Segundo o Datafolha, 90 milhões de brasileiros nunca foram ao dermatologista, esse dado corresponde a 54% da população. Saiba mais!
Uma pesquisa do Datafolha em parceria com o grupo L’Oréal mostrou que mais da metade da população brasileira nunca foi a um dermatologista. O número corresponde a aproximadamente 90 milhões de pessoas com 16 anos ou mais.
Porém, 41% notaram o surgimento de sinais na pele, cabelo ou unhas no último ano. Para Carlos Barcaui, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os resultados são preocupantes:
“Existem condições crônicas que afetam significativamente a qualidade de vida dos indivíduos e que se manifestam pela pele, como câncer de pele [que tem maior incidência no Brasil], infecções e desequilíbrios hormonais.”
O grupo L’Oréal vem adotando iniciativas para ampliar o acesso à dermatologia. Dentre suas iniciativas estão, por exemplo, as campanhas de combate ao câncer de pele em regiões remotas e pesquisas sobre a pele negra.
Acesso à dermatologia: uma questão de saúde pública
Os dados da pesquisa se mantiveram semelhantes aos encontrados em 2016, demonstrando barreiras culturais e estruturais no país.
Uma dessas barreiras é o desconhecimento da importância dos cuidados com a pele e a ideia equivocada de que as visitas ao dermatologista são apenas para fins estéticos. Além disso, existe a dificuldade de acesso ao especialista pelo SUS.
Para Barcaui, a promoção de campanhas de conscientização para mostrar que pele é uma questão de saúde, e não só de aparência, é necessária.
Dentre os 46% da população que já foi ao dermatologista, 27% o fizeram no último ano. Do mesmo modo, somente 37% das pessoas afirmaram verificar a própria pele, cabelo e unhas para detectar possíveis doenças.
Ainda segundo a pesquisa, as pessoas que fazem procedimentos estéticos costumam ir ao profissional com mais frequência e mantêm uma rotina de cuidados com a pele. Eles também possuem um maior acesso a diagnósticos.
Entre os adultos, apenas 20% afirmaram ter uma rotina diária de cuidados e outros 29% usam apenas sabonete e protetor solar. Para especialistas, esse pouco cuidado já é um avanço, especialmente por conta da proteção solar.
Assim, com campanhas de conscientização, é possível garantir cuidados básicos que ajudam na prevenção do envelhecimento e também no controle de doenças.
Saiba mais em: Estado de Minas.





