Investir em estratégias de marketing médico digital é fundamental para agregar valor à sua prática médica e atrair mais pacientes.
Segundo a Demografia Médica do CFM, em 2023, o Brasil atingiu o número de 546 mil médicos.
O mesmo relatório diz que, com o ritmo acelerado de crescimento das escolas médicas, em 5 anos, o país contará com 3,63 médicos por mil habitantes, índice que supera o registrado em 38 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).
Dessa forma, a tendência é que essa seja uma área cada vez mais competitiva. Para valorizar seu trabalho e fidelizar pacientes, investir em estratégias de marketing médico digital é essencial.
Neste conteúdo, separamos algumas dicas infalíveis que colocam o seu consultório à frente da concorrência e atraem novos pacientes. Acompanhe!
Por que investir em marketing médico digital?
O marketing médico digital é uma excelente ferramenta para agregar valor à sua prática médica e fazer com que o seu consultório ou clínica atraia cada vez mais pacientes.
Nesse sentido, com a intensificação da comunicação digital em todas as áreas e popularização das redes sociais, saber se comunicar de forma ética e efetiva com a população nesses canais é essencial.
Além disso, o marketing tradicional, embora ainda seja utilizado e gere bons resultados, não é suficiente para desenvolver a identidade profissional da sua marca e se inserir no processo social caracterizado pelo uso da internet.
Dessa forma, o marketing médico digital reúne seus esforços no ambiente online e estreita seu relacionamento com os pacientes.
Com ele, é possível entregar conteúdo de valor ao conversar diretamente com os desejos e necessidades das pessoas.
Cuidados ao investir em marketing médico digital
A medicina é uma área que deve atuar como uma guardiã de princípios e valores. Por esse motivo, antes de investir em qualquer tipo de marketing, inclusive o digital, é indispensável conferir o Manual de Publicidade Médica.
Desse modo, você garante que irá atuar dentro das boas práticas, e poderá evitar até mesmo problemas legais no futuro.
Embora seja necessário ler todo o manual, algumas recomendações do que não fazer são:
- Incluir seu nome em propaganda enganosa de qualquer natureza;
- Permitir que seu nome circule em matérias desprovidas de rigor científico;
- Fazer propaganda de método ou técnica ainda não comprovada pela comunidade científica;
- Anunciar a utilização de técnicas exclusivas;
- Garantir ou prometer bons resultados no tratamento;
- Expor a figura do paciente como resultado de tratamento, método ou técnica, mesmo com autorização.
5 estratégias infalíveis de marketing médico digital
O marketing médico digital não deve ser entendido apenas como uma forma de venda. Afinal, com ele é possível entregar conteúdo de qualidade à população e manter um relacionamento de confiança com seus pacientes.
Por meio de boas estratégias, você poderá encantar as pessoas e conquistar pacientes fiéis e divulgadores do seu trabalho.
Veja a seguir 5 estratégias essenciais para alcançar esse objetivo!
1. Site médico e blog
Seu site médico será uma referência para o seu trabalho e o ponto-chave para as elaborações de suas estratégias de marketing médico digital.
Assim, os pacientes poderão se informar sobre pontos importantes, como endereço do consultório ou clínica, horário de funcionamento, se você possui um agendamento online, e procedimentos ou tratamentos que realiza.
Complementarmente, com um blog, você consegue elaborar artigos informativos, como este que você está lendo, e levar um conteúdo que pode ser de enorme ajuda para seus pacientes.
Para ter sucesso no desenvolvimento de seu site, você pode contar com a ajuda de um profissional, como um desenvolvedor, e precisa observar pontos como:
- Velocidade de carregamento;
- Textos bem elaborados e de fácil leitura;
- Imagens de qualidade;
- Navegação facilitada;
- Adaptação para dispositivos móveis, como celulares ou tablets.
Além disso, observar boas práticas de SEO para médicos também ajuda a colocar o seu site e blog no topo do Google para atrair ainda mais pacientes!
2. Redes sociais
Segundo um levantamento da Comscore, divulgado pelo site Poder 360, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo.
Dessa forma, para ter um bom marketing médico digital, estar presente nelas é outro passo importante.
Vale lembrar que você não precisa estar em todas. O ideal é entender quais são as mais relevantes para seus pacientes e produzir conteúdo de valor para elas, com consistência.
Por exemplo, se você é um médico do trabalho, estar no LinkedIn é ótimo para alcançar seu público-alvo. Por outro lado, se você atende um público mais jovem, vale considerar o TikTok.
3. Conteúdo de valor
O conteúdo de valor é, sem dúvidas, uma das melhores estratégias de marketing digital. Mas o que exatamente é isso?
Para entender, devemos considerar que a internet hoje é uma fonte de informação para muita gente. Dessa maneira, quando estão com alguma dúvida sobre saúde, por exemplo, é muito comum recorrer ao “Dr. Google“.
O conteúdo de valor é, então, solucionar esses questionamentos dos pacientes com informação de qualidade.
Ao fazer isso, além de prestar um serviço de valor para toda a sociedade, você reforça sua autoridade na área e gera mais confiança para o seu trabalho.
Alguns exemplos de conteúdo que você pode entregar em suas estratégias são:
- Dúvidas e receios dos pacientes;
- Desmistificação de assuntos da sua área;
- Explicação sobre procedimentos;
- Orientações pré e pós-operatório;
- Dicas de cuidado com a saúde.
4. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para você se aproximar de seus pacientes e enviar comunicados sobre seu consultório, dicas, lembretes de consulta e até e-mails de aniversário.
Com um sistema para consultório médico que ofereça essa funcionalidade, ainda é possível garantir praticidade em sua comunicação de marketing, e integração com a ficha de pacientes.
Além disso, você também consegue enviar pesquisas de satisfação para melhorar ainda mais a experiência com seus serviços.
5. Mídia paga
A mídia paga é a publicidade online. Com ela, você amplia o alcance das estratégias mencionadas acima e leva seus conteúdos a mais pessoas.
Com anúncios do Google, é possível divulgar seu site médico, já com anúncios nas redes sociais, você aumenta o alcance de suas publicações e consegue ampliar sua base de seguidores.
Esses são apenas alguns exemplos que você pode utilizar para potencializar ainda mais suas estratégias.
Ao seguir as dicas deste conteúdo, você certamente irá ampliar sua presença na internet e obter bons resultados com seu marketing médico digital.
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