A Acreditação ONA na clínica é uma importante certificação que comprova a qualidade e a segurança dos atendimentos na clínica.
Com a Acreditação ONA, sua clínica ganha mais credibilidade e tem a chance de participar de um programa de melhoria contínua para otimizar ainda mais seus atendimentos.
A instituição certificadora é a Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma organização não-governamental e sem fins lucrativos. Segundo o site dela:
“A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.”
Neste conteúdo, você irá conferir tudo sobre essa certificação, entender por que ela é importante e como obter uma para sua clínica.
Vamos lá?
O que é Acreditação ONA na clínica?
A Acreditação ONA é uma metodologia de certificação que visa promover a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde.
Para que uma clínica se torne acreditada, ela precisa atender aos padrões definidos pela ONA. Esses padrões são reconhecidos internacionalmente.
Segundo a própria organização, o método de avaliação deve ser feito de forma reservada e voluntária. Esse método é constituído basicamente de um programa de educação continuada dos empreendimentos de serviços de saúde.
Ainda sobre o método, ele não tem caráter fiscalizatório, mas precisa ser revisto periodicamente visando estimular a melhoria contínua da clínica.
Assim, o processo funciona basicamente da seguinte forma: as empresas que atendem aos padrões da ONA são certificadas, mas esse certificado possui um prazo de validade e, por esse motivo, o programa deve ser revisto periodicamente.
Desse modo, institui-se uma cultura de melhoria contínua cujo maior objetivo é garantir o alto nível de atendimento.
Qual é a importância da Acreditação ONA na clínica?
A ONA é a responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde utilizados no Brasil.
Nesse sentido, ela atua desde 1999 para que as instituições adotem melhores práticas de gestão e levem um cuidado cada vez melhor aos pacientes. Junto à Anvisa, essas duas organizações são conectadas ao SUS e às políticas nacionais de saúde.
Devido a isso, a Acreditação ONA é uma das principais certificações do país, sendo encarregada de promover uma maior qualidade e segurança em todos os serviços do setor de cuidados com a saúde.
Qual é a diferença entre a Acreditação ONA e a certificação ISO?
Diferentemente de Acreditação, a certificação é uma avaliação elaborada a partir de critérios previamente estabelecidos. Porém, esses critérios costumam ser mais genéricos e se referem à otimização de processos.
Nesse sentido, a certificação ISO 9001 é um conjunto de normas que atestam se um negócio é capaz de otimizar seus processos internos para aumentar a satisfação de seus pacientes e clientes.
Por outro lado, a Acreditação realiza uma análise mais aprofundada, pois além de considerar os métodos de gestão da empresa, ela avalia aspectos técnicos, possibilitando uma melhoria mais ampla dentro da instituição.
Quais os requisitos a clínica precisa cumprir para se tornar elegível para a Acreditação ONA?
Como a Acreditação ONA é um método de avaliação que visa assegurar a qualidade e a segurança do setor de saúde. Por isso, para obtê-la, a empresa precisa comprovar que atende às exigências, que são:
- Estar legalmente constituída há pelo menos 1 ano;
- Possuir um alvará de funcionamento;
- Possui licenças referentes à natureza da atividade;
- Ter a licença sanitária;
- Ter um registro do responsável técnico, conforme o perfil da organização.
Quais são os níveis da Acreditação ONA na clínica?
A Acreditação ONA é a única do Brasil que possibilita certificações em diferentes níveis. Dessa maneira, é possível avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos e conferir se o empreendimento está se desenvolvendo.
Confira a seguir quais são os três níveis da Acreditação ONA na clínica:
Nível 1 – Acreditado
Para obter o nível 1, a empresa precisa cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA.
Esse certificado é válido por 2 anos e, para ele, serão avaliados todas as áreas de atividade da instituição, o que inclui aspectos estruturais e assistenciais.
Nível 2 – Acreditado Pleno
Para ser um Acreditado Pleno, a instituição precisa atender a um destes dois critérios:
- Cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;
- Cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões de gestão integrada definidos pela ONA. Esses padrões são processos correndo de maneira fluida, com uma plena comunicação entre as atividades.
Esse certificado também é válido por 2 anos.
Nível 3 – Acreditado com Excelência
Por fim, para ser uma Acreditada com Excelência, a empresa precisa cumprir estes três critérios:
- Cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;
- Cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada;
- Cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões de Excelência em Gestão estabelecidos pela ONA, o que demonstra uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
Esse certificado é válido durante 3 anos.
Como obter a Acreditação ONA na clínica?
Para conquistar uma das certificações da Acreditação ONA, a empresa precisa passar por alguns processos de avaliação para verificar se os serviços prestados seguem ou não os padrões estabelecidos pela entidade.
Confira agora quais são esses processos!
Verifique os critérios de legibilidade
Em primeiro lugar, é preciso entender se a sua clínica cumpre os critérios de legibilidade para obter a Acreditação ONA.
Assim, reúna todos os documentos que comprovem as exigências mínimas descritas no tópico acima.
Faça sua inscrição junto à Instituição Acreditadora Credenciada
Agora, é hora de procurar por uma Instituição Acreditadora Credenciada e realizar a sua inscrição.
Nesta etapa, você irá apresentar os documentos reunidos no passo 1 à instituição, que fará a análise da sua inscrição, um processo que deve ocorrer em até 2 dias úteis.
Prepare-se para as avaliações
Após a aprovação da documentação, a instituição escolhida por você irá validar sua inscrição para começar a fase de avaliações.
Em seguida, a ONA irá informar o observador escolhido para realizar o acompanhamento da visita, cujo prazo máximo é 72 horas antes do primeiro dia de avaliação. Após isso, você precisa realizar o pagamento da taxa de avaliação junto à ONA.
A visita irá conter uma equipe de avaliadores, que deve ser composta por, no mínimo, 3 membros, e um avaliador líder.
Para se preparar para as avaliações, é recomendado um aviso aos colaboradores, a indicação de quais profissionais irão acompanhar aquela avaliação, a disponibilização de recursos, como sala reservada, e a cooperação com os avaliadores do processo.
Cuide de seus processos para manter o certificado
Após conquistar o certificado, é hora de mantê-lo. Isso porque, após a validação dele, a organização será submetida a mecanismos de monitoramento do desempenho obtido na avaliação.
Esses mecanismos de monitoramento envolvem visitas de manutenção ordinárias e obrigatórias e visitas de manutenção extraordinárias.
Com a Acreditação ONA na clínica, você possui uma excelente certificação dos serviços prestados, oferece mais segurança aos pacientes, melhora a qualidade da assistência e mantém a cultura de melhoria contínua em seus atendimentos!
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