clientes; coleta informações, tanto interna quanto externamente, criando um banco de dados central que fornece informações estratégicas que facilitam no processo de interação com o cliente através de qualquer ponto de contato com a empresa.”
Neste conteúdo, você vai conferir o que é, como funciona e qual é a importância do CRM para clínicas.
Vamos lá?
O que é o CRM para clínicas?
O Customer Relationship Management, ou CRM, em tradução Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta que possibilita a gestão do relacionamento com o cliente de maneira individualizada.
Nesse sentido, o CRM para clínicas é uma plataforma que permite o gerenciamento de seus pacientes, enxergando oportunidades de maneira personalizada para cada um. Na prática, isso significa mais conversão e fidelização para sua clínica!
Desse modo, o CRM envolve todo o conjunto de práticas e tecnologias utilizadas para gerenciar seu relacionamento com seus atuais e potenciais pacientes.
Para obter um para sua clínica, o primeiro passo é contar com um bom sistema médico que ofereça uma integração com um software de CRM.
O Versatilis System, por exemplo, oferece a integração com duas excelentes plataformas do mercado, a Nectar CRM e a RD Station.
Com elas, é possível integrar os dados dos contatos feitos por meio da ficha de pacientes, e entender, por meio deles e de informações complementares, em que fase da jornada eles estão.
Como funciona o CRM para clínicas?
Por meio de um sistema para clínicas, como o Versatilis, você pode integrar uma ferramenta de CRM para gerir seus contatos de ponta a ponta.
Desa maneira, é possível acompanhar e entender todas as ações de seus pacientes, tais como:
- Pedidos de orçamento;
- Informações sobre pacotes;
- Agendamentos.
Entre outros.
Imagine, por exemplo, que um paciente ligou para solicitar as informações de um pacote. Essa informação estará na ferramenta de CRM. Após um tempo, você consegue verificar se esse paciente ligou para agendar ou não.
Se ele pediu informações, mas não retornou, você envia um e-mail para ele enviando mais informações e perguntando se ainda há alguma dúvida.
Assim, ao manter esse contato, você aumenta as chances de fechamento de negócio, e mostra um cuidado que vai além da consulta.
Quando o paciente percebe esse cuidado, as chances de fidelização também aumentam, pois ele saberá que terá suas necessidades consideradas e atendidas pela clínica.
Qual é a importância do CRM para clínicas?
Uma ferramenta de CRM para clínicas possibilita uma grande melhoria na experiência do paciente. Isso porque, com ela, você conhece melhor cada um deles, entendendo suas necessidades, histórico e preferências.
Além disso, você conquista uma comunicação bem mais efetiva, porque consegue automatizar processos como confirmações de consulta, envio de resultados de exames, informações sobre tratamentos, entre outros.
Com essa comunicação, você reduz o número de faltas e melhora a adesão ao tratamento, garantindo um acompanhamento mais consistente.
Outro ponto fundamental é que com o CRM para clínicas, é possível coletar e analisar inúmeros dados que auxiliam no mapeamento do perfil de seus pacientes, o que facilita a tomada de decisão e colabora para melhorar o desempenho da clínica.
Todos esses benefícios colaboram para a fidelização de pacientes, porque você conquista um relacionamento melhor com eles, fazendo com que se sintam bem mais valorizados e satisfeitos.
4 dicas para usar o CRM para clínicas e fidelizar seus pacientes
O CRM para clínicas melhora a comunicação com seus pacientes, aumenta as chances de indicações e a probabilidade de que retornem para consultas futuras.
Além disso, com uma boa ferramenta de CRM, você também colabora com a adesão ao tratamento e conquista dados importantes para a tomada de decisão.
Porém, é importante entender como utilizá-la da melhor forma para aproveitar todos esses benefícios. Confira a seguir algumas dicas fundamentais!
Envie conteúdos de qualidade
A base de uma boa estratégia de comunicação com seus pacientes precisa contar com conteúdos de qualidade, que colaborem para solucionar dúvidas ou fornecer dicas valiosas sobre cuidados com a saúde.
Nesse sentido, você pode enviar e-mails de conteúdos com as dúvidas mais comuns durante as consultas, dicas de pré e pós-procedimento, conteúdos informativos e muitos outros.
Dessa maneira, os pacientes irão entender que seu cuidado vai muito além do atendimento, e sempre se lembrarão da sua clínica quando precisarem.
Utilize para mandar lembretes de consulta e retorno
Outra ótima maneira de aproveitar a ferramenta de CRM para clínicas é utilizá-la para o envio de lembretes de consulta e de retorno.
Assim, você reduz bastante as faltas e entrega uma ótima comodidade aos pacientes. Afinal, com a correria da rotina, muitos podem se esquecer do atendimento médico, especialmente aqueles agendados com bastante antecedência.
Aposte no relacionamento com seus pacientes
Para que o CRM seja efetivo, é importante programar conteúdos para serem enviados esporadicamente. Desse modo, você mantém um relacionamento constante e conquista fidelização.
Se um paciente agendou uma consulta, por exemplo, você pode programar os seguintes e-mails para ele:
- Orientações pré-consulta: explique se é necessário algum preparo, endereço da clínica, horário e outras informações importantes;
- Envio de pesquisa de satisfação pós-consulta: pergunte se ele ficou satisfeito, se ainda possui alguma dúvida, e se está tudo explicado quanto ao tratamento;
- Check-up: após uma ou duas semanas, você pode enviar uma comunicação perguntando se está tudo bem com o tratamento e se ele tem alguma dúvida;
- Lembrete de retorno: avise se ele precisa retornar à clínica com um link para o agendamento online.
Aproveite as oportunidades
Com uma ferramenta de CRM para clínicas, você consegue aproveitar melhor as oportunidades fazendo com que mais pacientes agendem consultas, fechem pacotes e realizem tratamentos.
Além disso, é possível utilizar os dados para traçar um perfil bem preciso de seus pacientes, suas necessidades e como atendê-las da melhor maneira na clínica.
Ao seguir todas essas dicas, você com certeza irá melhorar sua comunicação com seus pacientes e otimizar os processos da clínica para que ela conquiste um atendimento com cada vez mais excelência.
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