Investir na satisfação do paciente é fundamental para fidelizá-los e gerar mais confiança, o que colabora para a adesão ao tratamento.
A satisfação do paciente é um indicador que mostra o quão satisfeitas são as expectativas do seu paciente em relação ao atendimento na clínica ou consultório.
Acompanhar essa métrica é fundamental para entender melhor as diferentes percepções das pessoas em relação aos seus serviços e, desse modo, elencar melhorias na jornada do paciente.
Ou seja, cuidar desse ponto é uma preocupação cada vez maior nas instituições de saúde que desejam aumentar a qualidade de suas assistências e, consequentemente, gerar mais fidelizações e indicações.
Neste artigo, você vai conferir como medir e melhorar esse indicador.
Vamos lá?
Por que a satisfação do paciente é importante para a clínica
Segundo dados da Demografia Médica de 2023, em pouco mais de duas décadas, desde 2000, quando o Brasil contava com 219.896 médicos, o número de profissionais mais do que dobrou.
Nesse sentido, o cenário mais competitivo exige uma nova abordagem aos serviços de saúde para, dessa maneira, construir uma relação duradoura com os pacientes, diminuir a taxa de absenteísmo e aumentar a fidelização.
Afinal, quando as pessoas procuram pela assistência em saúde, elas também desejam comodidade e acolhimento.
Outro ponto importante é que o paciente digital valoriza bem mais a experiência, preocupando-se com pontos como agilidade no atendimento, escuta humanizada e até mesmo recursos tecnológicos que facilitam sua jornada, como o agendamento online.
Quando ele encontra essas qualidades em seus serviços, a confiança aumenta, e a taxa de absenteísmo diminui.
Ao cuidar da satisfação do paciente, você colabora para a construção de uma relação mais próxima e duradoura com eles, o que é positivo até mesmo para a adesão ao tratamento.
Como medir a satisfação do paciente?
A forma mais eficaz para medir a satisfação do paciente é por meio da realização de pesquisas constantes.
Uma das maneiras de fazer isso é pelo e-mail marketing. Com ele, você pode enviar uma pesquisa de satisfação pós-consulta, perguntando ao paciente detalhes gerais sobre sua experiência e se ele teria alguma sugestão de melhoria.
Dessa forma, você consegue acompanhar esse indicador e ainda ter ideais para o aprimoramento de seus serviços.
Além do e-mail, também é possível realizar essa pesquisa com um formulário físico. As recepcionistas podem entregá-lo ao final da consulta.
A dica para esse tipo de abordagem é que você pode manter a opção de pesquisa anônima. Assim, o paciente coloca sua contribuição em uma pasta ou outro lugar sem precisar se identificar. Isso incentiva a adesão das pessoas ao questionário.
5 dicas para melhorar a satisfação do paciente na clínica
Agora que você já sabe o que é e qual é a importância de medir a satisfação do paciente em sua clínica, confira agora 5 dicas infalíveis para melhorar esse indicador!
Ofereça uma boa experiência de agendamento
A jornada do paciente começa bem antes da consulta. Ela se inicia quando alguém tem um problema e pesquisa por um profissional.
Desse modo, quando a pessoa encontra esse profissional, ela provavelmente irá pesquisar por seu site médico. Em seguida, tentar encontrar meios de contato para agendar uma consulta.
Ao oferecer o agendamento online, por exemplo, você disponibiliza uma enorme comodidade aos pacientes, o que faz toda a diferença para sua experiência.
Cuide da sala de espera
Cuidar da primeira impressão da sua clínica ou consultório é outro ponto fundamental para melhorar a satisfação do paciente.
Nesse sentido, as dicas são aproveitar bem o espaço, mantê-lo organizado e contar com recursos de entretenimento de qualidade.
A tecnologia é uma grande aliada nesse ponto. Um exemplo é o sistema médico Versatilis System, que é um sistema de gestão que possui um painel de interatividade totalmente personalizável.
Por meio dele, você aproveita sua TV da melhor forma, e consegue passar informação de qualidade aos pacientes na sala de espera.
Outro recurso interessante é o sistema de senhas, que agiliza e facilita o atendimento durante na chegada do paciente.
Organize sua agenda
Mesmo cuidando do agendamento e de sua sala de espera, os pacientes não ficarão satisfeitos se a clínica tiver atrasos frequentes.
Por esse motivo, organizar a agenda é indispensável para manter a satisfação do paciente.
Com uma agenda online, você mantém seus compromissos atualizados, pode remover ou adicionar consultas e acessá-las a qualquer hora, de qualquer lugar.
Todos esses pontos melhoram a organização da sua agenda e, consequentemente, da sua rotina.
Além disso, é possível obter recursos que diminuem as faltas dos pacientes, como a confirmação de consultas, que pode reduzi-las em até 50% ao eliminar o problema do esquecimento.
Tenha o melhor da tecnologia
O paciente digital espera um atendimento humanizado, focado no cuidado com a sua saúde.
Mas ele também espera que seus dados sejam tratados da melhor forma, e que a clínica conte com a tecnologia para otimizar seus processos e melhorar a qualidade da assistência.
Isso porque, atualmente, a tecnologia está presente tanto nos tratamentos e monitoramentos como na gestão.
Ou seja, um profissional de saúde preocupado em levar o melhor às pessoas, com certeza procurará estudar sobre as tecnologias na medicina, e utilizará um bom sistema médico para auxiliar em suas tarefas administrativas.
Esses pontos são fundamentais para melhorar a satisfação do paciente, pois garantem mais segurança, inovação e compromisso com ele.
Aposte no marketing de relacionamento
Você já investiu no marketing de relacionamento em sua clínica? Se ainda não, saiba que essa é uma ótima maneira de se aproximar dos pacientes, gerar mais confiança e aumentar a fidelização.
Nesse ponto, as redes sociais são grandes aliadas. Por meio delas, você produz conteúdo de qualidade, se aproxima das pessoas e ainda entende melhor suas dores e problemas.
O e-mail marketing também é uma excelente opção. Com ele, você consegue enviar conteúdos e informações à sua base de contatos, levando dicas de saúde, cuidados pré e pós-procedimento e até e-mails relacionais, como de aniversário.
Tudo isso faz com que o paciente se lembre de você mesmo sem uma consulta marcada, e ele verá que o seu cuidado vai muito além do momento do atendimento.
Ao seguir todas essas dicas, você certamente irá melhorar a satisfação do paciente na clínica e aumentar as chances de contar com a ferramenta de marketing mais poderosa: o boca a boca.
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