Dê mais autonomia e facilite o acesso dos seus pacientes, garantindo uma experiência cada vez melhor de atendimento.
Cada vez mais as pessoas estão buscando por autonomia, liberdade de escolha e poder de decisão. Nós podemos acompanhar isso observando as mudanças de hábitos que estão acontecendo constantemente na sociedade.
Antigamente, se quiséssemos fazer uma refeição diferente, tínhamos que nos dirigir até um restaurante, solicitar o cardápio, pedir para o garçom, depois perguntar de novo pela conta e por aí vai. Hoje, conseguimos pedir as mais diversas comidas através do nosso celular, sem ter que falar com ninguém, recebendo tudo quentinho em nossa casa.
O mesmo vale, por exemplo, para ouvir música, assistir filmes ou, até mesmo, fazer aulas das mais diversas matérias ou hobbies. Não precisamos mais esperar a intermediação de outra pessoa, podemos fazer tudo por conta, de acordo com a nossa vontade, através dos serviços de streaming ou acesso aos catálogos onlines.
O auto-atendimento em serviços de saúde
Apesar do termo “self-service” ainda ser constantemente atrelado apenas a comida, ele é muito mais abrangente que isso, e refere-se a possibilidade de autogestão dos clientes, que consomem o que querem, quando desejam. Essa categoria de serviço também alcançou a área de cuidados com a saúde, fazendo com o que os pacientes busquem cada vez mais liberdade para tomar suas decisões e agir conforme seu desejo.
Os profissionais mais atualizados e antenados com as mudanças comportamentais da sociedade já estão buscando aproximar essa nova realidade de suas clínicas. Um exemplo disso, é a implementação do Portal do Paciente, como iremos explicar neste artigo.
O que é o Portal do Paciente?
Tradicionalmente, se precisamos marcar uma consulta, devemos seguir o seguinte passo-a-passo: escolher um médico da especialidade, entrar em contato por telefone, falar com a secretária, achar um horário em comum, agendar a consulta, anotar a data em algum lugar para não esquecermos, para então, efetivamente, sermos atendido no dia e hora marcada.
São vários os passos que exigem muita interação e demandam certo tempo para serem realizados, tanto por parte do paciente, quanto da equipe de atendimento da clínica. Mas, já existem formas mais atualizadas de lidar com tal situação.
Hoje em dia, o mercado oferece diversos sistemas de gerenciamento que foram criados especialmente para lidar com o cotidiano das clínicas, abrangendo, inclusive, uma nova perspectiva de atendimento ao cliente, muito mais focada em proporcionar uma melhor experiência.
Dentre eles, o mais completo e moderno chama-se Versatilis. Isso porque ele integra, de forma holística e complementar, todas as áreas de ação de uma clínica, de modo que tudo funcione em harmonia e com eficiência. E isso não vale apenas para a gestão interna do negócio, mas também abrange a forma como lida com seu público. Um dos serviços é o Portal do Paciente, um local online onde o cliente pode encontrar todas as informações importantes de modo unificado. Falaremos um pouco mais sobre isso a seguir.
O Versatilis e a experiência do paciente
Um dos serviços mais especiais oferecidos pelo Versatilis é o Portal do Paciente. Como dito acima, a sociedade se tornou muito mais autônoma e independente, e as clínicas precisam se adaptar a isso. Pensando nesse fator, o Versatilis desenvolveu um Portal que oferece ao seu paciente acesso fácil e rápido a todas as suas informações relevantes.
Suas principais características são:
- Centralização de informações
Assim que você abrir uma ficha para um novo paciente em sua clínica, ele receberá um login e uma senha para acessar o Portal do Paciente. Esse espaço, completamente personalizável, irá unir todas as informações importantes referentes a pessoa que está em atendimento: dados pessoais, histórico médico, exames e muito mais, como veremos a seguir. Isso facilita a gestão de dados para os médicos e garante a transparência do serviço, passando maior segurança aos seus pacientes.
- Integração com o WhatsApp
Nada de ter um celular para cada secretária, conversando com diversos pacientes, de forma desorganizada. O sistema do Versatilis oferece integração com o WhatsApp profissional da clínica, e garante uma via única de comunicação entre paciente e médico. Assim, você pode fazer comunicados importantes de modo direto e também oferecer um atendimento mais personalizável e ágil para todos aqueles que frequentam seu consultório. Estreitar o relacionamento gera maior aderência aos tratamentos e aumenta as chances de retorno e indicação do seu trabalho.
- Agendamento de consultas
Talvez um dos pontos mais interessantes do Portal seja dar a liberdade para o seu cliente agendar sua própria consulta pela internet, sem a necessidade de intermédio de outra pessoa como, por exemplo, a sua secretária. No Portal do Paciente, ele encontrará as datas e horários que você deixou disponíveis e poderá escolher o que melhor se encaixa na sua rotina.
- Lembrete de atendimento
Depois de agendada a consulta, o próprio sistema irá enviar um lembrete ao paciente, de maneira automática, via email e SMS, relembrando a data e horário do atendimento. Essa ação diminui consideravelmente as chances de falta e também demonstra um cuidado a mais por parte da clínica. Caso o paciente não possa comparecer, ele poderá remarcar sua consulta através do Portal também.
- Acesso à documentação médica
Outro ponto de extrema importância é a possibilidade de intercâmbio de documentos médicos através do Portal. Principalmente devido ao avanço do atendimento por Telemedicina na pandemia, o CFM autorizou o envio de receituários, laudos, atestados, dentre outros, de forma online, mediante assinatura via e-CPF por parte do médico, para que o seu paciente possa imprimi-los em casa. Toda essa documentação fica disponível no Portal do Paciente, e pode ser acessada a qualquer hora, evitando que se extraviem ou que a pessoa tenha que retornar ao consultório para pedir outros documentos.
Do mesmo modo, o médico tem acesso a todo o histórico de exames, remédios e laudos desse paciente, de forma centralizada e digital, com possibilidade de acesso remoto de onde estiver.
Como implementar o Versatilis na sua clínica
Agora que você decidiu modernizar o sistema de gestão do seu consultório com o Versatilis, o próximo passo é agendar uma demonstração com a nossa equipe. Nessa primeira conversa, um de nossos especialistas entrará em contato e buscará entender quais as reais necessidades de sua clínica e como o nosso sistema pode atendê-los. Em seguida, fará um plano de ação especialmente direcionado para o seu negócio.
Por ser um sistema completamente personalizável, as possibilidades são muitas. Além do Portal do Paciente, você também poderá conhecer os outros serviços integrados, como o painel de gestão financeira, controle de estoque, armazenamento de dados, painel de senhas, dentre outros. O Versatilis foi criado por especialistas na área, com o intuito de promover a interligação ideal de todos os serviços que, trabalhando em harmonia, contribuirão para o desenvolvimento e o sucesso da sua clínica.
E não se preocupe caso você já faça o uso de outro sistema de gerenciamento de clínicas atualmente. A equipe do Versatilis dará todo o auxílio necessário para a exportação do banco de dados, de forma segura e eficiente.
Comece agora mesmo a desfrutar de todas as facilidades que a tecnologia proporciona para a área da saúde e ofereça o melhor serviço para os seus clientes. Para isso, conte com o Versatilis.